O futuro já começou: tecnologias que impulsionam os negócios

 

A revolução tecnológica já começou. Estamos vivendo hoje um momento de transformação cultural, econômica e social, com grandes mudanças nos modos de viver e fazer negócios.

A tendência é que tudo isso continue a expandir e, por isso, as empresas precisam ser rápidas e atentas às mudanças. Os processos precisam se tornar mais digitalizados e os negócios terão que se adaptar às novas tecnologias para se manterem competitivos.

Por mais que pareça assustador ou trabalhoso demais operar tantas mudanças hoje, as tecnologias devem impulsionar o crescimento das empresas, reduzindo custos e agilizando muitos processos. 

Tecnologias e tendências de impacto

Segundo a primeira edição do relatório anual de análises e cenários futuros xTech Views, produzido pela Singularity University Brazil, algumas tecnologias e tendências que podem impactar o PIB (Produto Interno Bruto) e a geração de empregos em todo o mundo nos próximos anos são:

1-     Desenvolvimento humano exponencializado

Associar tecnologia e desenvolvimento humano é uma forte tendência e começar a se adaptar a isso é uma estratégia para se destacar nos próximos anos.

Os aplicativos e softwares devem ser criados com a premissa de serem escaláveis e individualizados. O custo da personalização pode ser alto de início, mas com o avanço das tecnologias o custo deve diminuir e o acesso ficará democratizado.

2-     Criptoeconomia 

Blockchain e criptomoedas são termos que têm dominado a internet nos últimos tempos. A valorização da criptomoeda deve continuar crescendo e, com o aumento das transações, devem aumentar também as estratégias para evitar lavagem de dinheiro e financiamento de grupos terroristas.

Por isso, muitas instituições investem em blockchains, para o rastreio do envio e o recebimento de moeda digital. Essa tecnologia visa promover mais segurança para diversos tipos de transações on-line e evitar fraudes e vazamento de informações. 

 

3-     Inteligência artificial emocional

A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia. Alexa, Siri e Google Assistant são exemplos da popularização dessas tecnologias, que executam funções antes jamais imaginadas.

Com a evolução constante da tecnologia, até mesmo as inteligências artificiais mais incríveis de hoje devem sofrer alterações e ficar ainda mais humanizadas. Ou seja, os dispositivos podem, em um futuro próximo, perceber e reagir às nossas emoções. 

 

4-     Economia das ideias

Ainda de acordo com o relatório xTech Views, ideias são ativos imateriais, mas que ganham forma por meio das inovações, que otimizam e criam mercados.

Na economia, as ideias têm o poder de reinventar conceitos e modelos estabelecidos, recriando a própria economia. Por isso, tem grande valor e impacto.

 

Conclusão

Outras tecnologias, além dessas, ainda devem surgir, com o objetivo de aumentar a produtividade e eliminar gargalos operacionais nas empresas. A tendência é que esses novos recursos tecnológicos ofereçam serviços mais econômicos e uma gestão mais otimizada para as empresas.

Digitalização de rotinas, processos mais integrados e dados da nuvem são avanços que devem mudar e impulsionar os negócios daqui para frente. QR Codes e códigos de barras também são uma forte estratégia para tornar o acompanhamento de um item mais simples e econômico. 

Para saber mais sobre as tendências nessa área, mudanças previstas para os próximos dez anos, análises sobre lideranças nesse novo cenário e cases de sucesso, baixe nosso e-book gratuito: “Guia com tecnologias aplicáveis para promover o crescimento da sua empresa”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.