Sua empresa está preparada para a automação logística?

Um novo paradigma de logística está surgindo, e muitas operações devem ser automatizadas até 2030, segundo o artigo da McKinsey & Company, empresa americana reconhecida como líder mundial no mercado de consultoria empresarial. Por meio de análises e projeções, a empresa prevê que a inteligência artificial deve assumir as atividades repetitivas e manuais que as empresas realizam, oferecendo novas soluções, como:

  •       Grandes depósitos totalmente automatizados, com veículos autônomos navegando pelos corredores.
  •       Gerentes com óculos de realidade aumentada para “enxergar” toda a operação e coordenar pessoas e robôs.
  •       Sistemas de gerenciamento acompanhando o estoque em tempo real, garantindo que ele corresponda ao sistema de pedidos.
  •       E muito mais.

A automação logística é realmente um processo que auxilia muito na produtividade e na assertividade dos negócios, e que ainda deve expandir sua aplicação no mercado. É por meio desses processos automatizados, por exemplo, que as empresas conseguem controlar melhor a entrada de dados, a leitura de documentos, os pedidos de mercadorias no sistema, tudo com foco em melhorar a eficiência operacional. 

A automação logística é uma resposta para um mundo mais conectado e com mais demandas, que acaba por exigir resultados cada vez mais rápidos e melhores.

Sua empresa está preparada para essa transformação?

Apesar de parecer complexo, existem muitos processos que valem a pena ser automatizados no dia a dia empresarial, garantindo ótimos retornos. Alguns deles são:

  •       Análise e processamento de e-mail com documentos, sejam de fornecedores ou pedidos de clientes.
  •       Envio de atualizações para clientes e parceiros.
  •       Realização de inventário – com mais agilidade e menos possibilidades de falhas.
  •       Informações mais centralizadas.
  •       Monitoramento de entregas.
  •       Processamento de pedidos de compra.
  •       Implementação de processos de rastreabilidade.
  •       Informações relevantes sobre o perfil de consumo do cliente, possibilitando melhores ações promocionais.

 

Se você não conta com esses benefícios ainda no seu negócio, comece a se preparar, afinal já deu para perceber que a automação logística oferece mais controle sobre os processos, ao mesmo tempo em que reduz custos e erros.

Não espere chegar 2030, quando seus concorrentes já estiverem modernizados, expandindo e fechando negócios melhores, para se atualizar e fazer as mudanças necessárias. Comece já a criar uma vantagem competitiva. Invista em adotar medidas que reduzam os controles manuais e melhorem seus resultados, em termos de produtividade e faturamento.

Existem inúmeras opções e oportunidades para iniciar esse processo de automação. Procure a mais adequada para o seu modelo de negócios no momento. Comece aqui, conhecendo melhor os benefícios da automação logística e veja como os padrões GS1 ajudam a cadeia de diversas maneiras.

Converse com um de nossos especialistas ainda hoje, para saber quais os próximos passos rumo à automação logística da sua empresa!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.