O que você ainda precisa saber sobre rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade é a habilidade de identificar toda a história de um produto, desde a matéria-prima que o compõe, até a localização exata que ele se encontra dentro da cadeia de suprimentos.

Esse processo é possível através do uso de um código exclusivo de identificação do item e de códigos complementares que registram os eventos relativos a sua história, tudo isso identificado em código de barras ou 2D, que permitem o acesso automático a informações sobre aquele item em trânsito.

Através do Sistema GS1 é possível descobrir informações, como sua origem, seu destino e em que ponto ele está localizado no momento da consulta.

O que é rastreabilidade do produto?

É uma forma de garantir qualidade e segurança das mercadorias e do consumo.

É o registro das informações necessárias sobre qualquer produto, como fabricante, fornecedor e distribuidor. Essas informações são rastreadas em todos os processos, desde a aquisição de matérias-primas até a montagem, distribuição e vendas.

A rastreabilidade tem representado forte impacto em todas as áreas produtivas e, por isso, conhecer e investir nisso é tão importante. 

Como é feita a rastreabilidade de um produto?

Existem diferentes formas de realizar esse processo e muitas tecnologias que atendem aos requisitos de rastreabilidade de produtos:

1.     Gerenciamento de ativos na indústria

Aqui, a rastreabilidade acompanha qualquer alteração na localização dos ativos da empresa, que podem ser qualquer bem físico, como máquinas, equipamentos e ferramentas.

É possível avaliar a disponibilidade e a ociosidade de cada ativo, o que permite um aumento da produtividade da empresa. 

2.     Produção automatizada

Funciona com sistemas de controles produtivos automatizados, coleta de dados através de códigos de barras e etiquetas RFID (Radio Frequency Identification), por exemplo.

Esses sistemas auxiliam e registram a evolução do produto em todo seu processo, permitindo o planejamento e a organização das linhas de produção de forma mais eficiente.

3.     Logística interna

Na logística interna, a rastreabilidade auxilia no controle de todas as movimentações de produtos. Isso faz com que o estoque seja controlado de forma exata, evitando perdas, extravios e furtos.

4.     Logística externa

Na logística externa também é possível controlar o fluxo de materiais e os vínculos com o fluxo de informações.

Aqui, a rastreabilidade engloba toda a cadeia de suprimentos da origem até que o produto chegue ao consumidor final.

5.     Kanban eletrônico

O sistema Kanban funciona hoje de forma mais automatizada. Ele realiza ordens de pedidos, considera o estoque de produtos e também detecta, por exemplo, a proximidade do prazo de validade, indicando a utilização prioritária deste produto.

6.     Integração com o MES

A rastreabilidade integrada com o sistema MES (Manufacturing Execution System) aprimora o processo de geração de informações em tempo real dos produtos.

7.     Etiquetagem de embalagem terciária

Um produto pode ser rastreado através das etiquetas na própria embalagem. Isso pode acontecer nas unidades logísticas, agrupando lotes de produtos e representado-os por numeração serial, data de fabricação, entre outras informações..

Como fazer a rastreabilidade?

A tecnologia escolhida para a rastreabilidade dentro da sua empresa deve ser feita pensando na necessidade e nos processos já existentes. 

  • Antes de iniciar, é preciso o planejamento e a revisão de processos. Uma consultoria em rastreabilidade poderá ajudar na identificação de pontos de vulnerabilidade e ações de melhoria para atingir os resultados esperados. O sucesso da rastreabilidade envolve a identificação inequívoca dos itens, seu histórico de produção e movimentação, a integração de todas as etapas em sistemas de informação com a gestão dos vínculos, tornando transparente todo o ciclo de vida de um produto, para melhor orientar a tomada de decisão. O resultado final é a segurança do consumidor.

Conte com a GS1 Brasil e com a Korde para adequar seu processo de rastreabilidade e garantir melhores resultados para a sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.