Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você gostaria de aumentar as vendas pela internet? Acompanhar a evolução da tecnologia e as constantes mudanças no comportamento de compra são fatores essenciais para uma estratégia de marketing que visa melhorar o resultado das vendas.

\r\n

Hoje, além de um bom atendimento, o consumidor busca uma excelente experiência de compra. Por esse motivo, é necessário abandonar velhos conceitos, procurar meios de inovar e colocar a mão na massa.

\r\n

Sim, o sucesso dá trabalho. No entanto, tudo começa com o conhecimento: entender as necessidades do cliente, saber como manter um relacionamento duradouro com o seu público, como prestar um serviço de excelência e aplicar as técnicas de marketing mais assertivas para o seu negócio.

\r\n

Pensando nisso, listamos 9 atitudes para aquecer as suas vendas pela internet. Confira!

\r\n

1. Estude o seu público-alvo, antes de tudo

\r\n

O sucesso de qualquer campanha de marketing depende, essencialmente, de conhecer bem as características do público-alvo. O seu produto é útil para quem? Procure saber tudo sobre o seu cliente, como: idade, sexo, preferências, comportamentos, problemas e expectativas.

\r\n

É interessante que essas informações estejam organizadas em um banco de dados ou software de CRM (Customer Relationship Management, em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa ação é extremamente importante para direcionar o foco da sua estratégia para um público específico.

\r\n

2. Aposte em e-mail marketing

\r\n

O e-mail é um dos recursos mais utilizados para aumentar as vendas pela internet. Por meio dele, é possível enviar newsletter com dicas, artigos, vídeos, ofertas e descontos exclusivos direcionados para o público certo.

\r\n

Diversas estratégias podem ser colocadas em prática com o simples envio de um e-mail. As lojas virtuais de moda Dafiti, C&A e outras costumam enviar uma mensagem personalizada sugerindo peças com base na preferência do cliente.

\r\n

Muitas vezes acontece do usuário acessar o site, verificar algumas mercadorias e, por algum motivo qualquer, não concluir a compra. Ao entrar em contato com esse cliente por e-mail, a empresa tem a oportunidade de recuperar a venda.

\r\n

3. Crie páginas de captura de e-mails

\r\n

Landing page, ou página de captura, é uma página que oferece conteúdo útil, como e-book, vídeo, entre outros, em troca do endereço eletrônico do usuário. Você poderá ofertar conteúdos com base no que o seu público desejaria saber: é importante que o assunto faça um gancho com o seu nicho de negócio.

\r\n

Mesmo que a sua empresa tenha um número considerável de e-mails cadastrados, é importante captar novos contatos constantemente, primeiro para renovar o seu registro, e segundo para cobrir as ausências, pois nem todos os usuários permanecem até o fim.

\r\n

4. Invista em anúncios pagos nas redes sociais

\r\n

Que as redes sociais representam um meio de comunicação essencial para uma empresa promover engajamento com o público você já sabe. Mas como obter resultados satisfatórios ao saber que o tráfego orgânico, ou seja, a publicação gratuita de um post, tem um número muito limitado de visualizações?

\r\n

Para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital, além do tráfego orgânico é preciso investir em anúncios pagos para impulsionar uma campanha. No Facebook Ads, por exemplo, é possível configurar um anúncio e definir um limite diário de gastos.

\r\n

A ideia é fazer com que as suas publicações sejam vistas por um público maior que aquele proporcionado pelo tráfego orgânico. Outra vantagem é poder ilustrar um produto com o link direto para o carrinho de compras, principalmente para usuários que demonstraram interesse no produto em questão.

\r\n

5. Use técnicas de SEO para aumentar as vendas pela internet

\r\n

Todo mundo recorre ao Google para pesquisar uma informação, e é dessa forma que as empresas são encontradas. A melhor maneira de ter um site bem localizado nos buscadores é agregar um blog com artigos relevantes, que priorizem o uso de palavras-chave (SEO – Search Engine Optimization).

\r\n

A prática de produzir artigos úteis com frequência, além de manter o site em evidência no Google, ajuda a diversificar o conteúdo nas redes sociais e é mais um motivo para outros usuários acessarem o site, aumentar o tráfego e, consequentemente, as vendas.

\r\n

6. Utilize links patrocinados

\r\n

A estratégia de links patrocinados permite a compra de palavras-chave nos principais buscadores, como: Google, Buscapé, Yahoo, entre outros. Funciona assim: o empreendedor que possui uma sapataria poderá comprar a palavra “sapato”.

\r\n

Dessa forma, sempre que alguém pesquisar por essa palavra, aparecerá o link da loja virtual na página do buscador. É importante planejar a escolha das palavras-chave para que os objetivos sejam atingidos.

\r\n

7. Priorize imagens de boa qualidade

\r\n

A qualidade da imagem pode ser responsável por manter o cliente por mais tempo no site ou simplesmente abandonar a loja. O consumidor gosta de ver o produto de vários ângulos, ampliar a imagem e interagir.

\r\n

Priorize o uso de imagens com boa resolução e disponibilize diversas posições e opção de zoom. Especialistas afirmam que o cérebro humano é 90% atraído pela visão na hora de comprar. Deixe o seu site bem bonito e atrativo com imagens profissionais!

\r\n

8. Pratique pós-venda para impulsionar as vendas pela internet

\r\n

Muitas empresas menosprezam a prática do pós-venda, o que é lamentável. O pós-venda é uma ótima forma de continuar o relacionamento com o cliente e fazer novas vendas (em outras palavras, é um excelente pretexto para vender mais).

\r\n

Imagine que o usuário de um site de informática realizou a compra de um tablet. Dias depois, ele recebe uma mensagem da loja perguntando se ele ficou satisfeito com o produto. Logo abaixo, aparece a imagem de uma capa para tablet como sugestão de compra. Quais as chances de o usuário clicar? Muitas!

\r\n

9. Acompanhe os resultados

\r\n

Site, blog, redes sociais, e-mail marketing, ou seja, toda e qualquer estratégia de marketing digital pode e deve ser mensurada. É preciso acompanhar quais os artigos mais populares, o nível de engajamento nas redes sociais com o tráfego orgânico e com os anúncios pagos, quantidade de cliques e conversões, número de pessoas que abriram o e-mail e as que não leram, entre outros.

\r\n

Percebeu como é possível aumentar as vendas pela internet ao conhecer melhor o perfil do público-alvo e saber utilizar estratégias de marketing inovadoras?

\r\n

Para saber mais sobre como estabelecer um diferencial competitivo para as vendas, leia também: Diferencial competitivo para vendas online: como definir o meu.

\r\n

 

\r\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert