Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Você sabe o que são locávoros? Esse termo pode representar a sua próxima grande oportunidade de negócio. Essa palavra, que pode soar estranha, representa as pessoas que priorizam os produtos cultivados apenas na sua região.

Mas os locávoros realmente existem?

Você pode se perguntar se realmente existe uma boa amostra de pessoas que consomem apenas produtos produzidos localmente. No entanto, essa é uma grande tendência mundial. Os locávoros representam um público crescente.

Sinal disso é um dos lemas dos ambientalistas estrangeiros, ele diz: “think globaly, act locally” (pense globalmente, aja localmente). Essa frase serve como um norte para todas as ações de quem se preocupa com o meio ambiente e com a natureza. Além de ser um público que prioriza sua saúde e o futuro da sua comunidade.

No Brasil, este grupo de pessoas são chamados de Locávoros. O nome é um analogismo de carnívoros ou herbívoros. Ela já consta no dicionário, onde é conceituada como: “alguém que come localmente sempre que possível”.

O que originou esse nome?

Algumas pessoas, buscando a sustentabilidade, perceberam que consumir produtos locais traria uma série de benefícios a si mesmas e aos outros. Assim esse hábito começou e é definido pelo raio de quilometragem.

Toda produção de alimento cultivado nesse espaço pré-delimitado representa um leque de opções no cardápio dos locávoros. Além disso, esse grupo de pessoas prioriza produtos com embalagem biodegradável e que de preferência possuam selos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Quais são os benefícios de se tornar um locávoro?

Você, que pode estar acostumado a comprar tudo o que precisa em grandes supermercados, talvez ainda não tenha visualizado todos os benefícios que este hábito traz aos que investem na comunidade de produtores locais.

Transporte reduzido

Imagine quanto em logística se gasta diariamente para conectar produtores do outro lado do mundo até um mercado no Brasil. O dinheiro investido nesse processo é todo incluído no produto final. O que o encarece enquanto o produto recebe uma quantia mínima.

Essa minimização no esforço de transporte também diminui drasticamente toda a poluição causada pelos grandes caminhões e navios responsáveis pela grande geração de gás carbônico, o CO2.

Qualidade do produto

Já pensou no nível de agrotóxicos usados em grandes lavouras que precisam extrair o máximo possível de cada centímetro de terra? Esses produtos, por mais que pareçam naturais, contam com diversos aditivos que alteram a sua estrutura original, diminuindo sua qualidade.

Os produtos cultivados localmente, dependendo do produtor, possuem uma qualidade muito superior do que até produtos naturais de mais longe, pois a tendência é que a fonte de alimento, por ser mais próxima, entregue alimentos mais frescos, recém colhidos da terra.

Esse tipo de qualidade é algo muito raro no mercado. Com certeza, muitos nutrientes são perdidos para garantir que o alimento continue conservado por mais tempo. Além do conservante, o tempo da terra ao prato é um grande influenciador.

Estímulo do comércio local

Imagine uma pequena cidade onde todos buscam fazer negócio apenas com as pessoas da região. Essa união é capaz de originar um grande crescimento pelo apoio interno. Dessa forma, o capital da cidade continua dentro dela. Em vez de lançar esse dinheiro para fora, apenas os investimentos externos chegam à cidade.

Inclusive, esse fortalecimento interno torna uma economia local muito mais atrativa. Outras empresas buscarão começar seus negócios na cidade. Aumentando os empregos da região, o dinheiro circulando e gerando novas oportunidades para todos.

Diminuição de sacolas plásticas

Essa vilã também tem a sua demanda diminuída pelo hábito dos locávoros. Afinal, consumindo apenas produtos perto de casa, a necessidade de sacolas cai drasticamente.

Nessa situação ganham vez os carrinhos de compra, sacolas ambientes e etc – que podem ser utilizados e reutilizados diversas vezes ao fazer a feira de produtos de locais diária.

Por que e como investir na economia de locávoros?

Pode parecer arriscado, mas abrir os olhos de sua empresa para a economia local pode ser o grande segredo para que o seu negócio deslanche com novas oportunidades. Confira alguns benefícios:

Network

Empresas que atuam majoritariamente perto de sua sede, tendem, invariavelmente a conseguir mais contatos, pois a sua cidade passará a frequentar mais a empresa. O que com certeza trará novas oportunidades de negócio e novas vendas.

Venda otimizada

Quanto uma grande rede de varejo pagaria pela sua pequena produção? Muito provavelmente você teria de trabalhar muito, produzir mais para lucrar apenas um pouco por cada unidade de produto.

Pense em quanto ganharia a mais se pudesse vender por um preço que se aproxima mais do que é cobrado nas gôndolas. Mesmo lucrando bem mais, poderia dar um valor muito menor do que o cobrado pelo mercado que possui mais contas e custos embutidos no produto.

Capital protegido

O que uma grande rede de varejo representa para um pequeno produtos? Não seria tudo o que ele tem como carteira de cliente? Por isso, possuir diversos clientes locais em vez de um grande externo dá maior segurança ao negócio. Pois se perder um pequeno cliente, logo virão novos consumidores para suprir essa lacuna. Esse tipo de segurança, em época de crise, é algo a ser valorizado grandemente.

Fortalecimento da comunidade local

Quanto você precisaria gastar em publicidade para fortalecer a sua imagem com o valor agregado de uma instituição que se preocupa e trabalha ativamente para fazer da comunidade local um lugar melhor.

Trabalhar voltado a locávoros trazem diversos ganhos em valor à marca de quem investe nisso, pois conseguirá cobrar menos, oferecer mais qualidade, com mais agilidade e ainda por cima estará contribuindo para a construção e fomentação de uma economia local forte.

Que tal buscar oferecer seus produtos e comprar tudo o que precisa em feiras de produtos naturais locais? Isso fará bem ao bolso, ao planeta, ao produtor e a comunidade.

O que achou deste conteúdo? Produzimos artigos constantemente e claro, de forma gratuita. Que tal conferir outros textos que visam ajudar empresas como a sua a identificar novas oportunidade como a de investir em locávoros. Aprenda os 7 passos fundamentais para você expandir o seu negócio.

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert