Entenda como o cadastramento errado de produtos em sua loja virtual pode impactar o seu negócio

Independentemente do segmento, implementar recursos adequados para gerir um negócio, seja ele físico ou on-line, é fundamental para se posicionar no mercado e conquistar resultados cada vez melhores. 

E qual é o primeiro recurso que deve ser considerado para gerar mais automação aos processos de uma loja?

A identificação do produto com o GTIN, ou como é mais conhecido, ouso de código de barras. Mas é preciso destacar que se não houver as informações necessárias sobre o item, o GTIN (código de barras) pode se tornar irrelevante. Por isso, o Cadastro Nacional de Produtos pode ajudar no cadastramento adequado, já que reúne as principais informações de um item, possibilitando gerar uma numeração única (código único) para sua identificação.

Leia também “Por que é tão importante codificar produtos?”

Loja virtual também deve cadastrar os seus produtos?

A resposta é: com certeza!

Implementar automação por meio do código do produto (GTIN) está cada vez mais simples e acessível, e o que antes era destinado apenas às grandes empresas, multinacionais e redes de franquias, que realizavam vendas em grande escala, atualmente alcançou todo o mercado, englobando inclusive pequenas lojas virtuais.

Embora o consumidor seja o mesmo e também queira ter uma boa experiência de compra no ambiente on-line, lojas virtuais possuem particularidades e processos que as distinguem da loja física.

Neste caso, o cadastro de produtos no e-commerce é o protagonista, afinal, são as informações contidas no produto que influenciarão e auxiliarão na decisão do consumidor de comprá-lo ou não. Portanto, o cadastramento errado dos itens no ambiente virtual pode gerar contratempos e impactos negativos ao negócio. Vamos conhecer alguns? 

Desconfiança

Muitas pessoas deixam de comprar na internet porque não acreditam que seja um ambiente seguro para colocar seus dados ou, até mesmo, temem comprar um produto e não recebê-lo. 

Essa desconfiança redobra quando os produtos não estão bem descritos, fazendo com que o cliente busque em uma loja concorrente, em que a descrição e o cadastro sejam mais completos, o que deseja comprar. 

Parece irrisório, não é? Todavia, por menor que seja o erro, ele pode causar o abandono do carrinho de compras e, consequentemente, o resultado das vendas da loja virtual reduz, e muito.

Diminui a produtividade

A identificação  inadequada de produtos pode gerar erros na quantidade de itens no estoque e nas informações do sistema de gestão, gerando atraso na sua localização e impactando na produtividade.

As informações cadastradas e sistematizadas corretamente eliminam os ruídos da comunicação e diminuem erros relacionados à saída das mercadorias.

Insatisfação

Ao dispensar a identificação de produtos ou realizá-la incorretamente, imagine três setores importantes (gestão, vendas e logística de produtos) para visualizar a importância do processo e como adequá-lo para atender às necessidades e às expectativas de cada departamento.

Se você não consegue mensurar ainda as consequências de não realizar ou errar no cadastramento do produto, aqui vai uma ideia: isso pode impactar sobremaneira o atendimento, que antes era planejado para melhor servir o cliente e favorecer o negócio, demonstrando o grau de eficiência em comunicação, organização e agilidade no ambiente on-line.

Todo esse valor que a loja virtual gostaria de passar para o consumidor vai por água abaixo. E quando isso acontece, gera insatisfação, porque o consumidor percebe a falta de preocupação da empresa com a padronização dos produtos e com o bom atendimento. Desta forma, fica difícil fidelizá-lo.

Aumenta o número de falhas

O trabalho de cadastrar e codificar os produtos é realizado apenas uma vez para itens de um determinado grupo, fazendo com que as próximas remessas sejam apenas inclusas ao estoque. Imagina finalizar uma compra e depois saber que o produto desejado não está ou nunca esteve no estoque? Isso gera frustração ao cliente e prejudica a imagem da empresa no ambiente on-line. 

Portanto, cadastrar corretamente um produto é uma forma de controlar melhor os itens que a loja virtual dispõe no estoque. 

Insegurança

Produtos inadequadamente cadastrados podem complicar o processo de identificação, gerando problema no momento em que a venda é efetivada e até mesmo no prazo de entrega, pois dificulta o processo de acompanhamento da tramitação de entrega e o rastreamento, caso aconteça algum tipo de desvio, seja por acidente ou por ação mal-intencionada. Além de gerar transtornos para o cliente, impede a própria loja de tomar providências mais rápidas para solucionar o desvio.

Gera prejuízos financeiros

Cadastrar, principalmente, as informações fiscais de um produto de forma incorreta faz com que o custo calculado do item também passe a ser incorreto e esse erro pode afetar diretamente a lucratividade da loja virtual. Resumidamente, sua loja pode estar vendendo um produto sem saber que ele gera prejuízo.

Saiba o que é e como funciona o Cadastro Nacional de Produtos

Evite esses erros!

Se você leu este post até aqui, temos uma boa notícia! 

Hoje em dia existem ferramentas específicas para facilitar e otimizar todas essas etapas do cadastramento de produtos, melhorando as operações da sua loja virtual de ponta a ponta, passando pelo controle de estoque, pelo processo de venda de uma mercadoria e chegando até a parte fiscal, em que o cadastro do produto influencia diretamente na tributação das mercadorias.

O ideal é ler um pouco mais sobre Código GTIN e conhecer os benefícios que ele pode promover para sua loja virtual. 

Navegando pelo site da GS1 Brasil você encontra diversas informações sobre o Cadastro Nacional de Produtos e sobre o GTIN. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a estas informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.