Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você sabe como otimizar o balanço patrimonial da sua empresa? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os profissionais ligados à gestão contábil nas organizações. O caminho mais indicado é a automação dos processos, por meio de softwares de gerenciamento das rotinas do setor. Mas existe um detalhe que faz toda a diferença: o uso do código de barras.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre a importância dessa ferramenta para o negócio e como fazer para tornar o processo de construção da base de dados mais eficiente e seguro, confira este post!

O que é o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório contábil que tem a finalidade de demonstrar os bens, obrigações fiscais, investimentos, fontes de recursos, enfim, toda a situação patrimonial da empresa em um determinado período.

Dessa forma, é fundamental que os dados sejam atualizados de forma segura e fidedigna à realidade praticada no cotidiano financeiro do negócio.

Qual é a importância dessa ferramenta para o negócio?

Esse relatório é de extrema importância para avaliar o cenário atual das finanças da empresa em um sentido mais amplo. Listamos a seguir suas principais funções. Acompanhe.

Mostra a situação financeira real da empresa

O resultado da subtração das saídas pelas entradas em uma movimentação financeira não é suficiente para mostrar qual é sua situação real. Existem diversos outros fatores que influenciam nessa questão e o balanço patrimonial é o responsável por agregar todos eles em uma visão unificada.

Dessa forma, ele contempla as dívidas e investimentos realizados, os resultados operacionais alcançados e a evolução do negócio em comparação com os períodos anteriores, entre outras coisas. Todas essas informações são essenciais para ter uma gestão mais apurada e precisa da organização.

Proporciona uma visão mais detalhada e completa dos ativos

Um dos principais pontos de destaque de um balanço patrimonial é a situação dos ativos da empresa. Além do levantamento das quantidades de cada equipamento e mobiliário disponíveis, ele trata da depreciação dos bens, ou seja, da perda de valor que eles sofrem com o passar do tempo.

Isso influencia diretamente no valor de mercado da organização, visto que uma base patrimonial formada por ativos obsoletos demonstra falta de modernização e decadência da capacidade operacional do negócio.

Gera informações relevantes para a tomada de decisão

A função primordial de qualquer tipo de relatório é servir como base para a tomada de decisões. No caso do balanço patrimonial, as informações obtidas determinam os rumos que a empresa deve tomar para garantir melhores resultados e, principalmente, evitar a perda de valor de mercado.

Além disso, a visão financeira proporcionada por essa ferramenta ajuda a definir o melhor enquadramento fiscal para o negócio e quais são as estratégias de investimento e financiamento que devem ser priorizadas pela gestão.

Como o uso do código de barras otimiza esse processo?

Como vimos, o balanço patrimonial é um relatório relevante e que pode ser emitido pelo sistema de gestão da empresa. Contudo, o principal ponto de atenção é que ele apenas exibe, de forma organizada, as informações que constam na base de dados. Logo, ela deve ser alimentada de forma correta e precisa para evitar equívocos na análise do balanço.

Nesse sentido, o uso do código de barras se faz necessário para garantir a segurança e confiabilidade dos dados, como mostraremos nos próximos tópicos.

Facilidade na automação da gestão do estoque

O código de barras é um instrumento de identificação muito rico, no qual é possível inserir diversas informações acerca do item ao qual ele se refere. Mas o ponto chave dos benefícios que ele proporciona à automação é a facilidade na leitura. Basta um leitor óptico simples e uma fração de segundo para que os dados sejam obtidos.

Com isso, a inserção dos itens no sistema de gestão de estoque pode ser totalmente automatizada, seguindo, inclusive, a tendência da indústria 4.0, que garante mais agilidade e controle dos produtos armazenados.

Praticidade na catalogação dos ativos

Como nem só de estoque é composto o balanço patrimonial, é importante manter um controle atualizado e confiável em relação aos equipamentos e móveis adquiridos pela empresa ao longo dos anos. Anotações manuais, além de ultrapassadas, têm uma incidência muito alta de erros, seja de digitação nos sistemas, seja na ilegibilidade dos registros manuscritos.

Padronização dos registros

Um dos empecilhos que causam demoras na geração de balanços patrimoniais é a falta de padronização nos registros. Se cada área registrar as informações à sua maneira, fica praticamente impossível reunir todas elas em um único formato sem ter um enorme trabalho manual de compilação.

Por meio do código de barras, é definido um padrão unificado para os registros, de forma a tornar o processo padronizado e facilitar a recuperação das informações. Assim, o relatório fica mais rico, contando com dados mais completos e organizados.

Atualização do balanço em tempo real

Se você tem mais de 30 anos de idade, deve se lembrar das lojas fechadas por mais de um dia para realizarem o balanço. Nele elas tinham que fazer a contagem de todo o estoque e patrimônio da empresa de forma manual, correndo sérios riscos de falhas e imprecisões durante o processo. Isso acabou com a chegada do código de barras.

As informações são atualizadas em tempo real. Os produtos são registrados ao entrarem e ao saírem do estoque, os ativos são incluídos na base no mesmo dia em que chegam à empresa, tudo de forma automatizada e prática. O relatório da situação atual pode ser enviado a qualquer momento e refletirá as informações reais.

Enfim, o balanço patrimonial é de extrema importância para a saúde financeira do negócio, mas é a integridade da base de dados utilizada para emiti-lo que garante a veracidade das informações. Sendo assim, o uso do código de barras é essencial para que as decisões sejam embasadas em um relatório confiável.

Se você administra uma empresa que ainda faz todo o controle desses dados manualmente, não permita que ela continue correndo riscos! Entre em contato conosco e solicite o seu código de barras!

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert