Como realizar o intercâmbio eletrônico de dados de forma segura?

O intercâmbio eletrônico de dados, ou simplesmente EDI (Electronic Data Interchange), é um formato padrão para troca de mensagens comerciais. O uso de um padrão entre as empresas garante que todas utilizem uma linguagem comum, contribuindo para a segurança e o controle da transação de dados.

Em um mundo cada vez mais globalizado e onde a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas de forma geral, o comércio eletrônico tem exigido transações mais complexas, com mais velocidade no intercâmbio de informações, integridade e segurança dos dados.

A GS1 enxergou nesse mercado uma oportunidade de oferecer o que ela faz de melhor: soluções padronizadas. Ou seja, a GS1 fornece padrões globais que permitem a automação de transações comerciais para mensagens eletrônicas que ocorrem a todo tempo em toda a cadeia de suprimentos. É a melhor maneira de realizar esse processo de maneira segura!

Os Padrões EDI permitem rapidez, eficiência, redução de custos, otimização de estoque e acuracidade na transmissão eletrônica e automática de dados acordados entre parceiros comerciais. E, afinal, quem mais se beneficia? Varejistas, fabricantes, fornecedores de materiais e prestadores de serviços logísticos. Ou seja, todos os envolvidos na cadeia.

Isso porque os padrões envolvem: alinhamento de dados-mestre, gerenciamento de pedidos e entregas, além de gerenciamento de transporte e depósitos. Eles suportam uma grande variedade de processos, desde o pedido, passando pela entrega até o pagamento. E para cada um desses processos é necessário um conjunto diferente de mensagens.

Portanto, antes de iniciar a implementação do GS1 EDI na sua empresa, você precisa definir:

  •       Quais processos serão suportados por esses padrões?
  •       Quais dados precisam ser trocados nestes processos?
  •       Quais parceiros comerciais enviarão ou receberão esses dados?

Além disso, as especificidades de cada setor também devem ser levadas em consideração para a implementação correta dos padrões EDI.

Atualmente, a GS1 Brasil conta dois conjuntos de padrões EDI complementares:

1-     GS1 EANCOM®

O EANCOM® é um padrão GS1 clássico, que compreende um conjunto de normas acordadas internacionalmente para a transferência eletrônica de dados. As mensagens equivalem a documentos de negócios de papel.

É esse padrão que permite uma integração do fluxo de produtos físicos com informações relacionadas enviadas por meios eletrônicos.

2-     GS1 XML

É projetado para a troca de informações através da internet. O XML é utilizado para a Intercâmbio Eletrônico de Dados – GS1 eCom.

Dentro desse padrão, a mensagem é trocada entre parceiros na forma de documentos XML iminente.

Quem está usando os padrões GS1 EDI?

De acordo com o relatório Implementação dos padrões GS1 EDI em 2020, realizado anualmente há 16 anos pela GS1:

  •       Os padrões GS1 EANCOM foram implementados por quase 126.000 empresas.
  •       Os padrões GS1 XML foram implementados por quase 47.000 empresas.
  •       As três mensagens mais utilizadas são: Ordem, Fatura e Aconselhamento de Despacho (também conhecido como Aviso Avançado de Embarque).
  •       As tecnologias API, JSON e JSON-LD estão implementadas ou sob investigação em mais de dez países ao redor do mundo.

Saiba mais sobre as soluções da GS1 para EDI, para uma transação comercial completa! Para tirar suas dúvidas, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.