Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Na imensidão da internet, as marcas que não gerenciam sua presença online e deixam de lado estratégias de marketing serão esquecidas pelo consumir. Ele já é bombardeado diariamente por histórias, notícias, acontecimentos e pela concorrência. É nesse vasto território de informações que a sua marca briga por visibilidade. As oportunidades são democráticas, portanto, o desafio é se diferenciar e se destacar. Alguns segredos podem amparar o sucesso de uma marca e sua correta implementação pode levar uma marca à supremacia da Coca-Cola, à liderança da Apple, à legitimidade das Havaianas e à aura da Harley Davidson.

Para se inspirar, vale lembrar que antes de se tornarem referências mundiais em seus ramos, essas marcas apenas fabricaram refrigerantes, computadores, chinelos e motos. Como elas chegaram ao topo e conquistaram a preferência do consumidor em escala mundial? Que ações podem aumentar a visibilidade da empresa no exterior? Esse texto comporta muitas respostas. Vamos além!

Antes de executar, planeje

O passo inicial, sem dúvidas, é o planejamento e a delimitação clara de um ou mais objetivos. Onde se quer chegar? Quais os meios disponíveis e os indisponíveis para auxiliar a caminhada? Pode parecer estranho, mas planejamento ainda não é uma unanimidade no meio empresarial nem antes da inauguração da empresa e nem para fazer com que ela cresça. Mas entre os especialistas não resta dúvidas de que um planejamento bem feito é fundamental para implementar ações de marketing e comunicação eficientes e, com isso, aumentar a visibilidade de uma marca também no exterior.

Aproprie-se do marketing digital

A internet é o meio mais significativo nesse processo e uma presença online capaz de atingir seu público potencial deve constar no planejamento. No Brasil, muitas empresas conseguiram alavancar sua visibilidade por meio do marketing digital, em especial através da produção de conteúdo rico epara blogs e sites, e esse método também pode amparar o sucesso de uma marca no exterior. Para tanto, não basta produzir somente na língua portuguesa. Além de publicar conteúdo relevante relacionado ao produto, é indispensável disponibilizar a tradução dos textos preferencialmente para o inglês e se possível para o espanhol.

Adote um design responsivo

O design do site da sua marca tem que se adaptar às telas dos celulares e dos tablets e não apenas aos computadores de mesa. Cada vez mais os brasileiros consomem informação através das tecnologias móveis e no resto do mundo não é diferente, aliás, naturalmente, apenas acompanhamos uma tendência realidade mundial. É muito frustrante para o usuário não conseguir navegar no site de uma marca e a paciência dele se esgotará rapidamente se o site não tiver funcionalidade para o mobile.

Dedique-se aos canais nas redes sociais e invista nelas

A comunicação nas redes sociais tem que contemplar e dialogar não apenas os consumidores satisfeitos e os advogados da marca, mas também deve ser eficiente para tirar dúvidas e dar satisfação às reclamações e às críticas. Aproveite esses canais para conversar com o cliente e contar as histórias da marca, o dia a dia da e os valores da empresa. Seja direto e objetivo, guarde os detalhes para o e-mail e a newsletter por exemplo. No caso das páginas no Facebook, é imprescindível investir em publicidade para os posts. A política do Facebook restringe a visibilidade aos fãs para quem não investe. Por outro lado, os custos são viáveis e é possível filtrar os anúncios por regiões, atingindo o público específico no exterior com eficiência.

Integre suas ações de marketing

Já citamos nesse texto diversas plataformas que contemplarão sua ação e estratégia de marketing principalmente na rede. Integre esses canais. Não é o caso de publicar o mesmo conteúdo em todas as frentes e se tornar repetitivo, mas de saber aproveitar as ferramentas nas suas diferentes potencialidades. Transmita a mensagem e os valores da empresa em um canal, reforce e espalhe no outro. As redes sociais funcionam mais com apelo visual e mensagens rápidas. Os sites e blogs disponibilizando conteúdo relevante, aprofundado e que agregue conhecimento. Em todos os canais, sua marca deve ser uma só. A mesma identidade, os mesmos valores.

Reconheça e acerte o alvo

Empresas possuem públicos específicos e de comportamento diferenciado, preferências distintas e classes sociais bem definidas. Ao buscá-los na rede, é imprescindível mirar no alvo certo e isso se estende para quem pretende levar a marca ao exterior. Eis a importância do relacionamento com o cliente e de saber ouvir não apenas seus elogios, mas também suas críticas. Grandes marcas mundiais têm foco na realização de desejos que o consumidor nem sabia que tinha, mas já manifestava de alguma forma. Elas conseguem amarrar essas necessidades ao produto e entregar inovação, resultado e satisfação. Em troca, ganham confiança, fidelidade, engajamento e mídia espontânea.

Amplie a visão

Levar sua marca ao exterior é tentar dialogar com um público que não está tão perto, que não tem os mesmos hábitos do brasileiro e que tem realidade econômica distinta da nossa. Entretanto, eles também são humanos e certamente têm necessidades em comum. As Havaianas, por exemplo, lançaram uma meia adaptada para usar com sandálias no inverno. O design permite que seus consumidores usem Havaianas e meias nos dias frios sem que as tiras da sandália empurrem as meias e machuquem os dedos. O sucesso começou no Rio Grande do Sul e a linha foi levada ao exterior. Descubra quais são as tendências e preferências dos consumidores estrangeiros, mas ofereça a eles também as novidades e o pioneirismo brasileiro.

Olho aberto na concorrência

Além de conhecer as necessidades do cliente, é fundamental reparar as ações da concorrência. Eles possuem aspectos positivos e vantagens, mas também deixam brechas de mercado. Ataque os vazios disponíveis! Onde eles investem em propaganda e onde nem sequer aparecem? Como atuam nas redes sociais e na internet como um todo? Não copie. Inspire-se para criar as suas próprias ideias. A maior visibilidade estará na forma de se diferenciar e não de repetir.

Curta a página da GS1 Brasil no Facebook e fique por dentro de mais novidades para melhorar o desempenho de sua marca.

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert