Black Friday: a sua estratégia está pronta? Ainda não? Sente e observe

Em 2020, a Black Friday foi a mais digital até hoje, acompanhando as mudanças nos hábitos de consumo em um período de pandemia. O que vemos a partir de pesquisas recentes é que 2021 deve bater esse recorde.

 E você está pronto para aproveitar esse período de aumento de vendas e visibilidade para o seu negócio? Qual a sua estratégia?

 A Black Friday tem o potencial de atrair novos consumidores e fidelizar os antigos, aproveitando o aquecimento do mercado e a intenção de compra de produtos e serviços com descontos incríveis. 

Esse ano a Black Friday será dia 26 de novembro, e segundo a Behup – Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, 47% das pessoas afirmaram que pretendem aproveitar as promoções desse período, mostrando também que o consumidor está mais preparado e esperançoso. 

Com o aumento da demanda, sua empresa precisa ter uma estratégia bem definida, envolvendo marketing, gestão de estoque e logística, por exemplo.

 Preparamos um fluxo para você se inspirar e se preparar:

 1-     Tenha uma visão estratégica

Informe-se sobre o mercado, veja as tendências de consumo, analise seus resultados anteriores e desenvolva uma visão estratégica para o período, com base em dados e pesquisas.

2-     Foque no cliente e ofereça descontos de verdade

O consumidor de hoje está muito atento e informado. Além disso, a concorrência é grande, principalmente em marketplaces. Por isso, faça bem seus cálculos, pense nos produtos que mais atraiam seu público e ofereça um desconto atrativo.

3-     Faça uma parceria com os seus fornecedores

Como é um período de alta nas vendas, você precisa se programar junto aos seus fornecedores, para que tenham a quantidade dos itens que pretende vender na promoção e que entreguem no prazo. Se você se programar com antecedência, consegue negociar os preços e os prazos com os fornecedores e garantir que terá os produtos certos para entregar aos clientes.

4-     Pense em uma estratégia de marketing e comunicação

Um exemplo é criando peças publicitárias nas cores da Black Friday, ou seja, dando prioridade ao preto e cores bem fortes. Além disso, divulgue com antecedência que sua empresa irá proporcionar descontos imperdíveis durante o tempo específico da ação promocional. Utilize alguns gatilhos na sua comunicação, como “últimas unidades”, “mais vendidos”, “compre agora” e “só hoje”, despertando o desejo de compra imediata do consumidor.

5-     Use as redes sociais

As redes sociais podem ser ótimas aliadas na sua estratégia. Pense em parcerias pagas, divulgue os links de compra direta e avalie a possibilidade de fazer anúncios. As redes sociais ajudam na divulgação, além de criar conexão com os consumidores. Aproveite para trazer conteúdos criativos, informais, de bastidores, que trarão engajamento para a marca e possivelmente mais vendas.

Você pode, inclusive, promover lives para vender seus produtos.Segundo a pesquisa Behup – Retomada do Consumo 2021, citada anteriormente:

  •       80% das pessoas realizam compras através de WhatsApp ou redes sociais de lojas.
  •       10% participam de live commerce.
  •       53% dessas pessoas compram algum produto.
  •       88% diz que pretendem participar de lives no futuro.

 6-     Defina uma logística de entrega rápida e com baixo custo ao consumidor

A entrega é um fator determinante na hora da compra. Os clientes buscam por agilidade e frete grátis sempre que possível. Por isso, planeje bem sua logística e avalie seus custos, pensando nesses diferenciais e no aumento da demanda.

Trabalhe bem sua estratégia para que seus resultados sejam positivos no fim do mês. Para mais precisão e agilidade nos processos internos, conheça os Padrões GS1 que podem auxiliar o seu negócio em ações como a Black Friday!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.