Recall de produtos: como a rastreabilidade pode ajudar?

A rastreabilidade de produtos garante mais segurança ao mercado, às empresas e aos consumidores. Um exemplo claro disso é quando são necessárias operações de recall de determinados itens que já foram comercializados.

De acordo com o Ministério da Justiça, em 2017, quando saiu o dado mais recente, o Brasil bateu o recorde de número de recalls de produtos de consumo feitos pela indústria e fornecedores no país. Esse foi o quinto ano consecutivo que o número de recalls aumentou, desde quando iniciaram as contagens.

A responsabilidade pela qualidade e segurança dos produtos é do fabricante, ainda que ele já esteja em posse do consumidor final.

Portanto, caso haja qualquer dúvida quanto a esses itens, sua empresa deve ser capaz de remover esses produtos, que representam perigo em potencial, do mercado de forma rápida e eficiente. 

A esse processo dá-se o nome de recall. Ele exige rapidez e eficiência para ajudar a proteger seus clientes e a reputação da sua empresa. 

Através da rastreabilidade é possível saber, com maior precisão, o lote que apresentou o defeito e direcionar a ação para isso.

Como fazer um recall?

Para fazer o recall de maneira eficaz, é necessário um bom sistema de rastreabilidade que permita rastrear produtos e sua matéria-prima de trás para frente na cadeia.

Os registros de fabricação devem ser detalhados e precisos o suficiente para rastrear um lote de produto bem como os itens que o compõem. Os registros também devem rastrear todos os produtos que utilizam uma mesma matéria-prima de um lote específico.

Portanto, para um recall ocorrer da melhor forma, você precisa de um plano estabelecido com todos os procedimentos. 

Consultoria em rastreabilidade para ajudar a prevenir e melhor operacionalizar casos de recall

O recall atinge hoje os mais variados segmentos: de veículos, brinquedos, alimentos, eletrônicos, componentes mecânicos ou medicamentos, por exemplo.

Um recall pode ser muito estressante, confuso e complexo, e pensar em como resolver o problema apenas no momento em que é necessário agir pode piorar o processo. 

Normalmente, um recall envolve prejuízos financeiros e causa um impacto negativo à imagem da empresa.

Por isso, a importância de contar com procedimentos bem pensados, documentados e testados, assim os impactos podem ser reduzidos.

Mas como fazer isso?

 

Através de uma consultoria em rastreabilidade experiente. Essa pode ser a ferramenta ideal no gerenciamento de riscos.

 

 

A consultoria avalia o nível de maturidade do processo de rastreabilidade da empresa, acompanha a trajetória do produto e verifica a necessidade de aprimoramento ou adequação do sistema.

 

É nesse momento que é possível identificar, caso haja, qualquer falha na cadeia e apresentar formas de resolvê-la imediatamente.

 

A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) oferece esse serviço de consultoria que permite:

 

  •     Diagnosticar a maturidade da rastreabilidade baseada na metodologia GTC (Global Traceability Compliance Criteria Standard).

 

  •     Aperfeiçoar o sistema de rastreabilidade.
  •     Prevenir riscos e recalls.
  •     Mapear oportunidades de melhorias nos processos.



Através de sua unidade de negócios KORDE (Centro de Soluções para a Cadeia de Suprimentos), a GS1 Brasil aplica a metodologia GTC (Global Traceability Compliance Criteria Standard), globalmente utilizada em diversos setores.

 

Não espere enfrentar um grande problema, como um recall de produto, para verificar ou utilizar seu processo de rastreabilidade. 

 

Conte com a GS1 Brasil e esteja pronto para qualquer imprevisto, assegurando a qualidade e a reputação do seu negócio. 

 

Consulte um especialista em rastreabilidade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.