A forma como as empresas e os consumidores se relacionam evolui constantemente. Foi o que aconteceu com o surgimento e a expansão da internet nas últimas décadas e acontece agora com o uso do blockchain para negócios. Esse conceito, que ainda é relativamente jovem, é a principal aposta do futuro das transações comerciais.

Por estar muito relacionada à tecnologia da informação, muitos empresários enxergam essa tendência como algo distante de suas realidades. Contudo, é preciso lembrar que as mudanças acontecem em uma velocidade cada vez maior. Por isso, é muito importante estar atento e se preparar para elas.

Então, neste post, falamos sobre o que é e como funciona o blockchain e quais são os impactos que ele pode causar na gestão de negócios. Além disso, apresentamos formas de aplicá-lo nas empresas e quais são os benefícios que ele proporciona. Confira!

O que é blockchain?

Em português, blockchain significa cadeia ou corrente de blocos. Na prática, ele consiste em uma tecnologia de transmissão de dados em blocos. Cada um deles representa uma parte da informação e é processado e validado em um local diferente.

Com isso, elimina-se a necessidade de intermediários, o que garante mais segurança e praticamente elimina as chances de fraudes. Originalmente, o blockchain foi criado para possibilitar as transações financeiras com criptomoedas, como o bitcoin. Entretanto, outros setores enxergaram seu potencial e ela já é utilizada fora do cenário financeiro.

Como funciona a tecnologia?

A cadeia de blocos funciona de forma sequencial e complementar: os dados formam blocos que são adicionados à cadeia à medida que são validados. Eles são processados em máquinas espalhadas pelo mundo todo e cada um deles é analisado, a partir de informações de toda a cadeia, e só é incluído se for considerado válido.

Assim, as chances de as informações não serem verdadeiras é quase nula, visto que, para burlar esse sistema, elas precisariam ser modificadas em diversos locais ao mesmo tempo. Além do mais, a criptografia utilizada no blockchain garante a segurança e a impenetrabilidade dos dados.

Quais os impactos do blockchain na gestão de negócios?

O blockchain traz uma mudança muito importante em paradigmas seculares da sociedade. Atualmente, precisamos de profissionais e instituições intermediárias para diversas transações. As mais comuns e indispensáveis são os bancos e as instituições financeiras em geral. Afinal, são elas que garantem a confiabilidade dos dados.

Entretanto, elas não são as únicas que sofrerão os impactos nos próximos anos. O processo produtivo de uma mercadoria, por exemplo, ser rastreado por blockchain desde a matéria-prima até a venda ao consumidor final. Outra possibilidade é validar as informações de currículos de forma automática. Enfim, as opções são inúmeras!

De que forma ele pode ser aplicado nas empresas?

Por ser uma tecnologia ainda muito nova, as possibilidades de aplicação são limitadas. Muito mais por falta de prática do que por debilidades técnicas. Contudo, algumas possibilidades já são facilmente possíveis de serem implementadas em um futuro próximo. Veja outras aplicações pertinentes a seguir.

Jurídico

Uma das principais funções do setor jurídico nas empresas é a análise de contratos. O fechamento de acordos comerciais tem alto grau de risco financeiro e todo o processo pode levar vários meses. Isso tudo porque é preciso validar muitas informações e garantir mais segurança e confiabilidade de ambas as partes.

Com o blockchain, é possível fazer todas essas validações em pouco cliques. Isso dispensa a necessidade de equipes gigantescas de advogados e torna o processo muito mais simples e rápido. Outro ponto de destaque é que a tecnologia facilita o fechamento de contratos menores, já que os custos são minimizados.

Vendas e marketing

Os setores de marketing e vendas já utilizam atualmente o conceito de persona, que é uma forma mais específica de identificar as características de indivíduos que têm mais potencial de se tornarem clientes. Isso tudo é feito com base na análise de diversos dados, que podem ser obtidos por meio de entrevistas, acessos ao site e redes sociais.

A grande diferença no blockchain são a precisão e a confiabilidade dessas informações. Ele é capaz de oferecer dados ainda mais detalhados. Com isso, podem-se criar materiais e campanhas personalizados para cada pessoa, em vez de fazê-lo para um grupo — o que aumenta as taxas de conversão.

Finanças e contabilidade

Sem dúvida os setores de finanças e contabilidade são os mais afetados pelo blockchain. Afinal, essas são as áreas que cuidam das informações mais sensíveis das empresas. A segurança das transações é crucial para incentivar o crescimento e evitar danos e prejuízos para o negócio.

As cadeias de blocos aumentam a confiança e eliminam a necessidade de diversos intermediadores. Dessa forma, existe uma economia no processo e uma melhoria em sua qualidade.

Quais os benefícios do blockchain para os negócios?

São muitos os benefícios do blockchain para os negócios. Acompanhe, a seguir, alguns dos principais deles.

Credibilidade das transações

A veracidade das informações é um dos pontos fundamentais do blockchain. Cada um dos blocos é validado diversas vezes por processadores diferentes ao longo de todo o seu tempo de vida. A cada inclusão uma nova verificação atesta a compatibilidade dos dados e isso garante que eles são reais e verdadeiros.

Segurança contra fraudes

Por se tratar de um processamento descentralizado, os riscos de fraudes são praticamente nulos. Isso porque, para manipular um dado, é preciso invadir diversos computadores ao mesmo tempo, quebrar a criptografia de cada bloco e, ainda, manter a compatibilidade dos dados da cadeia. Tudo isso ao mesmo tempo! 

Economia

A eliminação dos atores intermediários garante uma redução considerável nos custos das transações, já que dezenas de taxas deixam de existir. Ou seja, o uso do blockchain para negócios é mais do que uma visão futurista das relações comerciais, mas uma realidade que está cada vez mais próxima de fazer parte do cotidiano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre isso, fique atento e comece já a se preparar. Já imaginou como o blockchain para negócios pode mudar as operações do seu empreendimento?

Gostou deste texto? Que tal receber conteúdos como este em seu e-mail? Assine nossa  newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert