Diversifique a venda dos seus produtos por meio das soluções da GS1 Brasil

Aumentar as vendas de produtos, seja no varejo físico ou digital, assim como fidelizar cada vez mais clientes, é a meta traçada pela maioria dos negócios. Mas para alcançar esse objetivo é necessário planejar e utilizar estratégias inteligentes e também adotar soluções que subsidiem todas essas demandas. 

Primeiramente, o que temos a dizer é que com empenho e uma orientação especializada você conseguirá aumentar a venda dos seus produtos e fazer o seu negócio melhorar e, no que diz respeito a soluções e orientação especializada, a GS1 Brasil pode ajudar de fora a fora!

Hoje a entidade agrega mais de 58 mil empresas associadas no país e, deste total, 80% são micros e pequenas empresas que utilizam as soluções GS1 e os padrões globais em seus negócios.

Soluções que ajudam a impulsionar suas vendas

A GS1 Brasil oferece padrões e soluções para aumentar a eficiência e o controle na gestão de processos e atender todos os elos da cadeia de suprimentos, do fabricante ao consumidor final, seja de um empreendedor individual ou multinacional. 

Desse modo, o objetivo deste post é destacar as principais soluções da GS1 Brasil que são capazes de diversificar as vendas dos seus produtos e transformar o seu negócio. Veja a seguir:

Código de barras

Se você está no mercado há um tempo, provavelmente já compreende a importância do código de barras. Essa sequência de número funciona como o RG do seu produto, ou seja, é intransferível e único no mundo inteiro, portanto, necessário para realizar vendas em todo tipo de varejo: físico e on-line. 

Outra informação importante é que a GS1 Brasil é a organização oficial responsável por fornecer códigos de barras autênticos, seja para empreendedores individuais, passando por pequenas e médias empresas, até multinacionais. 

A maioria dos grandes varejos e marketplaces já utiliza os códigos de barras da GS1, dentre eles: Amazon, Google, Mercado Livre, Carrefour, Pão de Açúcar, Mambo, Angeloni, Hirota, Zaffari, Imperatriz, entre outros. 

Mas, por que o código de barras da GS1 impulsiona as vendas de produtos?

Essa tecnologia ajuda a atingir novos mercados e até mesmo a exportar produtos, pois é uma exigência das leis de exportação. Dessa forma, a inserção do seu produto em outros territórios é facilitada e você consegue atingir um público muito maior. O resultado é animador: as vendas aumentam.

Todas essas vantagens apresentadas contribuem para alavancar as vendas de forma significativa. Ao otimizar o atendimento, os funcionários se tornam muito mais produtivos, pois trabalham de forma mais ágil e melhor.

O fato de ter o controle de estoque em tempo real permite uma autonomia maior para saber o que, como e quando comprar. Nesse caso, os recursos financeiros são sempre bem aplicados, pois o risco de você deixar um produto faltar ou exagerar na quantidade do pedido é zero.

Saiba como o código de barras ajuda a aumentar as vendas. 

​​​​​​​​GTIN

Se as suas vendas estão concentradas no ambiente on-line, é fundamental saber que os Padrões da GS1 são indispensáveis no comércio eletrônico. Os marketplaces, por exemplo, precisam gerenciar seus vastos catálogos de produtos da forma mais eficaz possível, por isso recomenda que os vendedores on-line forneçam identificadores exclusivos para seus produtos, a fim de fazer melhorias e ajudar os consumidores a encontrar, comparar e comprar produtos com mais facilidade. 

Ao confirmar a compra do produto on-line, a plataforma de vendas costuma disponibilizar todos os processos necessários, como pagamento, separação e envio. Todas essas informações têm como base o GTIN (Global Trade Item Number), que é referência para a identificação de produtos entre os vendedores, integradores e, principalmente, para os marketplaces. 

Em diversos países já é obrigatório e no Brasil plataformas como Amazon, Via Varejo, B2W e Mercado Livre solicitam o GTIN para os vendedores, afinal, além de gerar benefícios para eles, ainda oferece mais segurança e agilidade para quem compra e também para quem vende.

Cadastro Nacional de Produtos

Outra solução da GS1 Brasil é a plataforma Cadastro Nacional de Produtos, que permite fazer a gestão dos seus produtos de uma forma muito mais fácil e eficiente. Basta cadastrar todas as informações técnicas dos produtos, gerar os códigos de barras (GTIN) e compartilhar os dados com parceiros de negócio e até imprimir as etiquetas para inserir nas embalagens.

Abaixo separamos os 4 principais motivos que fazem do Cadastro Nacional de Produtos uma das soluções mais estratégicas para diversificar suas vendas:

  • Visibilidade 

Com a plataforma é possível divulgar seus produtos para o mercado, aproximando ainda mais seus parceiros e consumidores, além de compartilhar informações com outros serviços GS1.

  • Facilidade

Fica muito mais fácil realizar o cadastro dos itens, pois o Cadastro Nacional de Produtos permite transferir suas listas de produtos já existentes do Excel ou por meio da API (Application Programming Interface) de Cadastro de Produtos.

  • Qualidade 

Com o Cadastro Nacional de Produtos, os produtos da sua empresa são gerenciados de forma eficiente, visto que mantém uma base única de dados, evitando duplicidade, desperdício de tempo em pesquisa, o que também permite melhor controle e segurança no acesso.

  • Segurança

Além de prático e funcional, o Cadastro Nacional de Produtos é um sistema que proporciona mais segurança e backup das informações.

Rastreabilidade

Agora, imagine saber exatamente a localização de um produto na cadeia logística?  

A rastreabilidade promove essa possibilidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de um produto por meio de uma identificação única do produto, da captura, do vínculo e do compartilhamento de informações em todos os processos de negócios. 

Cada vez mais empresas estão desenvolvendo programas de rastreabilidade. Abaixo listamos os motivos relacionados a esta decisão:

  • Prepara para atender às regulamentações locais e globais de rastreabilidade e/ou recolhimento.
  • Facilita o atendimento às demandas de mercado por eventual desvio de qualidade com eficiência, eficácia, tranquilidade e com um investimento de recursos adequado.
  • Oferece todos os processos e procedimentos que envolvem as operações de produção, logística e comercialização de forma integrada e alinhada.
  • Gera oportunidade de abertura de novos mercados e aliança com novos parceiros comerciais.
  • Agrega valor às marcas e à imagem da empresa perante parceiros e consumidores.

Plataforma de negócios

A GS1 Brasil desenvolveu no ano passado uma nova ferramenta on-line para dar suporte às empresas associadas divulgarem sua marca e assim ampliar a visibilidade, os relacionamentos e diversificar as vendas dos seus produtos.

A plataforma de negócios desenvolvida pela GS1 Brasil funciona conectando a indústria e o varejo de forma eficiente, simples e sem custo para as empresas associadas que quiserem divulgar a sua marca. A iniciativa partiu da ideia de diversificar os canais como forma de aumentar as vendas dessas empresas em novos mercados e a sua capilaridade de distribuição.

Ou seja, é a forma mais efetiva que a GS1 Brasil encontrou de abrir as portas, principalmente para as pequenas empresas superarem a crise e se manterem ativas no mercado, acessando novos canais, divulgando os seus produtos e aproximando-se do varejo. 

Leia também: GS1 lança plataforma de negócios para apoiar associados

A plataforma de negócios da GS1 Brasil busca aumentar o sortimento, além de apresentar e oferecer novas marcas de produtos. Por isso, é ideal para segmentos, como: supermercados, marketplaces, e-commerces, distribuidores e representantes comerciais ampliarem seu relacionamento com a indústria e encontrarem novos fornecedores em diversos segmentos.

Para divulgar o portfólio de produtos na plataforma, a empresa precisa ser associada à GS1 Brasil e preencher o termo de adesão disponível no próprio site. É possível incluir informações gerais, como fotos, contatos e links para as redes sociais da empresa, que também tem a opção de inserir um arquivo no formato PDF com detalhes sobre os produtos.

GS1 Brasil: automatizando o futuro do seu negócio!

Assim como em todo o mundo, a GS1 Brasil tem como premissa desenvolver soluções que forneçam informações ainda mais úteis e precisas sobre os produtos, contando com a parceria de toda a cadeia de suprimentos para atender às novas necessidades do mercado, criando um novo ciclo de benefícios que se estenderá no futuro, gerando benefícios para pequenos, médios e grandes negócios. 

Esperamos que este conteúdo e a utilização das soluções desenvolvidas pela GS1 Brasil ajudem a diversificar as vendas dos seus produtos e expandir o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.