Black Friday: a sua estratégia está pronta? Ainda não? Sente e observe
Em 2020, a Black Friday foi a mais digital até hoje, acompanhando as mudanças nos hábitos de consumo em um período de pandemia. O que vemos a partir de pesquisas recentes é que 2021 deve bater esse recorde.
E você está pronto para aproveitar esse período de aumento de vendas e visibilidade para o seu negócio? Qual a sua estratégia?
A Black Friday tem o potencial de atrair novos consumidores e fidelizar os antigos, aproveitando o aquecimento do mercado e a intenção de compra de produtos e serviços com descontos incríveis.
Esse ano a Black Friday será dia 26 de novembro, e segundo a Behup – Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, 47% das pessoas afirmaram que pretendem aproveitar as promoções desse período, mostrando também que o consumidor está mais preparado e esperançoso.
Com o aumento da demanda, sua empresa precisa ter uma estratégia bem definida, envolvendo marketing, gestão de estoque e logística, por exemplo.
Preparamos um fluxo para você se inspirar e se preparar:
1- Tenha uma visão estratégica
Informe-se sobre o mercado, veja as tendências de consumo, analise seus resultados anteriores e desenvolva uma visão estratégica para o período, com base em dados e pesquisas.
2- Foque no cliente e ofereça descontos de verdade
O consumidor de hoje está muito atento e informado. Além disso, a concorrência é grande, principalmente em marketplaces. Por isso, faça bem seus cálculos, pense nos produtos que mais atraiam seu público e ofereça um desconto atrativo.
3- Faça uma parceria com os seus fornecedores
Como é um período de alta nas vendas, você precisa se programar junto aos seus fornecedores, para que tenham a quantidade dos itens que pretende vender na promoção e que entreguem no prazo. Se você se programar com antecedência, consegue negociar os preços e os prazos com os fornecedores e garantir que terá os produtos certos para entregar aos clientes.
4- Pense em uma estratégia de marketing e comunicação
Um exemplo é criando peças publicitárias nas cores da Black Friday, ou seja, dando prioridade ao preto e cores bem fortes. Além disso, divulgue com antecedência que sua empresa irá proporcionar descontos imperdíveis durante o tempo específico da ação promocional. Utilize alguns gatilhos na sua comunicação, como “últimas unidades”, “mais vendidos”, “compre agora” e “só hoje”, despertando o desejo de compra imediata do consumidor.
5- Use as redes sociais
As redes sociais podem ser ótimas aliadas na sua estratégia. Pense em parcerias pagas, divulgue os links de compra direta e avalie a possibilidade de fazer anúncios. As redes sociais ajudam na divulgação, além de criar conexão com os consumidores. Aproveite para trazer conteúdos criativos, informais, de bastidores, que trarão engajamento para a marca e possivelmente mais vendas.
Você pode, inclusive, promover lives para vender seus produtos.Segundo a pesquisa Behup – Retomada do Consumo 2021, citada anteriormente:
- 80% das pessoas realizam compras através de WhatsApp ou redes sociais de lojas.
- 10% participam de live commerce.
- 53% dessas pessoas compram algum produto.
- 88% diz que pretendem participar de lives no futuro.
6- Defina uma logística de entrega rápida e com baixo custo ao consumidor
A entrega é um fator determinante na hora da compra. Os clientes buscam por agilidade e frete grátis sempre que possível. Por isso, planeje bem sua logística e avalie seus custos, pensando nesses diferenciais e no aumento da demanda.
Trabalhe bem sua estratégia para que seus resultados sejam positivos no fim do mês. Para mais precisão e agilidade nos processos internos, conheça os Padrões GS1 que podem auxiliar o seu negócio em ações como a Black Friday!