Conheça as diferenças entre o código 1D e o 2D
Não importa se você trabalha na indústria, no varejo ou se é apenas um consumidor de produtos no mercado. Você com certeza já percebeu a importância do código de barras nas embalagens. Aquele bipe que o leitor faz ao passar pelo código, transforma um simples símbolo em várias informações, como o nome do produto e o preço.
Isso agiliza o trabalho de todos na cadeia produtiva, inclusive melhora a vida do consumidor final. Agora, imagina que o que já existe hoje pudesse ser melhorado milhares de vezes. Seria um grande impacto, certo?
É exatamente isso que acontece a partir de agora, com a evolução do código de barras 1D para o código 2D. Para você entender a principal diferença, veja o exemplo:
- O código de barras 1D, utilizado hoje, carrega 13 dígitos.
- O código de barras 2D pode carregar mais de 2 mil dígitos.
É uma mudança impressionante! E o melhor é que o código 2D ocupa menos espaço nas embalagens, otimizando o espaço. Ou seja, é um ganha-ganha de todos os lados. São mais informações em um espaço menor, trazendo mais conteúdo integrado e agilidade aos processos.
O código 2D traz uma revolução tecnológica para o varejo, para a indústria, para os consumidores e para os provedores de soluções.
É uma tecnologia fácil e barata, que vai melhorar de muitas maneiras o seu negócio e a sua maneira de comprar. Confira as principais diferenças entre o código comumente utilizado hoje é o novo código:
- O código 1D é linear e distribui as informações na horizontal.
- O código 2D distribui as informações tanto na horizontal quanto na vertical, podendo ser lido de diversas formas.
- O código 1D contém em sua maioria apenas um GTIN.
- O código 2D é menor, mas carrega mais dados, possibilitando o acesso a mais informações.
Agora que você já conhece as diferenças, veja as vantagens oferecidas por essa mudança:
- O novo código traz mais segurança e confiança nas informações dos produtos, pois são mais detalhadas e integradas.
- Os órgãos reguladores de cada setor terão acesso às informações requisitadas de forma mais rápida e completa.
- As empresas passam a ter mais controle sobre os lotes de produtos.
- Além do lote, o código 2D contém informações sobre a data de validade dos produtos, favorecendo a rastreabilidade e o melhor controle no PDV.
- Melhora no gerenciamento do estoque, no combate ao desperdício e na prevenção de perdas de produtos.
- Muitos aplicativos de celulares conseguem realizar a leitura dos códigos 2D pela câmera fotográfica, o que eleva a experiência do consumidor para além do físico. É uma maneira das empresas estenderem seu conteúdo da embalagem.
- Os consumidores conseguem mais informações sobre o produto e a marca.
- Mais velocidade e inteligência no ponto de venda.
Para tirar todas as dúvidas sobre a transição do uso de códigos 1D para 2D, a GS1 Brasil criou um site completo, para ajudar a todos a viver essa transformação. Acesse, confira e faça parte!