Aprenda a usar a mobilidade para fortalecer o relacionamento com o cliente

A maneira como uma empresa trabalha sua divulgação e expansão se torna cada dia mais potencializada. Atualmente, com a constante evolução da tecnologia, as companhias conseguem espalhar seu nome e criar um relacionamento com o consumidor de uma maneira nunca antes imaginável. 

Uma pesquisa da Dell revelou que organizações que investem em tecnologias inovadoras, como a mobilidade, apresentam maior eficiência nos negócios e um crescimento 53% maior do que as que não consideram essa frente. 

Fica cada vez mais claro o fato de que os negócios que se preocupam em facilitar a comunicação e o acesso às informações são os que mantém um melhor relacionamento com o cliente

Interessado em como você também pode usar a mobilidade para fortalecer a relação da sua empresa com seus compradores? Continue a leitura!

A importância da mobilidade para o seu negócio

Não há como evitar, os consumidores estão cada vez mais conectados com seus smartphones e dispositivos móveis. O mínimo que as empresas podem fazer, para manter seus clientes por perto, é aderir à era da internet e aproveitar as vantagens oferecidas pela mobilidade para se tornarem mais competitivas.

Um cliente que usa o celular o dia inteiro para resolver problemas, se comunicar e consumir conteúdo, espera que a empresa de quem ele compra também esteja presente nos mesmos meios tecnológicos que ele. 

Essa presença que a mobilidade oferece é uma grande construtora de relacionamento, uma vez que facilita a comunicação, a atualização de informações e a conexão entre as partes.

É claro que as empresas ainda ganham com a otimização de recursos. A mesma pesquisa da Dell apontou que os principais benefícios da implementação da mobilidade nas organizações foram: 

  • Aumento de eficiência em 39%;
  • Melhoria dos processos do negócio em 21%;
  • Redução de burocracia em outros 21%.

Como aderir à mobilidade 

São diversos os meios de implementar essas facilidades na sua empresa, como cloud computing, aplicativos e redes sociais, por exemplo. É importante que você siga uma estratégia de como fazer essa adoção para maximizar os benefícios que essas tecnologias podem oferecer ao seu negócio.

Confira agora algumas maneiras possíveis de estreitar o relacionamento com seus consumidores por meio da mobilidade:

Geolocalização móvel

A geolocalização é uma tecnologia que indica a posição de usuários e permite à empresa conhecer os hábitos mais comuns e rotineiros do cliente. Aplicativos que contam com a inteligência geográfica permitem que os consumidores indiquem sua localização por meio de check-in em diversos estabelecimentos. 

A possibilidade de conhecer informações de pesquisa, interações sociais e outros interesses do seu público-alvo é uma poderosa maneira de gerar insights para melhorar campanhas e estratégias de marketing de conteúdo e vendas.

Com dados como esses, sua empresa ainda se torna capaz de oferecer ao cliente conteúdo relevante e otimizar as interações com ele. 

Ao integrar tecnologias como a geolocalização no seu negócio, você também consegue saber onde o cliente está e enviar ofertas especiais (como convites para eventos ou promoções relâmpago) para aqueles que estejam nas proximidades da sua empresa. 

Essas estratégias costumam ser mais assertivas, pois oferecem ao consumidor algo mais próximo às suas necessidades e são também mais aderentes, uma vez que são feitas na hora e no lugar certo. 

Isso possibilita o aumento das chances de vendas, faz com que seus consumidores se sintam especiais e cria um nível elevado de relacionamento entre sua empresa e o comprador.

Comunicação e colaboração

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para que as empresas otimizem os processos de comunicação com seus clientes e públicos de interesse.

A mais utilizada e mais óbvia delas é o próprio smartphone. Esses aparelhos foram essencialmente desenvolvidos para serem poderosos mecanismos de relação e diálogo. 

Para manter uma comunicação simplificada, pessoal e direta com os clientes, não são necessárias tecnologias excepcionais. O bom e velho SMS é o primeiro exemplo. Essa é uma solução barata, de amplo alcance e eficaz para se comunicar com o consumidor.

Outro exemplo é o e-mail. Com essa ferramenta é possível atingir um grande número de clientes e enviar mensagens, newsletters, promoções e outras informações relevantes. Isso sem contar na importância de manter a lista de contatos em dia com as estratégias do seu negócio.

O mais novo modelo de contato via smartphone entre empresas e clientes é o Whatsapp. O aplicativo, grande fenômeno da comunicação, permite a troca de mensagens, imagens, áudios e vídeos, tudo isso de graça. Diversas empresas já começaram a usar esse meio para construir uma relação mais próxima com os compradores.

Atendimento ao cliente

Atender e ajudar o cliente de forma efetiva nunca foi tão descomplicado. Simples aplicativos permitem que você responda aos seus consumidores em um período de até quatro horas e mantenha sua reputação elevada.

Um exemplo desse modelo de ferramentas é o Desk.com, que permite que o time de serviço e atendimento ao cliente acesse as necessidades do usuário de qualquer lugar. 

Outra opção é o Zendesk, que possui um aplicativo móvel e proporciona às companhias fornecer suporte ao cliente e monitorar emergências 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

Pagamentos via mobile

Mais uma vez os dispositivos móveis e a tecnologia se mostram substituindo rotinas engessadas do passado. É cada vez mais comum que as pessoas utilizem seus smartphones para resolver suas finanças. Logo, aumenta também o número de empresas que aceitam pagamentos eletrônicos por meio desses dispositivos. 

Utilizar tecnologias como essa também permite às organizações integrar dados com outros aplicativos de uma maneira mais fácil, conectando outros sistemas corporativos e otimizando os fluxos para otimizar outas áreas da empresa. 

CRM (Customer Relationship Management)

Uma ferramenta da CRM disponibiliza aos gestores da empresa uma ampla capacidade de cuidar do relacionamento com o cliente. O que esses softwares fazem é manter um minucioso controle e organização de todo o relacionamento com o comprador, desde a fase de captação até o pós-vendas.

Essa simples atitude de colocar o cliente como o foco principal dos processos do negócio pode melhorar drasticamente a relação entre as partes. Isso porque, ao manter essa estratégia, você cuida de maneira ampla do bom atendimento, suporte e relacionamento em geral com o comprador. 

Usar a mobilidade para fortalecer o relacionamento da sua empresa com o seu cliente é uma solução simples, mas que muitos negócios ainda ignoram. Nesse momento em que tudo é tão tecnológico, as companhias precisam se munir dessas ferramentas para que conquistem cada vez mais o seu lugar no mercado.

Lembre-se de que as soluções não precisam ser implementadas todas de uma vez, mas sim de acordo com a necessidade do negócio. O fundamental mesmo é conhecer a possibilidade de melhoria de recursos, relacionamento e faturamento que essas tecnologias podem trazer a sua empresa. 

Agora que você já sabe tudo sobre mobilidade e relacionamento com o cliente, aprenda a trabalhar a inovação como estratégia competitiva!

Postagens relacionadas
Como exportar produtos dentro da lei?
Saiba trabalhar a exportação para fugir da crise
Logística Reversa: Guia completo de como reduzir gastos com retorno no seu negócio
5 passos para um controle de estoque poderoso
[E-book gratuito] Manual do Organizador de Eventos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web