9 técnicas de negociação infalíveis para utilizar em sua empresa

Há quem diga que negociar é uma arte, já outros dizem que é uma habilidade. O que não deixa dúvidas é a importância de saber realizar negociações da melhor forma possível. É por meio delas que se torna viável firmar um acordo entre pessoas ou empresas com diferentes interesses e necessidades, de forma com que todos saiam satisfeitos.

Guia da Negociação

Portanto, é fundamental para o desenvolvimento de uma organização utilizar as negociações como estratégia. O senso comum pode interpretar a habilidade para negociar como um dom, algo inato. Entretanto, é possível desenvolver essa competência. Aprender técnicas de negociação e aplicá-las em diferentes contextos é a melhor maneira de adquirir o know-how para se tornar um grande negociador.

Neste post, apresentaremos 9 técnicas de negociação infalíveis para você utilizar em sua empresa. Confira!

1. Planeje a negociação

Antes do momento de negociação, é imprescindível haver preparo e planejamento. A informação é poder, portanto, busque coletar informações sobre o que vai ser negociado e com quem isso será feito, por mais remotos que os dados pareçam ser. Conhecer os interesses da outra parte, seus prazos, orçamento, e outros fatores relevantes pode fornecer melhores noções sobre quais técnicas e quais argumentos utilizar.

Além disso, nessa etapa tão importante é preciso conhecer os seus próprios objetivos, limitações, conhecimento, e até mesmo as possibilidades de fazer concessões. Portanto, para se chegar a um acordo favorável para as duas empresas, é necessária uma boa dose de conhecimento sobre ambas as partes.

2. Seja um bom ouvinte

Outro ponto que deve ser considerado antes de qualquer uma das técnicas de negociação é se preocupar em ser um bom ouvinte. Você deve se mostrar interessado e aberto a ouvir o outro lado, pois isso com fará que a outra parte se sinta importante e mais confortável. E, é claro, é uma estratégia para que você consiga extrair as informações mais importantes para entender melhor sobre a empresa com a qual negocia.

3. Cobre mais e ofereça menos

A primeira recomendação é de cobrar mais e oferecer menos no início. Essa técnica fará com que a outra parte acredite que saiu ganhando quando você fizer uma concessão que já estava prevista no planejamento.

Uma dica interessante é utilizar a regra dos 10%. Ou seja, se sua empresa puder pagar R$ 100,00 por uma mercadoria, inicie dizendo que só pode pagar R$ 90,00. No caso contrário, em que você vende um produto, também é indicado embutir esses 10% no preço. Assim, quando você realizar alguma concessão relacionada a esses valores, o outro negociante certamente se sentirá mais entusiasmado para fechar o acordo.

4. Respeite suas limitações

Falando em concessões, é um fato que elas incentivam a conclusão do negócio por parte da outra empresa. Porém, não se pode deixar cegar por esse benefício e fazer seguidas concessões que podem ultrapassar os limites do orçamento do seu negócio. A já citada técnica de negociação dos 10% é uma boa saída para esse dilema.

5. Não tenha pressa

Essa técnica de negociação mostra que é preciso tomar cuidado com a empolgação em excesso. Por mais atraente que seja a primeira proposta, é preciso ir com cautela e apresentar alguma contraproposta. Fazer isso garantirá que, de fato, você consiga as melhores condições de negócio.

Outro ponto que merece atenção é a paciência. Mantenha a calma e evite momentos de estresse, que podem deixar o clima tenso e tornar o momento de negociação desfavorável para ambas as partes. É importante lembrar que você deve transmitir o máximo de tranquilidade e segurança para o outro negociante.

6. Mostre que você tem alternativas

Uma das técnicas de negociação mais utilizadas quando o quesito é garantir um bom preço. Você deve mostrar que tem outras opções de parceiros no mercado, por mais interessado que esteja em fechar um acordo com esse fornecedor em específico.

Em geral, isso pressiona o outro negociante e faz com que ele queira fazer a negociação com você para não perder a venda ou compra. Entretanto, é preciso ter consciência de que a técnica pode não funcionar. Sendo assim, busque realmente alternativas interessantes para seu negócio.

7. Apresente os principais obstáculos

Ser direto e apresentar logo os principais obstáculos para a negociação pode conferir à sua empresa maior poder e domínio sobre o processo, pois assim a outra parte buscará soluções direcionadas a esses problemas. Dessa forma, o acordo pode ser realizado de forma mais simples.

Contudo, tenha cuidado para não deixar todos os seus objetivos muito visíveis. Em razão de a outra parte conhecer melhor seus interesses e pontos de resistência, ela pode ganhar maior domínio sobre a negociação. Portanto, não deixe tudo o que você quer exposto de forma clara demais.

8. Aposte em gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas de comunicação e persuasão, logo também são técnicas de negociação. Seu objetivo é atingir aspectos instintivos, emocionais e sociais de todo ser humano, fazendo assim com que o interlocutor faça algo que você deseja. Existem diversos gatilhos mentais, como: da prova social, da autoridade, da segurança e da escassez.

Um deles que mais se encaixa no momento de negociação é o gatilho mental da reciprocidade. Ele consiste no impulso do ser humano de retribuir aquilo de bom que lhe foi dado. Portanto, ofereça vantagens para a outra parte e, assim, ela sentirá que deve fazer a negociação com você.

9. Guarde o melhor para o final

Por fim, uma das principais técnicas de negociação é deixar o melhor para o final e “fechar com chave de ouro”. Já que no início foi recomendado cobrar muito e oferecer pouco, quando chegar aos momentos finais da negociação, ofereça um bônus já planejado. Essa técnica impulsionará a conclusão do negócio.

Negociar faz parte do dia a dia, não somente na vida profissional, mas também na vida pessoal. As negociações, quando bem-feitas, proporcionam diversos benefícios, sendo o principal deles a economia de recursos financeiros. Sendo assim, conhecer as melhores técnicas de negociação é essencial para garantir sucesso na expansão e desenvolvimento de sua empresa.

Nosso post te ajudou? Conhece outras técnicas infalíveis? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe sua experiência!

banner1_negociacao

Postagens relacionadas
Inspire-se! 7 estratégias de marketing para sacudir seu negócio
Entenda a importância do planejamento tributário para sua empresa
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
planejamento estratégico
7 erros comuns no planejamento estratégico de PMEs
Como ser mais objetivo na reunião comercial?
Como ser mais objetivo na reunião comercial?
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web