Rastreabilidade: fatos relevantes da nova resolução e por onde começar?
Se você atua no setor de saúde sabe que a rastreabilidade é indispensável hoje para os medicamentos e dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos. A exigência se dá como uma maneira de validar as informações com responsabilidade e segurança, exigidos inclusive pela legislação.
A nova resolução DC/Anvisa Nº 591 define regras para a identificação de dispositivos médicos através do sistema de Identificação Única de Dispositivos Médicos (UDI). A implementação dessa identificação tem como objetivo aumentar a segurança do paciente e melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos do setor da saúde.
Todo o setor se beneficiará com relatórios mais precisos, uma gestão mais eficaz de recalls, redução de erros médicos, informações mais confiáveis para os profissionais e os pacientes, proporcionando uma cadeia de suprimentos global e segura.
Uma identificação única na cadeia de suprimentos de saúde garante que todos os processos de controle estejam funcionando corretamente. Isso é fundamental para a segurança dos pacientes. E conforme o setor avança em conectar e controlar os dispositivos médicos, as soluções da GS1 Brasil em rastreabilidade ajudam as empresas a otimizar e a reduzir (ou eliminar) perdas com este sistema.
É através dos Padrões GS1 Brasil que a área da saúde ganha eficiência na cadeia de suprimentos, melhorando sua rastreabilidade de medicamentos e dispositivos médicos e odontológicos.
Além da Anvisa, o FDA (Federal Drug Administration) dos Estados Unidos, a Comissão Europeia e outros reguladores fizeram da UDI uma prioridade estratégica para a segurança e os processos de negócios de saúde ao redor do mundo.
Pesquisas da H2R em conjunto com a GS1 Brasil, desde dezembro de 2020, 73% das empresas do setor utilizam código de barras para a identificação de seus produtos. A quantidade de produtos vendidos com código de barras chegou a 92%, representando 91% do faturamento das empresas. Ou seja, além de seguro, o produto com código de barras ainda colabora para um resultado mais positivo das empresas que o implementam.
Por onde começar a investir em rastreabilidade e adequar os processos da minha empresa?
Em primeiro lugar, para a rastreabilidade acontecer é preciso que o produto possua um código de barras, que oferece as informações sobre o produto e interliga toda a cadeia produtiva.
É a partir desse código, através dos Padrões GS1, que o seu negócio ganha credibilidade, passa segurança, otimiza e agiliza processos, além de se manter de acordo com as legislações do setor.
Para sua empresa cumprir as normas de UDI, você pode contar com a consultoria da Korde com um passo a passo específico e personalizado. A GS1 Brasil tem experiência garantida na implementação de rastreabilidade em organizações de todo o mundo. Conheça mais sobre as nossas soluções!