9 dicas para economizar na despesa das PMEs

Em tempos de crise, economizar é preciso. Apenas desta forma é possível manter a competitividade e garantir que sua pequena empresa continue crescendo e se expandindo. Mesmo práticas simples, como reduzir o desperdício e as contas de consumo no dia a dia, podem fazer a diferença a longo prazo. Confira essas e outras dicas para economizar nas despesas da sua PME:

Faça uma análise dos custos

Na ânsia por economizar, muitos empresários cometem o erro de cortar custos sem analisar até que ponto aquela despesa é importante para o seu negócio. Resultado: a redução, em vez de fazer bem para a empresa, acaba prejudicando os resultados da companhia.

Para não correr esse risco, é importante elencar todos os custos da empresa e seus respectivos históricos. Com essas informações em mãos, faça uma análise cuidadosa e corte apenas aquelas despesas que influenciam menos no core business da empresa e/ou têm menos participação do lucro. Crie o hábito de fazer essa análise dos custos, pelo menos, uma vez por mês.

Veja se o regime de tributação é o mais adequado para seu negócio

É público e notório que os impostos e tributos pagos pelas empresas no Brasil são elevados. No caso de uma PME, o impacto que essa quantia tem no orçamento pode até mesmo custar sua sobrevivência no mercado. Por isso, para economizar nas despesas, é importante certificar-se de que o regime de tributação vigente é realmente o mais adequado para o seu negócio. Caso não seja, você pode estar perdendo dinheiro!

Converse com o seu contador e peça uma simulação dos gastos da empresa nos regimes possíveis, como, por exemplo, Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Veja qual dos regimes tem as alíquotas e deduções que são mais adequadas para o seu negócio.

Defina metas de redução

Na hora de fazer o planejamento estratégico da sua PME, é importante incluir não somente metas de aumento de vendas, mas, também, de redução de gastos. Para definir quais custos podem ser cortados, é essencial fazer um estudo das despesas para, em seguida, estipular quais são os caminhos para atingir os índices determinados.

Tenha em mente que as metas de redução só serão cumpridas com o envolvimento da equipe. Por isso, não deixe de investir em um trabalho de conscientização para que todos entendam a importância da redução de custos. Uma estratégia é premiar os times que apresentarem os melhores resultados em determinados índices, como, por exemplo, reduzir o custo com material de escritório.

Analise seu estoque

Como anda o gerenciamento de estoque da sua PME? Para reduzir custos, é importante investir um tempo nessa análise. Um estoque abarrotado de itens que não têm muita saída é sinônimo de dinheiro parado. Por outro lado, não contar com produtos armazenados pode fazer com que sua empresa perca muitas vendas. O ideal é buscar o equilíbrio, com o setor de compras atento às necessidades do mercado e aos itens que têm maior saída na sua empresa. Planeje as compras de acordo com as vendas para não perder dinheiro.

Tenha atenção no atendimento ao cliente

Reduzir custos, sim, mas afetar o atendimento ao cliente, jamais! Na hora de analisar quais são as despesas que têm que ser reduzidas, tenha atenção e não efetue nenhum corte que possa comprometer a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente. É o barato que sai caro: ao economizar nessa área cortando, por exemplo, conveniências como estacionamento gratuito ou entrega em casa, você pode causar uma percepção negativa nos consumidores, que irão correndo para a concorrência.

Negocie com os fornecedores

A negociação com fornecedores é um ponto importante para economizar nas despesas da PME. Além de sempre fazer uma pesquisa de preço cuidadosa com vários fornecedores de determinado produto ou serviço, é importante negociar também descontos quando comprar em grande quantidade e buscar sempre condições de pagamento competitivas para o seu negócio. Isso fica mais fácil quando o departamento de compras centraliza essa negociação. É um ganha-ganha: você tem desconto por comprar em larga escala e ainda consegue reduzir perdas.

Atenção na hora de contratar e demitir funcionários

Contratar e demitir um funcionário pode sair caro para a empresa. No primeiro caso, é preciso considerar, além do salário a ser pago, custos com treinamento e adaptação. No segundo, há vários direitos trabalhistas que devem ser pagos, como multa por demissão sem justa causa.

Para economizar, considere se realmente vale a pena contratar alguém. Caso o trabalho não faça parte da atividade de rotina do negócio ou é uma demanda específica, pode valer mais a pena terceirizar ou contratar um profissional autônomo.

Reduza as contas de consumo

As contas de água, luz e telefone podem ser grandes vilãs das finanças de uma pequena empresa. Quando os funcionários não se preocupam com o desperdício, é natural que esses valores extrapolem, e muito, o que o empresário pode pagar. A solução para isso é conscientizar os profissionais e criar formas de reduzir esses gastos. Aproveitar a luz do sol, moderar o uso do ar-condicionado e desligar computadores e lâmpadas ao sair são práticas simples, mas que geram grande economia no final do mês.

Reveja os processos da empresa

Seus processos funcionam como deveriam? Para reduzir despesas, é essencial fazer um diagnóstico do negócio para avaliar o que funciona bem em termos de processo e o que é possível ser otimizado. Ao consertar o que não está indo bem, você ganha em agilidade e produtividade. Com a consequente redução do tempo de execução de determinadas tarefas, o custo também pode diminuir de forma significativa.

Mesmo pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no fluxo de caixa da empresa no final do mês. Para economizar nas despesas das PMEs, é importante investir em uma mudança de cultura e envolver todos os funcionários nesse processo. A comunicação interna pode ser uma grande aliada, a partir do momento em que envolve os profissionais e ressalta a importância da participação de todos. Não deixe também de rever maneiras de avaliar o que pode ser melhorado.

Tem outras dicas para economizar nas despesas das PMEs? Deixe nos comentários!

Postagens relacionadas
Liderança na empresa: 7 lições essenciais para um bom empreendedor
Gestão de caixa: os 7 maiores erros que minam sua lucratividade
Gestão de empresas: 7 ferramentas de estratégia para ajudar!
7 dicas para melhorar o controle de caixa da sua empresa
9 técnicas de negociação infalíveis para utilizar em sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web