A rastreabilidade na sua empresa funciona de verdade?
Em alguns mercados, a rastreabilidade era vista até pouco tempo como um diferencial entre um produto considerado nobre e outro “normal”. Porém, as soluções tecnológicas ficaram mais acessíveis à sociedade mais consciente, e a rastreabilidade passou a ser uma realidade para muitos segmentos.
Não são apenas as grandes empresas que conseguem aplicar a rastreabilidade em seus processos, mas pequenos e médios negócios também podem melhorar sua eficiência, crescer em credibilidade e proteger suas marcas e seus produtos. Afinal, é a única maneira de identificar todo o caminho de um produto até o consumidor final e garantir maior controle e segurança.
Além disso, a rastreabilidade é uma estratégia de crescimento para as empresas, pois oferece uma visão geral e ao mesmo tempo detalhada dos seus processos.
Já estamos vivendo um tempo em que as empresas estão mais conscientes de sua importância. Porém, no médio e longo prazos só se manterão ativas e relevantes as organizações com um sistema de rastreabilidade eficiente e que souberem usar as informações de forma estratégica, para projetar suas ações de crescimento.
Não é à toa que a rastreabilidade tem sido tão aplicada na indústria, na produção, na logística, no setor de saúde e de alimentos. Inclusive, órgãos reguladores estão lançando e atualizando normas para melhorar a segurança e o controle desses processos, como a nova resolução DC/Anvisa Nº 591, que definiu normas para o sistema de Identificação Única de Dispositivos Médicos (UDI).
Para que todo o sistema funcione, a empresa precisa ter sua cultura empresarial alinhada e suportada por fornecedores e parceiros. E a melhor maneira de investir em tecnologias adequadas às necessidades do negócio é entendendo como a rastreabilidade pode ser aplicada na estrutura da empresa e no seu tipo de produto.
A rastreabilidade não é uma implementação única, mas personalizada. E aqui fica a pergunta: será que a rastreabilidade está funcionando de verdade na sua empresa?
Uma maneira de garantir que a resposta para essa pergunta seja positiva é através da contratação de uma consultoria em rastreabilidade experiente, para avaliar o nível de maturidade do processo de rastreabilidade do negócio, acompanhando a trajetória do produto e verificando a necessidade de aprimoramento ou adequação do sistema.
A GS1 Brasil, em parceria com a Korde, tem como objetivo ajudar as empresas a chegarem até seu destino com sucesso. Com a consultoria em rastreabilidade, a empresa passa a ter mais visibilidade do processo produtivo da sua empresa, verifica oportunidades de melhorias, define processos de prevenção de riscos e recall, tudo isso para que estejam em conformidade com as normas e as regulamentações do seu setor no Brasil e em todo o mundo, e para que tenham os melhores resultados possíveis de maneira personalizada.
Tenha resultados mais duradouros e proporcione uma melhor experiência ao seu cliente: conheça e contrate a consultoria em rastreabilidade com a empresa que tem expertise no mercado e inúmeros cases de sucesso.
Entre em contato, fale com um especialista Korde e transforme o seu negócio!