Como verificar a autenticidade de produtos com códigos de barras?
Vivemos em tempos em que se torna cada vez mais necessário contar com formas confiáveis de verificar a autenticidade de determinadas informações. O mundo digital nos trouxe diversos confortos e praticidade, especialmente se tratando do comércio, que ficou muito mais cômodo para todos. Por outro lado, também se tornou mais fácil cair em anúncios enganosos, que vendem produtos falsos como se fossem verdadeiros.
Garantir uma forma de verificar a autenticidade de um produto proporciona mais segurança para o consumidor e para as empresas, que estão constantemente adquirindo produtos para revenda. A GS1 Brasil se responsabiliza nesse critério, proporcionando todo um sistema que inclui não somente os códigos de barras gerados em território nacional, mas um banco de dados integrado que enquadra os mais de 100 países em que nossa organização está presente.
Saiba como conferir a autenticidade do código de barras de um produto:
O que é o GEPIR?
O GEPIR (sigla em inglês para Serviço de Verificação Global de Autenticidade do Prefixo) é o sistema que a GS1 utiliza no mundo inteiro para armazenar informações sobre cada código de barras gerado em nossos sistemas. É através dele que qualquer pessoa pode fazer suas consultas, sendo um serviço totalmente gratuito e democratizado.
Através dele, é possível verificar se um código de barras é válido, assim como checar se um determinado produto possui o selo Verified by GS1 – nossa garantia de que aquele item é original. Ao pesquisar pelo número de um código de barras, o sistema automaticamente já apresenta as informações mais relevantes sobre o produto a qual está registrado, como descrição, marca e outros dados sobre o fabricante. A integração com o Cadastro Nacional de Produtos proporciona uma pesquisa completa.
Caso o sistema não reconheça o número do código de barras pesquisado, então provavelmente aquele produto não é original ou o código está sendo utilizado indevidamente. De qualquer forma, isso torna a procedência do produto questionável, então não confie em nenhuma mercadoria que não esteja devidamente regularizada em nosso banco de dados.
Como fazer a consulta?
Para utilizar o GEPIR, primeiro é necessário criar uma conta no sistema da GS1 Brasil, algo que é possível na própria página da ferramenta. Feito isso, já é possível ter acesso ao campo onde deve ser digitado o número do EAN/GTIN do código de barras. Essa sequência por si só já é um padrão exclusivo da GS1, então somente nossos sistemas conseguem verificá-lo.
Ao terminar de transcrever a sequência numérica, basta concluir a pesquisa para verificar as informações – simples como deve ser! Caso não seja um código de barras válido, o sistema notificará imediatamente, permitindo que a pessoa tome as providências necessárias a respeito do produto falsificado.
Para os associados da GS1 Brasil, lembre-se sempre de manter as informações do Cadastro Nacional de Produtos completas e preenchidas corretamente, pois são elas que garantem a veracidade das suas mercadorias. Com tudo atualizado, o selo Verified by GS1 é apenas uma forma de garantir ao consumidor que aquele produto é legítimo e possui a qualidade esperada.
Para mais informações sobre nossos serviços ou sobre como se tornar um afiliado, acesse o site da GS1 Brasil ou entre em contato conosco!