Código 2D e a evolução da rastreabilidade de produtos
O mundo está em evolução desde o seu início. Porém, nos últimos anos esse processo está cada vez mais acelerado. E isso vale também para os códigos de barras e sistemas de rastreabilidade. A GS1 Brasil atua há mais de 30 anos no país, trazendo sempre solução e revolução para os negócios.
Tamanho é seu impacto, que o código de barras é fundamental para empresas, sejam pequenos negócios locais ou grandes empresas. É item essencial para a venda de produtos de forma física ou on-line com rapidez, segurança e eficiência.
Não é incrível que com apenas um bipe qualquer produto pode ser identificado e conectado a um sistema? Agora imagine que isso pode ficar ainda melhor!
O código de barras 2D é a evolução do código 1D tradicionalmente utilizado no mercado hoje. Isso significa que os processos de compra e venda serão ainda mais impactados pelo “bipe”. O código 2D possui maior capacidade de armazenar dados, ocupando um espaço menor nas embalagens dos produtos.
Mas, afinal, qual é o impacto dessa principal mudança, de 1D para 2D? São muitos:
- Aumento na velocidade de digitalização de dados e do processamento do sistema;
- Ganho de produtividade;
- Melhor controle sobre lotes de produtos;
- Redução de custos e mais agilidade nos processos de recall;
- Mais integração entre fábricas e distribuidores;
- Menos problemas com códigos parcialmente destruídos nas embalagens externas;
- Mais facilidade para localizar itens em toda a cadeia;
- Garantia de rastreabilidade dos produtos, durante toda sua vida útil;
- Melhor experiência oferecida ao consumidor.
Ou seja, um único código agora servirá para vários propósitos, ajudando desde o fabricante até o consumidor final. Por exemplo, hoje há um certo controle sobre o estoque e os produtos comercializados nos pontos de venda. Mas o controle garantido pelo código 2D é ainda melhor, com mais visibilidade de informações no sistema. Isso permitirá que os varejistas evitem perdas e consigam combater o desperdício de produtos de forma mais efetiva. A informação será mais rápida e precisa. Pensando em alimentos, por exemplo, se torna essencial para um gerenciamento melhor do estoque e estratégias para evitar a perda de produtos altamente perecíveis.
No que diz respeito à experiência oferecida aos consumidores, o que melhora muito é o fato de que, com apenas um aplicativo no celular, eles agora poderão ler o código nas embalagens e acessar inúmeras informações sobre o produto que querem comprar e sobre a marca. Para alérgicos ou consumidores pertencentes a grupos que seguem tradições religiosas ou estilo de vida alimentar, como kosher ou veganos, por exemplo, poderão acessar dados importantes a partir dos novos códigos de barras. Isso dará mais segurança e confiança na hora da compra.
Quais dados adicionais estarão disponíveis com o código 2D?
- Informações sobre a rastreabilidade do produto, através do número do lote;
- Informações sobre o quão fresco esse produto é, através da data de vencimento e do prazo de validade;
- Informações de medidas variáveis, como contagem de itens dentro da embalagem, o peso líquido e até mesmo o preço.
Para ter todos os benefícios, serão necessárias algumas adaptações tanto na produção quanto nos pontos de venda. Confira aqui todas as informações sobre o código 2D e saiba seus impactos específicos para o seu negócio.