Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você já ouviu falar em tecnologia na nuvem? Essa ferramenta do mundo moderno tem revolucionado o cotidiano corporativo, contribuindo de maneira significativa para o crescimento de diversas empresas.

Exatamente por isso, o post de hoje é especialmente dedicado a esse assunto. Vamos falar sobre a importância do empreendedor adequar o seu negócio a essa ferramenta e o quanto isso pode ser positivo para o crescimento empresarial.

Se você passa por um processo de crescimento e busca estratégias inteligentes e seguras para expandir sua empresa, continue lendo o conteúdo que preparamos para você!

Como a tecnologia na nuvem funciona

Empreendedores de sucesso estão sempre em busca de inovações capazes de aprimorar o trabalho e o rendimento de sua empresa. É nesse contexto que o uso da cloud computing tem se expandido bastante em negócios por todo o país.

De maneira simplificada, a tecnologia na nuvem está relacionada à possibilidade de se acessar programas, dados e documentos por meio da internet. Esses arquivos ficam salvos na “nuvem”, de maneira que é possível se acessar de qualquer lugar, por meio da rede mundial de computadores.

Ou seja, você não precisa estar em um local específico ou utilizando uma máquina específica. Essa ferramenta elimina as barreiras ao dispensar a instalação de programas e encurtar distâncias.

Dentro de um contexto empresarial, podemos dizer que se trata de um importante avanço para a gestão das empresas, permitindo que empresários e administradores tenham total controle do que acontece em seus empreendimentos, mesmo não estando fisicamente presentes.

Como o cloud computing funciona nas empresas

Como dito, a tecnologia em nuvem exerce um papel muito importante no ambiente corporativo moderno.

Em um mundo tão globalizado, o empresário precisa se preocupar em romper barreiras e fazer uso de tecnologias capazes de aumentar a sua produtividade e a eficiência do trabalho prestado.

Diversas empresas já aderiram à computação em nuvem buscando aperfeiçoar a gestão e organização empresarial, além de conquistar um valioso diferencial competitivo, por meio do estímulo à inovação.

Desse modo, não restam dúvidas de que os sistemas em nuvem contribuem para a automação da empresa e aumento da produtividade, possibilitando que tarefas do cotidiano sejam executadas com mais rapidez e segurança.

Por que investir em tecnologia na nuvem

Até aqui você pode perceber que estamos falando de uma inovação tecnológica que tem ganhado espaço dentro das empresas, especialmente aquelas que precisam crescer de maneira ordenada e segura.

Mas, se você ainda não se convenceu o quanto esse tipo de tecnologia pode ser importante para o seu negócio, acompanhe agora algumas razões para implantar a tecnologia na nuvem em sua empresa.

Mobilidade

Uma das maiores características da tecnologia em nuvem é, sem dúvidas, a mobilidade. Essa ferramenta permite que gestores e funcionários tenham acesso aos dados de onde estiverem, apenas por meio do acesso à internet.

Com isso, é possível analisar informações de maneira rápida e segura. Isso tudo facilita a gestão da empresa, aprimora o processo de tomada de decisões e diminui as dificuldades causadas pela distância, possibilitando a abertura de filiais de maneira segura e padronizada.

Produtividade

Outra grande vantagem advinda do uso da cloud computing é o aumento de produtividade que as empresas que aderem a esse tipo de tecnologia experimentam.

É importante destacar que por meio dela, há um considerável estímulo a colaboração entre as equipes, aperfeiçoando os processos gerenciais.

Ademais, a agilidade com que as informações são acessadas, contribui para uma equipe mais produtiva ao evitar desperdício de tempo com tarefas simples e puramente burocráticas, abrindo espaço para a criatividade no ambiente empresarial.

Segurança

O uso da nuvem para armazenar programas e dados da empresa confere maior segurança e sigilo no armazenamento das informações.

Os dados são disponibilizados em ambientes data center, com todos os protocolos de segurança aplicados. Portanto, mesmo utilizando a internet, você não precisa se preocupar, pois seu empreendimento estará protegido adequadamente.

Além disso, a computação em nuvem evita o extravio de informações importantes, principalmente as relacionadas às finanças, sendo um local de armazenamento estável e sem os problemas dos arquivos físicos.

Você nunca deixará de acessar dados caso ocorra uma pane em seu computador ou perca seu dispositivo de armazenamento. As informações estarão sempre na nuvem, prontas para serem utilizadas!

Economia

É claro que toda empresa deve buscar soluções e estratégias para reduzir gastos. Diante disso, a cloud computing apresenta-se como uma grande aliada da sua empresa.

Mas, como essa economia é processada? Com uso da computação em nuvem, você reduzirá gastos com a compra de computadores específicos que exigem hardwares potentes (de custo elevado). Como todo o armazenamento é feito na nuvem, esse tipo de equipamento poderá ser dispensado ou, ao menos, reduzido em sua empresa.

Além disso, há uma diminuição considerável no gasto de memória em computadores e, consequentemente, redução da necessidade de uso de HDs e pendrives. Importante lembrar que você também reduzirá gastos com suporte técnico do ambiente e não precisará investir tanto em servidores.

Ao se poupar tempo dos funcionários com processos burocráticos, consequentemente haverá economia, liberando os colaboradores mais rapidamente para outras tarefas importantes.

Sustentabilidade

Atualmente, há uma grande valorização do desenvolvimento sustentável. Uma empresa consciente busca alcançar o avanço econômico e tecnológico causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Nesse cenário, há de se ressaltar o importante papel dessa nova tecnologia em um mundo com tantas preocupações sociais e ambientais. Isso porque, a diminuição do gasto com energia, papel e espaço é muito relevante em um mundo sustentável.

Flexibilidade

A computação em nuvem possui uma característica muito importante para empresas em processo de expansão. Essa ferramenta é muito flexível, possibilitando o aumento do ambiente utilizado de acordo com as necessidades de sua empresa.

Desse modo, a capacidade de armazenamento, processamento e de rede podem ser ampliadas a qualquer momento, acompanhando o crescimento de seus negócios. Isso assegura à sua empresa uma maior segurança, refletindo positivamente no faturamento.

A tecnologia na nuvem se adequa perfeitamente às necessidades do ambiente empresarial. Toda empresa que visa conquistar o sucesso, deve avaliar a necessidade e importância em contar com esse tipo de inovação, tendo-a como mais uma aliada do empreendedor na busca em superar a concorrência e expandir seus negócios de maneira ordenada.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, use a tecnologia como aliada para o crescimento da sua PME!

 
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert