Rastreabilidade de ponta a ponta
Você sabe exatamente o que é rastreabilidade de produtos e qual é a sua relevância na cadeia de suprimentos? Então, convidamos você a conhecer de ponta a ponta as finalidades e os benefícios relacionados a este processo.
Finalidade e benefícios da rastreabilidade
A rastreabilidade de produtos surgiu a partir da necessidade de saber a origem e a localização de um produto na cadeia logística, por meio da impressão de números de identificação, ou seja, é possível monitorar o movimento dos produtos e ter acesso a informações, como histórico, localização e status dos itens.
O processo de rastreabilidade garante a autenticidade do produto e costuma estar presente desde a extração de matérias-primas, passando pela distribuição dos produtos aos usuários finais, até o seu descarte final.
Além disso, é possível utilizá-lo para identificar se há algum gap no controle logístico; realizar recall de produtos com mais rapidez e eficácia; evitar a perda de produtos; mostrar a transparência e a segurança da cadeia produtiva; potencializar recursos, peças e estoque; criar uma conexão positiva com os consumidores e, até mesmo, controlar a pegada de carbono contida nos produtos, um fator ecológico muito valorizado no atual cenário.
Tudo isso faz com que a empresa que realiza adequadamente a rastreabilidade dos produtos de ponta a ponta esteja adequada às exigências legais dos órgãos reguladores e ganhe mais visibilidade da cadeia por onde os seus produtos transitam, o que agrega muito mais valor e qualidade ao produto, assim como aumenta a vantagem competitiva por meio dos dados gerados e auxilia no crescimento corporativo.
Cada vez mais empresas utilizam o processo de rastreabilidade
Uma análise do Monitor Deloitte aponta que investir em processos de rastreabilidade de produtos é fundamental para dar garantia de origem ao cliente e gerar visibilidade para a empresa. Tanto que a projeção de crescimento do mercado de rastreabilidade no Brasil até este ano é 8,7% maior do que a estimativa de crescimento do próprio PIB (Produto Interno Bruto) no País, que é de 6,7%.
Muitas empresas brasileiras já possuem esta percepção, tanto que, de acordo com o Relatório do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) da SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor), aproximadamente 59% das empresas realizam o processo de rastreabilidade dentro da sua unidade fabril.
O Índice de Automação do Mercado Brasileiro e de Consumidores de 2020, por sua vez, revela dados interessantes sobre a rastreabilidade de produtos em diferentes setores (indústria e comércio). O levantamento indica que 30% das empresas de comércio e serviços possuem processo de rastreabilidade dos seus produtos na cadeia de suprimentos. Já na indústria, esse índice duplica, passando a ser de 61%.
Confira também o Infográfico: “6 razões para o avanço da rastreabilidade de produtos no Brasil”.
Por que inovar?
Se você leu este post até aqui, provavelmente, agora entende por que a rastreabilidade é uma solução inovadora que permite conectar todos os elos da cadeia de suprimentos e como ela possibilita que o fluxo de informação chegue para todo o mercado de forma mais ordenada.
Portanto, se a sua empresa busca constantemente oferecer soluções arrojadas para o mercado e posicionar-se positivamente entre seus clientes, implementar a rastreabilidade é uma forma de fazer isso acontecer, pois diferenciará o seu produto entre a concorrência e contribuirá para a gestão integrada do seu negócio.
Conheça o Traceability Project
Quer saber mais sobre este tema e conferir cases de sucesso que utilizaram o processo de rastreabilidade de produtos?
A GS1 Global criou o Traceability Project, uma biblioteca digital que reúne os principais cases de empresas que usam os Padrões GS1 para fazer a rastreabilidade de seus produtos, bem como histórias de sucesso dos cinco continentes e dos mais variados setores, como varejo, indústria, logística e transportes e Indústria 4.0.
Se gostou do que leu, compartilhe este conteúdo com outras pessoas!