O consumidor compra o que procura, não o que você quer vender
As mudanças nos padrões de consumo têm levado as pessoas a comprar não apenas um produto, mas uma experiência completa. Com maior acesso às informações, o consumidor está cada dia mais exigente e consciente. Isso tem tornado o mercado mais competitivo e focado em tendências.
Segundo a pesquisa realizada pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas em 2018, mais de 80% dos consumidores já usavam o smartphone para buscar informações essenciais sobre os produtos. Isso mostra para as empresas a importância de investir em apresentar as informações completas, corretas e atualizadas nos seus produtos, de forma a auxiliar o consumidor na hora de comprá-lo.
Agora, com a pandemia, isso foi, sem dúvida, tomando proporções ainda maiores. De acordo com o fundador do New World Same Humans, David Mattin, no Conarec, existem quatro tendências de comportamento e consumo para 2022 e todas estão relacionadas a conveniência e segurança, necessidades essenciais de qualquer pessoa, porém com foco em inovações. E uma dessas tendências é o Design Adaptativo, onde os consumidores buscam ainda mais exclusividade, personalização e conexão entre mundo físico e digital. São as necessidades dos clientes ditando produtos, serviços e experiências.
Esse dado em particular é o que demonstra que é o consumidor hoje quem está no comando. Ele procura e compra o que quer. E as empresas precisam entender que para vender mais, precisam oferecer o que o mercado procura, alinhando suas práticas às exigências dos consumidores.
Agora, como conquistar o consumidor conectado para que procure e se interesse por seus produtos? E, mais, como fazer com que ele seja fiel a esses produtos e a sua marca?
É importante começar pensando em toda a jornada de compra. O consumidor quer uma experiência completa e positiva. Seu negócio precisa oferecer soluções e se atentar às inovações, melhorando continuamente seus processos e produtos.
Nesse cenário, a rastreabilidade tem sido grande aliada das empresas, tanto para sua gestão interna, quanto para oferecer boas experiências aos seus clientes. Isso porque ela ajuda em itens essenciais: clareza e transparência.
Principalmente nos setores de alimentação e saúde, os investimentos em rastreabilidade são altamente valorizados pelos consumidores, garantindo qualidade e segurança.
Quais são os benefícios da rastreabilidade?
- Diferenciação do seu produto;
- Cadeia produtiva interligada;
- Informação precisa acessível para todos do processo, inclusive para o consumidor.
Esse último item é especialmente importante na tomada de decisão do consumidor atual. Quanto mais informações ele tiver, mais confiança terá na empresa. Se seus produtos tiverem qualidade e um sistema de rastreabilidade, sua empresa terá força e destaque no mercado. Isso levará a credibilidade, fidelização de clientes e, consequentemente, mais vendas.
Além disso, a rastreabilidade mostra que a empresa investe em inovação, que também é extremamente valorizada pelos consumidores. Um exemplo de como isso funciona e é visto pelas pessoas, na prática, é com relação às informações disponíveis para os produtos comprados on-line. Com a rastreabilidade, seus clientes conseguem acompanhar o status do pedido e da entrega com mais exatidão.
Ou seja, se você ainda não investiu em rastreabilidade, pode estar perdendo espaço no mercado.
Saiba mais sobre esse assunto, fazendo o download de um material completo que vai te ajudar ainda mais. Clique aqui para baixar o e-book Rastreabilidade.