Conheça o GS1 Global Data Model
Estamos na era da informação, da hiperconectividade, e tudo isso se reflete na mudança de comportamento do consumidor e também nas novas exigências de dados dos produtos comercializados
Todos os dias, mais e mais informações sobre os produtos são exigidas, seja referente a um pedido, armazenamento, às movimentações, às características e se está sendo comercializado on-line ou fisicamente. Em muitos casos, não há tempo para coletar e disponibilizar todos esses dados em um único dia.
Porém, essas informações são necessárias e exigidas quase que diariamente pelos fabricantes, varejistas, consumidores e inclusive órgãos fiscalizadores. Isso gerou um desafio global de compilação e harmonização de dados mais eficiente.
Produtos disponibilizados em escala global precisam também atender às necessidades exclusivas do comércio de cada região. Este fator aumenta ainda mais a complexidade do gerenciamento de informações, exigindo uma ferramenta com a capacidade de conciliar todos os dados a nível mundial.
Para esse novo momento apenas os dados descritos nas embalagens não são suficientes para atender aos requisitos globais. Atenta às mudanças, a GS1 desenvolveu o seu Global Data Model.
Através dessa ferramenta, a GS1 harmoniza de forma global todos os dados de um único produto. Assim, a experiência de compra do consumidor é ampliada a diversos canais, tornando a experiência de compra perfeita, e auxiliando os parceiros comerciais a falarem sempre na mesma linguagem, globalmente aceita.
Os benefícios para o consumidor também são revertidos em vantagens para os proprietários das marcas e os varejistas. Com o modelo global de dados, a integridade e a precisão dos dados impactam diretamente no aumento da produtividade e da eficiência operacional.
Isso acontece, porque o GS1 Global Data Model:
- Reduz de 30 a 60% o esforço no compartilhamento de dados.
- Simplifica o gerenciamento de informações e o controle de qualidade.
- Diminui o custo para ações de redução de problemas de dados.
- Maximiza oportunidades de alavancar análises avançadas de dados.
- Ajuda o consumidor a encontrar o produto certo on-line com mais facilidade.
- Reduz de 5% a 10% as devoluções de produtos por conta dos dados.
- Acelera a disponibilidade de produtos novos e exclusivos no mercado.
- Ajuda no aumento de ofertas personalizadas e experiências de compras completas.
Tanto os proprietários de marcas quanto os varejistas são os responsáveis pelas trocas de dados sobre os produtos. Quando todas essas informações estão incompletas ou imprecisas, acontece um gargalo operacional e, consequentemente, uma desconfiança por parte do consumidor.
Como funciona na prática?
O Modelo Global de Dados GS1:
- Define os atributos do produto de maneira clara e amigável aos parceiros comerciais.
- Padroniza os atributos necessários para a troca de dados do produto.
- Leva em consideração as necessidades variadas de acordo com a categoria, região e localização.
- Suporta troca de dados de maneira contínua e independente de tecnologia.
Com o GS1 Data Model, o consumidor passa a ter o conhecimento mais completo dos produtos, como: região de fabricação, informações nutricionais mais completas, todos os ingredientes e alergênicos, benefícios, certificações e demais dados que possam ser exigidos por cada órgão regulador regional.
O GS1 Data Model é um padrão que veio para ficar e está em constante desenvolvimento, e sempre se atualizando com as novas exigências e necessidades no mercado.
Prepare-se para implementar também nos seus negócios!