Banner para o guia Inovação, o futuro dos negócios. Guia Missão Técnica GS1 Brasil — AlemanhaPowered by Rock Convert
Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Entender quem são e como seus clientes se relacionam com sua marca é um dos grandes desejos dos empresários. Nesse sentido, o Big Data e comportamento do consumidor estão intimamente ligados. Isso acontece, pois a tecnologia possibilita às empresas analisarem e utilizarem as variáveis obtidas por meio do Data de maneira competitiva.

Até pouco tempo atrás, coletar dados sobre os clientes e seus hábitos de compra não era uma tarefa fácil, uma vez que era necessária a análise manual de muitas informações. Além de trabalhoso, esse processo gerava dados imprecisos e que poderiam surtir efeitos contrários aos esperados durante uma campanha, por exemplo.

No entanto, a tecnologia trouxe muitos avanços nesse sentido, sendo a mais importante delas o Big Data. Esse recurso permite que as empresas acumulem a analisem um enorme volume de dados, apurando informações confiáveis sobre o mercado, o comportamento dos clientes, entre outros fatores.

Neste artigo, explicaremos o que é o Big Data e apresentaremos ainda algumas vantagens competitivas que essa tecnologia pode trazer para o dia a dia do seu negócio. Continue lendo para saber mais!

O que é o Big Data?

Seja uma visita a um site de notícias, a navegação nas redes sociais ou a compra de um produto via e-commerce, cada passo que damos na internet hoje deixa rastros. Inclusive, é graças a eles que as empresas podem capturar informações e traduzi-las em inteligência de mercado. E é nesse âmbito que podemos situar o Big Data.

De maneira geral, o Big Data nada mais é do que o enorme volume de dados deixados pelos clientes durante suas experiências de compra ou até mesmo em uma visita descompromissada por uma loja virtual.

Contudo, não basta reunir um grande fluxo de informações e não ter como analisa-las da maneira correta. Por isso, as empresas têm hoje acesso ao chamado Big Data Analytics, que é a tradução desses dados para que eles se tornem auxiliares na tomada de decisões ou até mesmo para que possam ser usados para desenhar o perfil dos clientes de uma loja.

O Big Data pode, por exemplo, ajudar as equipes de marketing a criar campanhas cada vez mais segmentadas para os consumidores certos ou oferecer uma visão ampla de como o mercado e o consumidor se comportam. Essas características fazem dessa tecnologia uma ferramenta competitiva importante para as empresas.

Já em âmbitos internos, essa profunda análise de dados combinada com outras tecnologias, pode auxiliar gestores a coordenarem de maneira mais eficaz seus departamentos de logística e produção, por exemplo.  

Como o Big Data ajuda a entender o comportamento do consumidor?

Para as marcas, conhecer sua clientela é um fator essencial para viabilizar uma série de ações, como é o caso dos investimentos em propaganda e marketing. E é por isso que a tecnologia pode ter um grande impacto para aqueles que desejam melhorar o alcance e as conversões de uma empresa.

Confira a seguir alguns pontos que o Big Data pode ajudar na compreensão dos modelos comportamentais do público:

Identificação do comportamento e padrões de compra dos consumidores

Com o uso de softwares especializados em análise de dados, os gestores podem ter acesso a inúmeras informações que são processadas ao longo de buscas na web, formulários preenchidos, compras online ou uma simples navegação em um site.

Entre as variáveis mais importantes que podemos ter acesso com o estudo de dados, estão os padrões de compra e o perfil comportamental dos consumidores. Também podemos conhecer quais os canais de consumo mais utilizados e as formas de comunicação preferidas de cada cliente, facilitando o desenvolvimento de campanhas mais efetivas.

Segmentação de campanhas para os diferentes perfis de clientes

A análise de dados permite desenhar perfis mais detalhados sobre clientes fidelizados e em potencial de uma empresa, seja ela voltada para B2B ou B2C.

O mais importante é que esses modelos comportamentais são baseados em informações reais, agrupadas em diversos canais de navegação existentes.

Redes sociais, e-commerce, buscas online, interações via e-mail, chat ou formulário, não importa. Conforme navegamos online, milhares de informações são deixadas em cada clique ou site de acessamos. Essas informações são altamente valiosas para qualquer negócio, possibilitando a veiculação de campanhas segmentadas e mais direcionadas, que aumentam a identificação do cliente com a empresa.

Análise em tempo real do comportamento dos consumidores

Hoje, a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada e por isso é fundamental que as empresas disponham de ferramentas que permitam desenvolver estratégias e aplicar iniciativas imediatas em seu dia a dia.

Nesse aspecto, o Big Data possibilita que essas aplicações sejam feitas em tempo real, trazendo mais agilidade e tornando-se um importante diferencial para os departamentos de marketing.

Com esse auxílio é possível, por exemplo, personalizar informações e conteúdos dentro dos canais de comunicação de uma marca de acordo com o perfil de cada visitante, no exato momento em que eles acessam esses canais.

Quais são as vantagens competitivas do Big Data?

Certamente, todas as empresas desejam sair na frente dos concorrentes, criando as melhores condições de compra e um atendimento de excelência para seus clientes, não é mesmo?

E é nesse momento que o Big Data se torna uma importante ferramenta de marketing e mercado, pois ele ajuda as organizações a estarem cada vez mais próximas e com um diálogo mais afinado com seu consumidor.

A seguir, apresentamos alguns benefícios importantes que a utilização do Big Data oferece às empresas e aos departamentos de marketing. Confira!

Atendimento mais eficaz

Fazer com que seu cliente sinta-se único e especial é um recurso muito forte, que pode aumentar a presença da sua empresa no mercado.

Quando conhecemos os dados de um cliente, podemos identificar quais os meios de comunicação mais utilizados por ele e qual tipo de linguagem influencia seus níveis de interação com os conteúdos nas redes sociais. Além disso, sabemos como ele espera ser atendido e quais atitudes de uma empresa fazem com que ele sinta-se satisfeito e compelido a indicar a marca.

De modo geral, adaptar a linguagem da empresa e direcionar os conteúdos para os canais corretos, além de fortalecer o diálogo com o cliente, é uma importante maneira de oferecer comodidade e criar experiências ainda mais personalizadas.

Nos dias de hoje, é importante que os gestores entendam que o consumidor deve estar no centro de qualquer estratégia desenvolvida e que o atendimento deve ser tão personalizado quanto as campanhas de marketing.

Tendo isso em mente e com a ajuda das informações obtidas com o Big Data, podemos melhorar significamente o atendimento ao cliente e potencializar os resultados de uma empresa.

Veiculação de campanhas segmentadas

Como já destacamos anteriormente, o Big Data permite entender as preferências dos clientes a partir de seus históricos de compras e busca certo? Munidas dessas informações, as equipes de marketing podem criar campanhas online altamente segmentadas, potencializando os índices de conversão de uma empresa.

Além de tornar um negócio mais competitivo, essa pode ser uma boa alternativa para superar momentos de crise no cenário econômico, por exemplo.

Análise de seus concorrentes

Uma vantagem bastante interessante que o Big Data proporciona são facilidades para quem deseja entender o que as outras marcas estão realizando e como as estratégias vêm influenciando seus respectivos desempenhos no mercado.

Como todas as informações são agrupadas e podem ser analisadas em conjunto, é possível estabelecer uma análise minuciosa e confiável dos dados coletados.

Resumidamente, podemos aprender a partir dos erros cometidos pela concorrência. Isso acontece porque as falhas cometidas por outras empresas também deixam informações que podem ser coletadas e analisadas por essas ferramentas.

A forte ligação entre Big Data e comportamento do consumidor pode melhorar sua entrega e fazer do seu negócio mais competitivo. Por meio dos dados coletados, conheça seus clientes, sabendo quais seus gostos e expectativas; entenda como aprimorar a experiência do consumidor e aumentar sua satisfação com a marca e aprenda a encontrar caminhos para estimular o consumo, entendendo como o mercado se comporta.

E aí, o que achou dessas dicas? Quer saber mais sobre o mundo dos negócios? Leia também este outro artigo e entenda como a inovação pode ajudar você a aumentar suas vendas e fidelizar clientes!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert