Redução de custos: Saber exatamente quais produtos têm maior saída permite comprar apenas o suficiente para garantir o fluxo da produção
O estoque é considerado um dos ativos mais valiosos de uma empresa. É por isso que você precisa dar bastante atenção ao fluxo de entrada e saída de produtos, para não ficar com um grande estoque parado e nem sofrer com a falta dele quando a demanda aumenta.
Ou seja, um controle adequado do estoque contribui diretamente para o sucesso do seu negócio. Um estoque parado, por exemplo, é um dinheiro que poderia ser investido em outras situações e equipamentos que beneficiam mais a empresa em determinado momento.
Para isso, muitas empresas têm contado com a ajuda da tecnologia, que tem sido grande aliada no fornecimento de informações úteis para a tomada de decisões estratégicas. Quando se tem uma gestão adequada tudo flui melhor e você garante:
· Aumento da produtividade;
· Redução de custos;
· Menos perdas;
· Mais capital para investimentos.
O estoque pode ser tanto de matérias-primas quanto de produtos para venda no varejo. No caso de matéria-prima, está relacionado à produção de mercadorias. Para as indústrias é imprescindível manter estoques necessários para manter o fluxo de produção e garantir suas vendas. Já para o varejo, o estoque pode ser de produtos próprios ou de terceiros e significa a quantidade exata de mercadorias disponíveis para a venda.
Confira essas 3 dicas práticas de como fazer esse controle:
1- Faça inventários com frequência
No inventário, você confere se a quantidade discriminada no sistema é igual a quantidade de produtos no estoque físico. Nesse processo você já organiza os produtos e, com organização e controle, alcança mais agilidade nos processos.
O inventário pode ser feito de maneira manual, com planilhas eletrônicas ou através de um sistema. Com um sistema, sua empresa tem um controle mais rigoroso e se torna mais eficaz e competitiva. Por isso, vale a pena investir!
2- Se atente às informações mais importantes
Cada produto no estoque tem muitas informações importantes que precisam ser levadas em consideração. Se atente a elas:
· Fabricante
· Número de referência ou número de controle
· Categoria
· Localização
· Validade
· Especificações do item, como modelo, cor e tamanho.
Com isso, você acompanha o ciclo de vida de cada produto, desde a data de compra até a data de venda. Isso te ajuda a programar melhor suas compras.
3- Controle seus custos e suas entradas
Para um bom controle de estoque, você também precisa monitorar os custos com os produtos, o valor de venda e a sua margem de lucro. Dessa forma, você consegue não apenas saber qual produto tem mais saída, mas também qual deles gera mais lucro para sua empresa.
Novamente, esse controle pode ser manual ou automatizado. Se você quer mais resultados a longo prazo, invista em sistemas mais completos de gestão.
Seguindo essas dicas você poderá:
· Centralizar informações e automatizar processos;
· Reduzir erros e custos;
· Acompanhar todo o ciclo de um produto, da entrada no estoque até a venda;
· Controlar os insumos utilizados na produção;
· Conhecer os produtos com maior desempenho;
· Concentrar-se nos produtos com mais lucratividade;
· Melhorar as estratégias de compras e de divulgação.
Como a GS1 pode te ajudar?
Para um monitoramento mais rápido, eficaz e confiável, utilize código de barras nos seus produtos. Com ele, o registro de itens é automático, o acesso às informações é mais exato e ágil, a gestão e a integração entre os setores é facilitada.
Conheça mais sobre todos os benefícios que o código de barras pode oferecer para sua empresa!