Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Com mais de 35 anos no mercado e muita expertise na área, a GS1 Brasil se preocupa em oferecer as melhores soluções para as empresas por meio de padrões adotados mundialmente, que ajudam a otimizar rotinas dentro de uma cadeia de suprimentos e a aumentar a confiança nas relações comerciais.

Melhorando desde rotinas mais simples, em uma pequena empresa, até as mais complexas, como a adequação dos produtos para exportação e rastreabilidade de medicamentos, o foco é garantir que os variados tipos de negócio se tornem mais eficientes.

Conheça, neste post, a história da organização referência em soluções padrões para cadeias de suprimento, as vantagens que ela oferece para seus associados, alguns cases de sucesso e planos. Boa leitura!

Saiba mais sobre a GS1 Brasil

A GS1 Brasil é uma organização sem fins lucrativos focada em desenvolver padrões que ajudam a tornar a gestão de uma empresa mais eficiente e eficaz.

Ela foi fundada em 8 de novembro de 1983 e se chamava Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC). A iniciativa partiu da Secretaria Especial de Informática (SEI), que, na ocasião, convidou empresas do setor de comércio para avaliar e levantar as necessidades do ramo.

Os padrões GS1 contribuem para aprimorar a segurança, eficiência e visibilidade dentro das cadeias de suprimentos. Atualmente com um alcance de mais de 150 países, eles ajudam a criar uma linguagem que seja comum em todo o mundo e possa ser utilizada nos mais variados processos e sistemas.

De lá para cá, muitas mudanças foram aplicadas e permitiram que a organização se desenvolvesse e oferecesse serviços cada vez melhores para seus clientes, acompanhando as tendências e alterações no mercado, como a implantação da NF-e.

Entre as melhorias e os investimentos mais recentes que foram realizados, podemos citar:

  • inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), um dos mais modernos espaços de exposição do mundo, na sede da GS1 Brasil em São Paulo (2014);
  • integração do espaço de conhecimento GS1 Brasil ao CIT, focado em preservar e difundir a história da instituição e da automação comercial (2015);
  • criação do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, a fim de medir a intenção de lançamento de novos produtos no país, com base nos pedidos de códigos de barras feitos pelas empresas (2016);
  • inauguração do CIT em Brasília, mais um espaço com interatividade (2017);
  • inauguração do Espaço da Saúde dentro do CIT. O objetivo é mostrar como funciona a segurança de pacientes por meio do uso de tecnologia e rastreabilidade (2018).

Esses espaços demostram os avanços que a GS1 Brasil fez nos últimos anos. Por meio deles, consegue-se mostrar as tecnologias e os padrões em funcionamento no dia a dia de pessoas e empresas.

Entenda as vantagens de se associar à GS1

Ao optar pelos padrões e soluções da GS1 Brasil, as empresas passam a contar com diversos benefícios, como:

  • automatização dos processos;
  • rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia produtiva;
  • combate à pirataria;
  • garantia de procedência dos produtos;
  • aumento da agilidade nos processos (seja no PDV ou na gestão do estoque, por exemplo);
  • redução de erros;
  • aumento da confiabilidade dos processos.

Confira os cases de sucesso

Entre os mais variados cases de sucesso que já registramos, apresentaremos os principais de setores diferentes. 

Rastreabilidade do algodão

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) implementou o Sistema Abrapa de Identificação (SAI), que tem o objetivo de viabilizar a rastreabilidade da origem dos fardos produzidos e utiliza o padrão GS1-128. 

Atualmente, ele permite rastrear o algodão desde a origem até o destino de forma individualizada. Isso ajuda a acompanhar o histórico, melhorar os controles internos e oferecer mais segurança para produtores e compradores.

Inspeção de qualidade no Carrefour

Todas as cargas recebidas no Centro de Distribuição (CD) do Carrefour passam pelo processo de inspeção de qualidade. Por meio da leitura do padrão GS1-128 e do sistema CLICQ, a rotina se tornou mais ágil, diminuiu os desperdícios de materiais e derrubou o índice de erros. A avaliação dos resultados também foi aprimorada.

Automação logística no recebimento com aplicação do GS1-128 no Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar, líder do segmento varejista, utilizou o padrão GTIN-14 para padronizar as informações dos fornecedores e solucionar problemas como vários formatos de etiqueta, falta de informação de validade e descrição incorreta ou inexistente. 

Assim, diversos processos internos, da rotina de estoque até a venda na frente de caixa, foram otimizados.

Rastreabilidade na farmácia do hospital Albert Einstein

Para aprimorar a segurança do paciente, o hospital Albert Einstein iniciou um projeto de rastreabilidade intra-hospitalar. Tinha-se, portanto, o objetivo de monitorar recebimento, distribuição, dispensação e administração de medicamentos, mantendo-se o controle e a validade dos lotes.

A partir daí, o hospital passou a trabalhar com o sistema de dose unitária dos medicamentos com a impressão do código GS1 DataMatrix. Ao realizar a leitura, ele já importa diversas informações, como o lote e a validade.

Benefício fiscal para a Fast Shop

A Fast Shop contou com três soluções oferecidas pela GS1 Brasil:

  1. EAN-13, para auxiliar na identificação dos produtos;
  2. GEPIR, para validar os códigos EAN de fornecedores (GTINs);
  3. Cadastro Nacional de Produtos (CNP), para a criação de códigos próprios.

Com isso, a empresa conseguiu recuperar créditos de ICMS, enquadrando-se no regime especial que gera benefícios financeiros e fiscais, mas que exige o padrão de codificação EAN-13/GTIN-13.

Acompanhe os planos para o futuro

Atualmente, uma das grandes preocupações da organização é a inovação. Acompanhamos o que acontece no mercado, monitorando tendências e procurando criar soluções melhores.

A demanda por dados de produtos é alta. Consumidores e reguladores querem atualizações em tempo real e dados “além do rótulo”, como origem e ingredientes dos produtos. Cada um precisa ser representado com precisão e consistência em milhares de lugares diferentes.

Nesse sentido, também estamos lançando alguns serviços, como o de qualificação de dados. Entendemos que informações sobre os produtos são importantes para o relacionamento das empresas dentro da cadeia de suprimentos

Outro investimento é na área de capacitação. A GS1 acredita no poder transformador da educação e leva conhecimento técnico para a comunidade de negócios. Isso acontece de diversas formas, principalmente por meio da realização de pesquisas e de lançamento de conteúdos.

Outro aspecto que vale a pena citar é a rastreabilidade, que será um dos nossos focos dos próximos anos — essa preocupação se dá por conta da necessidade de oferecer mais segurança para os consumidores.

O investimento em estudos e tendências em automação também continuam.

Como você pôde ver, a GS1 Brasil tem diversas soluções voltadas para otimizar processos, aumentar o controle das operações e oferecer mais segurança aos envolvidos — nos mais variados ramos de negócios.

Ficou interessado nelas e quer entender melhor como podemos ajudar a desenvolver o seu negócio? Então, entre em contato conosco agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas a respeito dos nossos serviços!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert