Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Aumentar as vendas e transformar o seu negócio pode ser mais tranquilo do que imagina. Apesar das declarações sobre crise econômica no país, uma empresa que consegue investir em estratégias de marketing da forma certa acaba se destacando no mercado.

\n\n

Qual foi a última vez que você transformou o seu negócio? Tem algum tempo desde que você fez sua última pesquisa de satisfação com os clientes ou acompanhou o que o seu concorrente está fazendo? Qual foi a última vez que você se atualizou sobre as estratégias de marketing mais interessantes para o seu negócio? Infelizmente, são poucas as empresas que mantêm uma rotina de análise desse tipo de questão.

\n\n

Pensando nisso, separamos sete estratégias de marketing que prometem sacudir o seu negócio e aumentar as vendas da empresa!

\n\n

1. Invista em estratégias de marketing interno

\n\n

Sempre falamos sobre estratégias de marketing que vão atingir os clientes, mas esquecemos de trabalhar o interno da empresa. Invista em estratégias de marketing interno para que os seus colaboradores estejam com a camisa da empresa. Lembre-se de que de nada vale ter campanhas maravilhosas se quem está na linha de frente da empresa no dia a dia não está satisfeito com o lugar onde trabalha.

\n\n

Mantenha uma comunicação muito clara com os seus colaboradores, apresentando números e objetivos, fazendo com que eles se sintam parte da empresa e do processo de crescimento dela. Além disso, atente para as necessidades e demandas deles – seja um bom líder.

\n\n

2. Crie campanhas de links patrocinados

\n\n

Quer aparecer no Google? É hora de criar campanhas de links patrocinados. Nessas campanhas você consegue atingir um público mais propenso ao momento de compra, fazendo com que encontre um anúncio da sua empresa ou de um produto ou serviço específico relacionado à dúvida que ele tem.

\n\n

Para fazer isso, é preciso ter uma conta no Google Adwords, além de fazer um bom estudo de palavras-chave para ter a certeza de que está escolhendo os melhores termos para aumentar suas vendas.

\n\n

3. Tenha as redes sociais como o seu braço direito

\n\n

As redes sociais são ferramentas gloriosas para as empresas. Esqueça a ideia de que elas serão fonte de venda para o seu negócio – as plataformas são ferramentas de relacionamento com os clientes, onde serão trabalhadas dúvidas, reclamações e sugestões por parte dos possíveis e atuais clientes.

\n\n

Utilize as redes para entender o que seu público está precisando, quais são as maiores objeções que eles apresentam e estruture uma boa comunicação com eles – essa é a sua chance de conquistar defensores da marca.

\n\n

Garanta um bom relacionamento com as pessoas e responda a todas as dúvidas. Jamais delete comentários negativos – responda-os com educação e transfira a conversa séria para uma mensagem privada. Dessa forma, você pode resolver as questões com certa privacidade, mas mostrar para os outros seguidores que se importa e se esforça para resolver os problemas do seu público.

\n\n

4. O marketing de conteúdo como estratégia de venda

\n\n

O marketing de conteúdo tem sido uma estratégia muito utilizada atualmente. Trata-se da criação de conteúdo relevante para educar o público a respeito do seu produto ou serviço.

\n\n

Dividido em três níveis, o conteúdo pode ser de atração (conteúdos básicos, nos quais o leitor ainda não sabe que tem um problema ou ainda está descobrindo que precisa de um novo produto ou serviço), de consideração (conteúdos um pouco mais aprofundados, em que são apresentadas diferentes soluções para os problemas e necessidades apresentadas pelos leitores) e de decisão (conteúdos profundos e específicos sobre os produtos, serviços e a empresa em si).

\n\n

Com essa estratégia, conseguimos fazer com que a equipe de vendas perca menos tempo com pessoas que ainda não estão no processo de venda. Os clientes já chegarão no momento da venda decididos, pesquisando apenas coisas específicas, como benefícios e valores.

\n\n

5. Trabalhando o SEO do site e do blog da empresa

\n\n

Para manter a sua empresa encontrável no Google, é preciso otimizar o SEO das suas páginas. Trata-se da otimização para mecanismos de busca, como a aplicação de palavras-chave específicas que ajudarão o seu público a encontrar a sua empresa como possível solução para a sua pesquisa.

\n\n

Outro ponto fundamental nesse momento é trabalhar sites e blogs responsivos. O Google fez uma alteração no código e, ao pesquisar de um dispositivo móvel, aparecem apenas as páginas responsivas – está na hora de atualizar, não é?

\n\n

6. Não ignore o e-mail marketing e as newsletters: eles podem aumentar o seu faturamento

\n\n

Apesar de muitas pessoas declararem que o e-mail é uma ferramenta morta, isso não é verdade. O que acontece é que poucos conseguem utilizar esse tipo de estratégia da forma correta.

\n\n

Invista em newsletters e em e-mail marketing para manter contato com o seu público. O segredo é conseguir desenvolver conteúdos atraentes e que realmente despertem a curiosidade do seu público para abrir a mensagem.

\n\n

É importante considerar também os períodos de disparo. Precisamos encontrar o meio-termo nessa estratégia: e-mails esporádicos fazem a sua empresa não ser lembrada pelo cliente/possível cliente; ao mesmo tempo, e-mails excessivos podem ser responsáveis por gerar certo estresse entre usuário e empresa. Por isso, encontre o meio-termo.

\n\n

Em muitos casos, e-mails quinzenais são uma boa opção, mas é interessante fazer testes para encontrar a periodicidade correta para o seu negócio.

\n\n

7. Aproveite datas sazonais para fazer promoções

\n\n

Outro ponto interessante que promete aumentar o faturamento da empresa é tirar proveito das datas comemorativas e sazonais para fazer campanhas de promoção específicas. Dias como Black Friday e datas comemorativas são excelentes oportunidades de tirar do estoque aqueles produtos que estão encalhados ou vender a um preço bacana aquele serviço que você anda tendo dificuldade de disseminar por aí.

\n\n

Junto a isso podemos trabalhar campanhas de fidelização dos clientes, estimulando o retorno frequente à loja ou a indicação de novas oportunidades de clientes.

\n\n

Aumentar as vendas com estratégias de marketing é uma questão de estudo e dedicação. São muitas as alternativas disponíveis no mercado. Separe um tempo para ler conteúdos mais aprofundados sobre as estratégias e encontre as que são mais interessantes para o seu negócio! É hora de vender!

\n\n

Tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Deixe um comentário!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert