Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

É fato que a criação de uma presença online consistente é fundamental na conquista de novos clientes. Afinal, o ambiente digital oferece várias oportunidades para promover uma empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado, já que muitas marcas perdem inúmeras chances de aumentar o seu ticket médio por não utilizarem todas as estratégias de marketing de forma apropriada.

Negligenciar os interesses da persona e as fases da jornada de compra é um dos maiores erros cometidos, levando empresas de diversos segmentos ao fracasso! Por isso, conhecer detalhadamente o perfil do público que se deseja atingir e o caminho que ele percorre até se tornar cliente é um pré-requisito para o sucesso.

Para evitar que você cometa equívocos, falaremos a seguir sobre cada etapa da jornada do consumidor e quais as melhores estratégias para vender mais em cada fase. Acompanhe!

1. Primeira etapa: estágio de consciência

Invista em Marketing de Conteúdo

Quando o seu potencial cliente já reconhece o problema que tem, ele inicia a jornada. Ou seja, se o seu negócio é do segmento de moda fitness, um dos problemas que a persona pode ter é o sedentarismo, por exemplo. Como aproveitar essa descoberta para conquistar novos clientes?

É aí que o marketing de conteúdo entra como um aliado de peso na geração de vendas. As pessoas se envolvem cada vez mais com informações que sejam úteis, relevantes e que contribuam na resolução das suas questões. Observe quais são as dores da sua persona para começar a produzir conteúdo de valor.

Lembre-se de que, nesta etapa, não é recomendado mencionar o produto ou serviço oferecido. Afinal, o consumidor ainda está no início da jornada e não apresenta desejo de consumir. Caso contrário, a empresa pode espantar o seu futuro cliente com conteúdos inadequados.

Comece pela criação dos chamados blog posts. Considerando ainda o exemplo anterior, produza textos com temas sobre “5 dicas para aumentar a disposição no dia a dia” ou, “O que você ainda não sabia sobre sedentarismo”. É importante destacar que a produção de conteúdo se aplica a qualquer segmento, então aproveite essas referências para se inspirar no seu mercado de atuação!

Explore o potencial das redes sociais

Para atrair maior número de visitantes para o blog e, consequentemente, conquistar mais visibilidade para o seu conteúdo, invista nas redes sociais. Quanto mais pessoas acessarem a página, mais autoridade ela ganha perante o Google. Dessa forma, as possibilidades do blog aparecer nas primeiras páginas de resultado do mecanismo só aumentam. Quanto mais pessoas encontrarem a sua página, mais chances a empresa terá de gerar vendas.

Crie publicações para divulgar o link dos conteúdos produzidos e invista no Facebook Ads. Os anúncios são uma das melhores estratégias de marketing para potencializar o alcance de um conteúdo e ampliar as oportunidades de negócio. Fique atento!

2. Próxima fase da jornada do consumidor: estágio de consideração

Foque em conteúdos que mencionem a sua solução

Nesta fase, o consumidor já está preparado para saber mais sobre as soluções que a empresa oferece. Além de buscar pelas opções disponíveis no mercado, a persona precisa de conteúdos que demonstrem como o produto ofertado pode resolver o seu problema. Como exemplo, nós podemos citar os artigos “3 fatos que comprovam que o tecido poliamida é o melhor para treinar”, ou ainda “Os 5 cuidados que você deve ter ao comprar uma calça para malhar”.

O propósito dessa etapa é convencer o potencial cliente que o seu negócio resolve as suas dores. Sem dúvidas, quando a persona se sente segura no estágio de consideração, as chances de se aproximar da decisão de compra são muito maiores.

Crie campanhas de e-mail marketing

Um dos canais mais efetivos para educar a persona até o momento de decisão de compra é o e-mail marketing. Crie uma sequência de e-mails semanal de acordo com os interesses do consumidor. Ou seja, avalie as taxas de abertura e de cliques para otimizar todo o processo e qualificar os leads para o time comercial.

3. Última fase: estágio de decisão

Agora é a hora de defender o seu negócio

Para que o consumidor se torne um cliente fiel, é fundamental apostar em conteúdos que evidenciem por qual motivo o seu negócio é a melhor opção. Cases de sucesso, demonstrações de como funciona o produto ou serviço, ou a oferta de benefícios exclusivos, fazem a diferença no fechamento das vendas.

Investir no Adwords é indispensável para gerar negócio

Outra estratégia muito eficiente na geração de vendas são os anúncios no Adwords. Diariamente, milhares de pessoas buscam por produtos e serviços no Google. Por isso, anunciar na plataforma significa atingir a sua persona e gerar vendas. Principalmente porque a maior parte desses consumidores tem como objetivo pesquisar as opções disponíveis no mercado para fechar negócio. Pesquise as principais palavras-chave relevantes para o seu negócio e crie campanhas poderosas!

Os anúncios direcionados para a Rede de Pesquisa podem gerar um grande volume de tráfego e conversões para o seu site. Mas atenção, para garantir que os anúncios sejam exibidos, é importante ficar atento quanto à qualidade da campanha. A experiência do usuário é fundamental para o Google, então, além da estrutura do anúncio, a página de destino e as escolha das palavras-chave influenciam e, muito, no índice de qualidade.

É válido ressaltar que os esforços da empresa devem se concentrar em conduzir o potencial cliente desde o primeiro estágio até o momento em que ele se tornará um cliente fiel. Para tanto, é preciso aplicar as táticas mencionadas neste post com base sempre na fase em que o consumidor está, principalmente quando o assunto é a produção de conteúdo.

Cada etapa necessita de uma abordagem apropriada. Afinal, se um lead recebe um e-mail com tom comercial logo na primeira fase, é bem provável que ele não se aproxime mais da empresa. Para evitar que isso aconteça, se concentre na aplicação dessas dicas e comece a sua estratégia imediatamente!

Agora que você já descobriu como otimizar o processo de vendas em cada fase da jornada do consumidor, que tal aprender mais? Leia o nosso post Outbond ou inbound marketing? Qual o ideal para uma PME?

 

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert