Qual a importância do código de barras em e-commerces? Entenda aqui

plataforma GS1Powered by Rock Convert

Você sabe a importância do código de barras em e-commerce? Atualmente, as compras online vêm se tornando uma tendência geral. Muitas pessoas preferem comprar a partir de suas telas, algumas porque, em suas rotinas cheias, não sobra tempo para se deslocar até lojas físicas; outras porque estão acostumadas a permanecerem conectadas em seus celulares até mesmo no caminho para o trabalho.

Por essa razão, comercializar produtos online pode ser uma boa saída para atrair mais clientes. Entretanto, é importante pensar em todas as etapas de uma venda por esse canal. Lembre-se de que os prazos de entrega informados ao cliente devem ser precisos e, portanto, os processos logísticos envolverão a compra de matéria-prima, gestão de estoque de produtos e entrega de mercadorias para os clientes. Para facilitar todo esse caminho, a inserção do código de barras é fundamental.

Se você deseja entender melhor essa importância, continue lendo. Preparamos hoje um artigo especial sobre o assunto.

Por que utilizar código de barras no e-commerce?

Por menor que seja o seu e-commerce, a organização certamente exigirá dedicação e cautela. Afinal, se vendas físicas exigem um controle preciso de estoque, o mesmo podemos dizer das vendas online. A primeira vantagem do código de barras que podemos citar é a facilidade para registrar seus produtos. Você simplesmente pode lançá-los em seus sistemas pelo código e quantidades e será muito fácil consultar o que ainda tem disponível.

Além disso, a rastreabilidade do produto se torna mais fácil quando o produto possui um código de barras: é possível acompanhá-lo passo a passo na cadeia de suprimentos, sem grandes dificuldades e sem a necessidade de olhar a toda hora no físico. Podemos ainda citar que as falhas são reduzidas e os dados são transferidos automaticamente para todos os módulos do seu sistema que deles necessitarem.

Na verdade, até mesmo a chegada do seu produto ao cliente fica otimizada, uma vez que o código permite consultar, de forma mais precisa, o prazo exato e o caminho do produto até o cliente final. Se há alguma divergência ou dúvida, esta poderá ser evidenciada por esse canal de consulta e corrigida, antes que todo o prazo ou mesmo a precisão de informações relacionadas a ele estejam comprometidos.

Quais são os tipos de códigos de barras?

O código de barras é uma sequência numérica que define o produto em sua origem, fabricante, produtoe diversos outros aspectos: cada número representa uma informação que é única para cada produto. Para você ter uma ideia, um único item diferente na composição é o suficiente para que o produto necessite de um novo código de barras, diferente do inicial.

Entretanto, nem todos os códigos de barras seguem o mesmo formato. Existem algumas variações e diferenças de acordo com determinadas características. Para você entender melhor, listamos abaixo alguns exemplos.

UPC

É o sistema utilizado no Canadá e Estados Unidos. É composto por 12 dígitos e costuma ser aceito em todos os países da América do Norte.

EAN

É o principal modelo utilizado em nosso país. Composto por 13 dígitos, trata-se de um modelo mais generalizado, que envolve algumas categorias para tipos de produtos específicos. Cada um de seus dígitos é responsável por determinar uma característica do produto, e todos eles juntos é que fazem com que ele seja único.

GTIN-12 e GTIN-13

ITF – 14

Estamos falando de um código voltado mais especificamente para agrupamentos homogêneos de itens. Ele é formado por 14 dígitos e representa o principal modelo empregado em itens comerciais de não varejo. Aplicado usualmente em caixas, auxilia na localização de produtos durante o seu transporte. Não deve ser aplicado em unidades, somente em embalagens maiores com agrupamento de mesmos itens.

Databar

O que diferencia esse código do EAN é basicamente o seu tamanho. Trata-se de um modelo que permite impressão reduzida para ser aplicado a itens pequenos, como bijuterias, verduras, etc. Além disso, ele se diferencia por ser capaz de armazenar outros dados, como prazo de validade e lote de produtos, o que se torna um diferencial, especialmente quando falamos em alimentos.

QR Code

Trata-se de um código que pode ser lido pela grande maioria dos Smartphones e outros dispositivos similares. Não se trata necessariamente de um código de barras convencional mas, quando acionado, pode redirecionar o leitor a uma página com as principais informações sobre o produto. O QR Code tem sido muito útil para as empresas pois se pode “extender” a embalagem física para a virtual, com mais informações e iteratividade do consumidor com a marca e produto.

Data Matrix

É o primo do QR Code. também é um código bidimensional e tem tamanho reduzido, muito utilizado na área da saúde. Há quem opte por gravá-lo em um produto, também com informações adicionais como lote, validade, peso, dentro da sua composição, melhorando processos de rastreabilidade dos produtos.

Quais as vantagens do código de barras no e-commerce?

Utilizar o código de barras em seu e-commerce traz diversas vantagens. Quer ver?

Agilidade na leitura de dados

Com um código de barras, fica mais fácil para você e seu cliente cadastrar seu produto, como o registro de entrega do produto, por exemplo. Você detém total controle do seu estoque e consegue planejar melhor os próximos passos para produção e armazenamento.

Redução de custos operacionais

À medida que o seu e-commerce cresce, você vai precisar de mais colaboradores. Além disso, processos manuais de lançamento e conferência estão sujeitos a falhas humanas, que podem colocar em jogo a confiabilidade da sua empresa. Com o código de barras você reduz custos tanto de trabalho, quanto pela diminuição dos desperdícios.

Rapidez na execução

O código de barras permite que, com um simples “bip” de leitura, você tenha acesso a toda a informação do seu produto, onde ele se encontra e quanto tempo em média permanece em estoque. Isso ajuda você a pensar mais rápido sobre possíveis soluções e inovações para o seu negócio.

Como vimos, o código de barra em e-commerce permite a rápida identificação do produto e ainda representa um diferencial competitivo para a sua loja. Utilizar tal ferramenta a seu favor pode fazer do seu negócio um sucesso de vendas e tornar o seu trabalho muito mais fluido.

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para disseminar esse conhecimento.

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.