Setor alimentício: conheça 6 segredos para alcançar o sucesso

Se você atua no setor alimentício, sabe dos desafios que ele apresenta ao empreendedor. Embora os produtos sejam de fácil aceitação, a concorrência também é acirrada e você precisa lançar mão de alguns segredos para que sua empresa se destaque e alcance o sucesso.

Já conhece essas técnicas? Sabe como elas podem impulsionar os resultados do seu negócio e favorecer a expansão do seu negócio? Se a sua resposta foi negativa, não se preocupe.

Fizemos este post exatamente para contar os 6 segredos que vão promover o sucesso da sua empresa no setor alimentício. Preparado para começar?

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

Você pode gastar um bom tempo e muito dinheiro para convencer o consumidor de que ele deve consumir o seu produto do jeito que ele é ofertado. No entanto, existe um caminho mais simples e eficaz: oferecer o que o cliente quer consumir.

A ferramenta para descobrir os desejos do consumidor se chama pesquisa de mercado. Ela vai ajudá-lo a compreender a demanda do público, a parar de se questionar por que as vendas não ocorrem como você gostaria e a desenvolver um produto de acordo com as expectativas do cliente.

No setor de alimentos, essas expectativas podem envolver sabor, textura, embalagem e muitas outras características. Trabalhar com a pesquisa em mãos pode tornar seus esforços muito mais efetivos.

Mesmo que você tenha aquela receita de família que gostaria de colocar no mercado, é preciso entender que o cliente é rei. Por isso, fortaleça sua marca oferecendo o que ele deseja e, depois, estude a viabilidade de lançar uma linha com as características que você planejava como uma alternativa ao produto tradicional.

2. Crie um diferencial competitivo para o produto

O que o seu produto oferece e os seus concorrentes não? Esse é o diferencial que você pode explorar no mercado. Existem algumas formas específicas de fazer isso, e vamos contar quais são elas.

Aproveite aquela pesquisa de mercado que sugerimos no item anterior e descubra em que aspectos os seus concorrentes deixam o consumidor insatisfeito. Em seguida, tente identificar se atualmente o seu produto possui alguma característica que atende a essa expectativa não satisfeita pelo mercado.

Se você conseguir identificar que o seu produto tem essa característica, parabéns! Agora só falta torná-la conhecida do público para captar clientes!

Mas pode ser que, ao fazer essa análise, você descubra que a sua mercadoria também não atende a esses desejos do consumidor. Nesse caso, não há outro caminho: invista no desenvolvimento e aperfeiçoamento para atender o cliente como ele deseja e conquistar o mercado.

3. Invista na excelência ao desenvolver produtos

E por falar em desenvolvimento, esse é um aspecto que merece sua total consideração. Com tantos produtos e recursos à disposição, o consumidor está cada vez mais exigente quanto ao que ele coloca em seu carrinho no supermercado.

Por isso, o desenvolvimento de produtos precisa levar em consideração a experiência do consumidor. A inovação nessa área é fundamental para que a empresa permaneça relevante e consiga atrair os consumidores.

Atualmente, muitas empresas do setor alimentício investem até mesmo em uma análise sensorial para ampliar a aceitação de suas mercadorias. Não se trata apenas de cuidar do paladar ou sabor de um produto, mas de pensar na experiência completa.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o papel dessa análise é evocar, medir, analisar e interpretar reações não só do sabor do alimento, mas também da visão, do olfato, do tato e da audição.

Portanto, a excelência no desenvolvimento de produtos e uma análise detalhada de suas características certamente o ajudarão a corresponder à preferência dos consumidores, garantindo o seu espaço no mercado.

4. Fique de olho nas tendências do mercado

O setor alimentício também segue tendências, e é fundamental que sua empresa se adeque a elas. Atualmente, por exemplo, uma parcela cada vez maior de pessoas busca alimentos práticos e saudáveis.

Reduzir teor de sódio, oferecer opções sem glúten ou lactose, ressaltar na embalagem que o produto é assado e não frito são algumas das alternativas para o empreendedor que deseja fisgar o consumidor mais preocupado com a nutrição e cuidados com a saúde.

Outra questão que pode e deve ser observada diz respeito ao tamanho das embalagens. Atualmente, muitas pessoas moram sozinhas ou querem carregar na bolsa apenas uma pequena porção para uma refeição específica.

Nesse caso, oferecer apenas embalagens tamanho família pode afastar o consumidor. Ele vai pensar, em primeiro lugar, no quanto é incômodo transportá-la no dia a dia. Além disso, vai constatar que o produto passará um bom tempo aberto, resultando em possível perda da textura esperada.

5. Garanta o cumprimento de leis e normas

Cumprir as determinações legais, regulamentações e exigências de ordem sanitária é dever de qualquer fabricante de alimentos. Porém, a aceitação do produto pelos compradores depende não só desses requisitos básicos.

Para chegar ao consumidor, o produto precisa obter primeiro a aceitação de estabelecimentos comerciais. E os varejistas — especialmente os grandes do setor — querem garantir a origem da mercadoria, uma rotulagem informativa, rastreabilidade e certificação de qualidade.

Portanto, a adequação às normas de mercado também é fundamental para tornar o seu produto aceitável para esses revendedores. O código de barras é a principal ferramenta de rastreio. Ao indicar o lote, origem e fornecer informações sobre a mercadoria, ele confere credibilidade à mercadoria e potencializa oportunidades de negócios.

6. Capriche no ponto de venda

Planeje iniciativas para fortalecer sua marca no ponto de venda (PDV). Você pode propor promoções que aumentam a visibilidade do produto ou investir em ações de trade marketing, como o estabelecimento de promotores.

Com ou sem a presença de promotores, é fundamental que o empreendedor mantenha um intenso relacionamento com a equipe de vendas e o PDV. Assim ele vai descobrir como o produto está sendo recebido e o que fazer para fortalecer a marca.

Entendeu o que você pode fazer para promover o sucesso de sua empresa no setor alimentício? Gostaria de receber outras dicas e sugestões? Então não perca tempo! Siga-nos no Facebook, Twitter, Linkedin e Google+ e fique por dentro de novidades que podem alavancar as vendas em seu negócio!

 

Postagens relacionadas
vendas
Saiba como aumentar o ticket médio de suas vendas
Quais são as novas habilidades necessárias para um líder do séc XXI?
Quais são as novas habilidades necessárias para um líder do séc XXI?
Como compor um mix de produtos estratégico para impulsionar vendas?
Aprenda a utilizar a jornada do consumidor para aumentar as vendas
Drop shipping: o que é e como usar?
Drop shipping: o que é e como usar?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web