Como o rastreamento de produtos reduz as reclamações no SAC?

Se você trabalha com e-commerce já conhece o problema: clientes ligam em busca de informações que o SAC não consegue disponibilizar, ficam insatisfeitos e correm para reclamar da sua marca nas redes sociais.

Você sabia que o rastreamento de produtos pode ser a solução para acabar com grande parte das reclamações? Veja como isso é possível, as vantagens do uso de código de barras no controle de logística e como esse investimento pode transformar a imagem do seu negócio:

A importância de diminuir as reclamações de clientes

Como você deve perceber diariamente, grande parte das reclamações e dúvidas que o SAC de um e-commerce recebe tem a ver com a entrega do produto. A demora é a mais comum e o erro na entrega o mais dispendioso para a empresa.

Mas o maior prejuízo de não conseguir atender adequadamente à solicitação de um cliente está na imagem do seu negócio. As redes sociais tornaram o boca a boca muito mais poderoso do que era no passado, com uma pessoa podendo impactar centenas com apenas um tuíte ou uma postagem no Facebook.

É por isso que a satisfação do público é fundamental para criar uma percepção positiva da sua loja. Se a maior parte dessas reclamações está na entrega, então o rastreamento dos produtos na cadeia logística é a melhor forma de eliminar o problema. O cliente fica mais informado durante todo o processo e, caso precise do SAC, ele estará mais preparado para atendê-lo com satisfação.

As vantagens do uso de código de barras para rastreamento de produtos

O código de barras hoje é a forma mais acessível de rastrear produtos e garantir eficiência logística. Se o seu desejo é diminuir as reclamações, sua atitude passa por adotar automatização e controle na forma como sua empresa lida com o estoque e a entrega. Veja como essa tecnologia pode te ajudar:

Facilidade no controle de estoque

A satisfação do cliente na entrega deve ser buscada desde o início do seu planejamento logístico. Não chamam esse processo de cadeia à toa! O código de barras pode ser a solução para integrar todos os processos desde o seu controle de estoque.

Você já deve ter passado por essa situação, fazer uma venda de um produto para só depois descobrir que não há mais dele no estoque. Essa situação causa desconforto em uma retratação ou demora na entrega — ambos causando desgaste do SAC e prejuízo à imagem da sua marca.

Com todos os produtos devidamente registrados por código de barra, você tem a informação precisa sobre disponibilidade de produtos e pode repor ou torná-lo indisponível no site imediatamente.

Controle em tempo real da logística

Falando em controle, o código de barras pode ser integrado a um software de monitoramento para te dar informações em tempo real de toda a cadeia logística, do estoque à entrega.

Rastrear o produto significa ter informações precisas sobre lote, disponibilidade e gerência dos produtos dentro da empresa, além da capacidade de estudar a melhor forma de otimizar rotas na entrega, se esse for o caso.

A eficiência do seu controle de logística determina muitas coisas importantes para fazer crescer um negócio de e-commerce: velocidade na preparação do produto para a entrega, redução de custos operacionais e a possibilidade de trabalhar com estoques menores, aumentando seu capital de giro.

Para atingir esse ponto ideal, sua empresa precisa automatizar esse controle. O código de barras é uma tecnologia bem consolidada e eficiente para esse propósito.

Redução de erros de entrega

A entrega de produtos errada é um dos problemas de logística mais impactantes na imagem da sua empresa, por lidar com a espera e a frustração do cliente — isso sem contar o prejuízo financeiro do retorno e reenvio.

Com a adoção dos códigos de barras, esse tipo de erro é reduzido a quase zero. Isso acontece porque a automatização da checagem de produtos elimina o erro humano da equação, seja por desatenção ou excesso de pedidos simultâneos.

Informações relevantes ao cliente

Essa é a parte mais relevante na relação entre SAC e cliente. Boa parte das reclamações do público vem da ansiedade da compra ou da combinação de horários de entrega com a rotina das pessoas.

Quando compramos um produto na internet mal podemos esperar. Ao mesmo tempo, em prédios sem porteiros ou casas que ficam vazias durante o dia, temos que nos programar para estar lá e receber a encomenda. Essas duas situações terminam no mesmo resultado: mais uma pessoa indo atrás de informações sobre a sua compra.

O código de barras proporciona um controle mais próximo da entrega, consequentemente mais informações relevantes ao cliente. É possível integrar esses dados na área dele dentro do site, para que ele próprio acompanhe com mais detalhes a entrega, ou agilizar a resposta do SAC por meio de um software de automação.

Em ambos os casos, a diminuição de reclamações e a eficiência do seu atendimento podem tornar o problema virtualmente inexistente.

A relação entre redução de custos, eficiência logística e percepção de mercado

Não é à toa que separamos um artigo inteiro para discutir o rastreamento de produtos e como o código de barras pode te ajudar. A satisfação do cliente por meio de um SAC eficiente e um bom controle de logística é vital para se destacar, crescer e até alcançar novos mercados.

A qualidade da sua logística reduz custos, que podem ser reinvestidos estrategicamente, melhora a imagem da sua marca e transforma consumidores em divulgadores — um cliente satisfeito faz questão de demonstrar sua paixão por uma empresa ou um produto.

Lembra que uma pessoa nas redes sociais é capaz de influenciar centenas? Isso também vale para o lado positivo. Reduzir as reclamações no SAC aumenta consideravelmente suas chances de criar um círculo virtuoso de crescimento por meio do boca a boca.

E, mesmo que seja subvalorizado por muitos e-commerces, o rastreamento de produtos bem implementado e automatizado é um dos grandes passos para alcançar o sucesso. Pense na alegria de receber uma compra antes do esperado, na praticidade de saber exatamente onde está a sua encomenda.

Mais do que qualquer coisa, um sentimento sozinho é capaz de conquistar e fidelizar clientes em lojas virtuais: a confiança.

E aí, gostou do artigo? Quer saber mais sobre formas de aumentar a satisfação do seu cliente e fazer seu e-commerce crescer? Então venha participar das nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+.

 

Postagens relacionadas
Conheça as razões para investir em tecnologia na nuvem para sua empresa
5 dicas para gerar crescimento empresarial saudável
As 6 tendências de inteligência de mercado para sua empresa adotar
Como definir ações para impulsionar uma estratégia de crescimento?
O que é ROI? Entenda o poder dessa métrica para sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web