Saiba o que não pode faltar para expandir seu negócio internacionalmente

Pensando em expandir o negócio? A decisão de conquistar novos mercados, especialmente o internacional, é um passo muito importante para qualquer empreendimento e, justamente por isso, precisa ser bem planejado.

Ao decidir romper as barreiras do mercado nacional e levar seu produto e marca para novos países, o empresário precisa ter uma estratégia bem traçada. Mais do que isso, é preciso buscar se informar e adequar a sua empresa às exigências de mercado.

Se o seu negócio está em processo de expansão e você possui dúvidas de como tornar essa fase mais produtiva e eficiente, leia o post de hoje! Preparamos um conteúdo com algumas das premissas que você não pode deixar de lado para alcançar o sucesso para além das fronteiras!

Como devo conquistar um novo mercado?

Todo empresário sonha em ver o seu negócio rentável e em constante expansão. Quando uma empresa alcança a estabilidade no mercado nacional e começa a ver boas oportunidades no mercado internacional, é sinal de que é hora de pensar mais alto.

O empreendedor de sucesso deve se manter atento a tais sinais e, acima de tudo, buscar adquirir muito conhecimento, pois trata-se de um grande desafio. Conquistar um novo tipo de consumidor é uma tarefa árdua, que exige preparo e persistência.

Tal decisão não pode ser tomada com base em impulsos. Antes de iniciar todo o processo, é preciso estar por dentro de diversos aspectos para que tudo saia conforme o esperado. Pensando nisso, hoje vamos ajudá-lo! Listamos algumas dessas questões às quais você deve se atentar. Acompanhe!

O que devo saber para expandir o negócio com sucesso?

Chegamos ao ponto crucial desse conteúdo. A partir de agora, vamos falar sobre algumas questões que não podem passar despercebidas pelo empreendedor. Com isso, sua empresa terá mais condições de exportar seus produtos de maneira segura e programada.

Pesquise bastante

Em um ambiente corporativo, nenhuma decisão deve ser tomada sem antes passar por um longo processo de pesquisa. Com a conquista do mercado exterior, não poderia ser diferente.

É extremamente importante que você procure fazer uma pesquisa minuciosa sobre diversos aspectos relevantes para o processo de expansão de sua empresa. Trata-se de uma decisão importante que precisa ser tomada com base em estudos e estatísticas reais, evitando riscos desnecessários.

Desse modo, pesquise acerca da economia dos países que você deseja alcançar, observe se há alguma crise financeira e incentivos à importação. Converse com empresários que já se inseriram no mercado e pergunte sobre os principais desafios enfrentados.

Avalie a possibilidade de ir pessoalmente ao país e observar in loco, atentando-se para o modo como se comporta o consumidor e quais serão as possíveis instalações para o futuro.

Conheça bem o funcionamento do mercado

Em cada canto do mundo, o mercado funciona de uma maneira diferente. Ao expandir seu negócio, você dificilmente encontrará um mercado idêntico ao brasileiro. Por isso, é importante conhecer bem o terreno em que você vai pisar.

Para tanto, observe que tipo de exigência o consumidor apresenta. Pesquise sobre as preferências e as tendências e avalie a necessidade de adequar seu produto. Além disso, entenda mais a respeito da moeda e de como ela circula entre o público-alvo.

Estude sobre a dinâmica desse mercado e conheça seus principais concorrentes locais. Não deixe de conhecer as leis desse país e regras de mercado dominantes. Isso é importante para que você consiga entrar no mercado com mais tranquilidade e foco.

Adeque o seu produto ao novo idioma

Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante se atentar à embalagem e ao visual do seu produto. Você deverá adequá-lo completamente ao novo idioma, montando novas embalagens com descrições adequadas ao mercado almejado.

Fique atento a traduções inadequadas, evitando gerar confusão e desconforto ao cliente. Isso porque algumas expressões em português podem ser mal interpretadas em outra língua.

Portanto, mais do que traduzir as descrições de seu produto, procure reformulá-lo de acordo com o olhar do seu novo cliente. Com isso, algumas alterações poderão ser feitas com base em pesquisas e observação.

Fique por dentro das exigências legais de mercado

Levar uma empresa e seus produtos para o exterior é uma decisão que depende da implantação de diversas condições. Além da ampla regularização e autorizações burocráticas, é preciso entender as exigências de mercado.

A utilização de código de barras para identificação de seu produto é um desses requisitos que precisa ser providenciado antes de todo o processo iniciar. O código de barras é essencial para a empresa que pretende exportar, não podendo ser dispensado.

Além disso, com relação às próprias embalagens para exportação, existem determinações legais que devem ser obrigatoriamente cumpridas, como a certificação ambiental de embalagens de papelão e madeira e o uso de rótulos específicos.

Providencie o RADAR

Para exportar qualquer produto, a legislação brasileira exige que o empresário providencie o registro de exportação, conhecido como RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Trata-se de uma providência burocrática obrigatória, sem a qual o processo de exportação ou importação não poderá ser realizado. No contexto da exportação, o documento é responsável por atestar a regularidade da empresa perante a Receita Federal, sendo uma das condições para a concretização das transações internacionais.

Participe de Feiras Internacionais

Um empreendedor inteligente sabe que diante do desafio que é expandir seus negócios, é preciso contar com uma ajuda qualificada. Portanto, procure participar de Seminários e Feiras Internacionais, dialogue com outros empresários e com empresas que poderão informá-lo acerca de questões específicas.

Além disso, consulte órgãos responsáveis em ajudar os empresários a superarem tais desafios, como a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Importações de Investimentos), o DBCE (Diretório Brasileiro das Comerciais Exportadoras) e o próprio Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

E então, viu como expandir o negócio é uma decisão que exige planejamento e os conhecimentos adequados? O post de hoje teve como objetivo lhe fornecer informações importantes para que sua empresa consiga dar esse passo com segurança. Portanto, a partir de agora, comece a colocar em prática nossas dicas e siga em frente rumo ao sucesso!

Quer aprender um pouco mais? Aprenda como expandir seu negócio em 7 passos!

Postagens relacionadas
Saiba como trabalhar a inovação como estratégia competitiva
Negociação: a importância das pessoas no processo
As 6 tendências de inteligência de mercado para sua empresa adotar
10 mudanças organizacionais que podem colocar seu negócio nos trilhos
A importância do marketing digital para a expansão internacional

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web