Faça uma pesquisa de mercado eficiente em 8 passos

A pesquisa de mercado é uma grande aliada do empreendedor que deseja melhorar os resultados e expandir o negócio. Ela ajuda a confirmar a viabilidade de uma ou várias hipóteses. Isso significa que a sua estratégia não precisa ser um tiro no escuro, algo incerto ou feito com base em achismos.

Por meio da coleta de informações diretamente da fonte (usuários, consumidores, funcionários, clientes, entre outros), você pode obter a comprovação daquilo que está mais incomodando, como a impopularidade de um determinado produto, a queda nas vendas etc.

Além disso, a oportunidade de olhar o mercado mais de perto contribui para uma visão mais abrangente da realidade. Isso abre portas para novas perspectivas de negócio que você não tinha acesso antes de fazer a pesquisa.

Pensando nisso, listamos as etapas necessárias para você começar a colocar a sua pesquisa de mercado em prática agora mesmo. Acompanhe!

1. Determine o público-alvo

Quem são as pessoas que compram o seu produto? É preciso reunir um conjunto de informações a respeito delas, como faixa etária, sexo, estado civil, estilo de vida, necessidades, problemas, entre outros detalhes que você considerar relevante para montar uma estratégia.

Afinal, quanto mais você souber sobre o seu público, mais terá condições de compreender o comportamento de compra dele. Isso influencia positivamente na qualidade do relacionamento, além de aumentar as chances de engajamento e fidelização do cliente.

2. Identifique o problema

Qual razão mais motiva você para fazer a pesquisa? Esse é o momento de definir o objetivo que você deseja alcançar. Pode ser para saber como os consumidores estão percebendo a sua marca, ou então procurar as causas da baixa aceitação de um produto. Tudo depende da situação.

Não coloque a pesquisa em prática sem identificar o problema com antecedência. Caso você identifique mais de um motivo, talvez seja necessário realizar outras pesquisas paralelas. Essa ação é importante porque o fato de misturar temas diferentes não costuma gerar bons resultados. É preciso manter o foco!

3. Defina uma abordagem

Depois de identificar a finalidade da pesquisa, é hora de estudar a melhor maneira de realizá-la. Quais os métodos mais efetivos? Que tipos de hipóteses podem ser criadas? Quais as melhores perguntas a fazer? Tudo isso deve ser considerado. Além disso, defina o veículo da abordagem. Sua pesquisa será impressa, via telefone ou online?

Outro ponto importante é escolher um modelo, mas essa opção vai depender essencialmente dos seus objetivos. A pesquisa de mercado pode ser qualitativa ou quantitativa.

Pesquisa qualitativa

Privilegia informações não estatísticas que foram coletadas por meio de opiniões, observações de utilização, experiência e costumes. É caracterizada por questionários com respostas abertas. Quer dizer, textos dissertativos a respeito do que foi questionado.

Pesquisa quantitativa

Trabalha com dados estatísticos e indicadores numéricos. É caracterizada por respostas fechadas, ou seja: “sim” ou “não”. A objetividade desse método faz com que o resultado seja apurado com mais agilidade. Nessa pesquisa é necessário definir o universo (público), pois é a amostra (fração do universo) que vai apontar a média geral.

4. Elabore os questionários

Essa etapa é uma das mais importantes, porque é o momento de montar os questionários com base nos problemas que foram identificados e focar no que se deseja descobrir. Além das perguntas, convém fazer o plano de amostragem e definir as equipes que farão o trabalho de campo. Tudo isso é feito de acordo com o resultado das etapas anteriores.

Se a sua pesquisa for qualitativa, é uma boa oportunidade de descobrir a impressão que o consumidor tem sobre o seu produto. Se for quantitativa, você pode obter uma amostra aleatória representativa do seu mercado-alvo.

5. Oriente a sua equipe para a pesquisa de mercado

Para evitar problemas durante a coleta das informações, oriente a sua equipe sobre como ela deve proceder para fazer a entrevista, isto é, como abordar as pessoas e dialogar. Faça uma releitura do questionário para sanar possíveis dúvidas.

Esse cuidado é fundamental para que a pesquisa seja bem-feita e confiável. Se você optar pelo formato online, não se esqueça de que é fundamental fazer testes com os campos de resposta e envio antes de divulgá-la. Assim, você assegura a credibilidade da sua empresa.

6. Trabalhe na análise de dados

Com a coleta de dados em mãos, é preciso saber o que fazer com ela. Normalmente, o material é organizado, agrupado e codificado. O ideal é ter um bom time de analistas capaz de transformar todos os dados em informações concretas. Dessa forma, você vai evitar interpretações falsas e uma série de outros problemas que afetarão as suas futuras tomadas de decisão.

7. Registre as informações em forma de gráficos e relatórios

Os resultados da pesquisa devem permanecer organizados em forma de relatórios e gráficos de fácil assimilação. Assim, eles poderão ser consultados e analisados com mais agilidade em outras épocas. Considere que esse arquivo não é relevante apenas para o momento atual, mas um espelho para o futuro.

É importante registrar as etapas de como se deu o processo, quantas pessoas foram entrevistadas, tempo de execução e colaboradores envolvidos. Para que todos possam ter acesso ao resultado, é recomendável divulgar a pesquisa para a equipe de trabalho. Assim, é possível buscar melhorias em conjunto.

8. Arregace as mangas e trabalhe nas melhorias

De nada adiantaria executar todas essas etapas e colocar os resultados dentro de uma gaveta, não é mesmo? Então, reúna a sua equipe e apresente o diagnóstico. Defina quais serão os próximos passos para implantar ações estratégicas de acordo com o que a pesquisa deu como resposta.

É claro que isso inclui traçar um novo planejamento, definir objetivos, fazer orçamentos e viabilizar cronogramas do plano de ação. Planejar é isso: pensar em cada detalhe, fazer anotações, consultar informações e viabilizar custos para, só depois, investir com segurança.

Gostou de aprender mais sobre pesquisa de mercado? Percebeu como ela pode esclarecer as suas dúvidas e ser uma aliada poderosa para fazer com que a sua empresa aumente as vendas?

Compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos possam ler também!

 

Postagens relacionadas
Estudo de mercado: saiba como fazer e encontre as melhores oportunidades
livro para empreendedorismo
17 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler já
10 mudanças organizacionais que podem colocar seu negócio nos trilhos
Aprenda a usar as 5 forças de Porter para fortalecer o negócio
Como definir ações para impulsionar uma estratégia de crescimento?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web