Entenda como usar o código de barras para aumentar a produtividade

Alguma vez você já se perguntou por que suas estratégias de crescimento estão caminhando de forma lenta ou quase nula? É bem provável que, tanto a gestão quanto os colaboradores, estejam gastando muito tempo com tarefas manuais e repetitivas demais, o que impede a sua empresa de aumentar a produtividade.

A gestão de estoque é uma função vital para o negócio, mas deve ser trabalhada a favor dele, e não contra. Se você é daqueles que preferem gerenciar tudo manualmente, usando papel e caneta ou as tradicionais planilhas, saiba que pode estar desperdiçando um tempo precioso todos os dias.

O crescimento das receitas é um dos principais objetivos das pequenas empresas, mas poucas consideram a implementação de um sistema de gestão de estoque mais eficiente, o que impulsionaria o crescimento de forma natural.

Um leitor de código de barras integrado a um sistema de gestão de estoque pode ser a solução para aumentar a produtividade, reduzir os custos e aumentar os lucros.

Para você ter uma ideia do que estamos falando, listamos abaixo 5 maneiras nas quais o código de barras das mercadorias pode contribuir para o aumento da produtividade da empresa. Confira!

1. Possibilita a automatização de processos

É hora de abandonar papel e caneta para realizar as operações de estoque. Com scanners (leitores) de código de barras e um sistema de gestão de estoque sob medida, você troca as pilhas de planilhas impressas por dados digitais e informações mais precisas, em tempo real, que podem ser acessadas a qualquer momento.

Não só leva apenas alguns segundos para digitalizar todas as informações pertinentes às mercadorias, como é possível controlar suas movimentações a partir do computador, eliminando a necessidade de relatórios impressos em Excel. Além de automatizar inúmeros processos, você reduz custos com impressões.

2. Contribui para a redução de falhas manuais

Seja por distrações ou por excesso de tarefas, mesmo o gestor de estoque mais capacitado pode cometer erros durante os processos de registros manuais. Com o tempo, esses pequenos erros vão se acumulando e ficando cada vez mais difíceis de serem identificados no futuro.

Usando uma solução de gestão de estoque com leitor de código de barras para automatizar o processo de entrada de dados, você reduzirá ou mesmo eliminará totalmente os erros que, inevitavelmente, ocorrem em um processo manual.

A capacidade de ler código de barras em vez de inserir manualmente os dados, caractere por caractere, também pode fazer uma enorme diferença para reduzir o envio errado de mercadorias para os clientes. Quando os dados são consistentes e precisos, a empresa terá um impacto positivo no controle de embalagens e processos de logística.

3. Complementa indicadores de desempenho

Em um mercado concorrido como o atual, as empresas precisam contar com KPIs — Key Performance Indicators (indicadores-chave de desempenho) para direcionar os colaboradores rumo a um objetivo estabelecido, mensurar resultados e apertar o cerco para manter e aumentar a competitividade da empresa.

Esses objetivos podem ser: facilitar e aumentar a rotatividade de estoque, reduzir os custos com transporte, realizar pedidos com maior precisão, melhorar a qualidade dos produtos, gerar satisfação para os clientes, etc.

Não importa o objetivo que escolher; você precisa ter dados precisos para que esses indicadores funcionem, e o código de barras atenderá essa necessidade. A leitura de códigos de barra é a melhor forma de ter informações mensuráveis, possibilitando que você identifique as áreas que precisam ser melhoradas, bem como implemente um plano de desenvolvimento sustentável.

4. Permite uma gestão mais eficiente do estoque

Nunca é um bom sinal quando vemos colaboradores escrevendo números em um bloco de papel ou digitando-os em um teclado. Certamente, passa a impressão de uma empresa pouco tecnológica e passível de erros.

Com nenhum processo de gerenciamento de estoque automatizado, você também se esforça demais para manter os registros precisos das mercadorias.

O maior problema é que, em muitos casos, os processos manuais são considerados melhores e mais confiáveis por muitos gestores, aumentando o risco de sobrevivência da empresa no mercado.

Ao contrário, usar a tecnologia como aliada do gerenciamento de estoque torna as operações executadas mais simples e práticas, aumentando o desempenho dos colaboradores e liberando mais tempo para a execução de atividades realmente importantes.

Na verdade, as operações de localização das mercadorias podem ir além do rastreamento realizado em áreas de transferências, em cada estação de monitoramento. Dessa forma, o código de barras pode contribuir fortemente para uma gestão de estoque mais eficiente e para poupar recursos com investimentos mais bem direcionados.

5. Mais trabalho poderá ser feito em menos tempo

Como dissemos, a digitalização dos dados por meio do código de barras reduz significativamente o tempo gasto para inserir manualmente as informações dos lotes de mercadorias.

Mas não é só isso. A mobilidade agregada às informações permite que os trabalhadores minimizem o tempo gasto com o vai e vem dentro do estoque sempre que precisam localizar uma mercadoria e, o que costuma levar horas para ser feito, poderá requerer menos de cinco minutos.

Cada segundo, minuto ou hora que puder ser economizado em cada processo significará mais tempo para atender a outras necessidades, permitindo, assim, aumentar a produtividade e reduzir os custos da empresa.

De uma forma geral, utilizar o código de barras na gestão do estoque contribuirá significativamente para reduzir o tempo e esforço de trabalho, identificando instantaneamente os itens desejados e armazenando automaticamente as informações no sistema.

Antes que sinta uma estagnação do setor, adote o código de barras como ferramenta para otimizar a gestão do estoque. Assim, qualquer trabalho relacionado com a papelada será eliminado e todas as informações serão facilmente digitalizadas no processo.

O código de barras proporcionará uma leitura das informações de forma mais simples e compreensível, possibilitando mensurar e monitorar o desempenho do estoque, bem como acompanhar o progresso e sucesso dos planejamentos traçados.

Afinal, crescer de forma sustentável é mais fácil por meio de estratégias com foco em aumentar a produtividade.

E então, gostou das dicas? Aproveite para descobrir também a importância da identificação de produtos por códigos de barras!

 
Postagens relacionadas
8 regras de exportação que sua empresa não pode desobedecer
Venda online: entenda como ela influencia nos resultados do seu negócio
Como lidar com a pressão por resultados?
Como lidar com a pressão por resultados?
planejamento estratégico
7 erros comuns no planejamento estratégico de PMEs
Os 9 benefícios do marketing de conteúdo para o comercial

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web