Como o processo de gestão de produtos é realizado pelas grandes empresas da indústria?

Hoje, com o nível de informações que um produto exige, seria impossível grandes empresas e indústrias realizarem a gestão do negócio sem a utilização de códigos de barras e sistemas de leitura que integrem todos os dados exigidos.

A usabilidade deste código serve para controlar a produção, a venda, o estoque (entrada e saída dos produtos), os inventários, os fluxos financeiros, até a logística. Ou seja, toda a cadeia de suprimentos. Imaginar um mundo sem código de barras é imaginar um cenário caótico na gestão dos produtos.

Empresas que não utilizam esse sistema para a captação automática de dados podem diminuir seus lucros e sofrer sérios prejuízos. Mas essa não é a realidade das grandes indústrias. Tamanha sua importância, o código de barras se tornou uma ferramenta obrigatória e sua relevância é indiscutível na industrialização e na comercialização dos produtos.

Controle de produção e estoque

O controle da produção de uma grande indústria exige altos volumes de informações e gestão das etapas, começando pelos suprimentos, passando pela matéria-prima, até as quantidades de produtos a serem fabricados para comercialização.

A produção precisa estar em total sinergia com a gestão do estoque. Com as informações de como está a demanda e a saída de produtos, por exemplo, é feito um planejamento de compras e é definido se é preciso acelerar ou desacelerar a produção. 

A escalabilidade demandada pelos maiores fabricantes exige que tudo isso seja controlado de forma sistêmica e automatizado com todas as etapas e os processos da cadeia produtiva.

Redução de fraudes

Fazer o inventário do estoque de forma manual resulta em perdas por erros e, inclusive, abre espaço para aqueles que agem de má-fé cometerem fraudes. Com a catalogação via código de barras, roubos e erros são minimizados, garantindo um maior controle do que é armazenado, permitindo, ainda, o acompanhamento em tempo real.

Fluxo financeiro

Os itens que entram e saem, a tomada de decisão do que deve ser produzido, as compras de matéria-prima, tudo isso impacta diretamente no fluxo financeiro da empresa. Uma gestão de produção exige uma eficiente administração financeira com o máximo de dados possíveis. Sem as ferramentas e os sistemas corretos para gerar essas informações, o negócio pode correr sérios riscos de sobrevivência.

Como a GS1 pode te ajudar?

As evoluções e transformações tecnológicas vieram justamente para isto: aprimorar e aperfeiçoar a gestão das empresas. Com esses avanços, não somente as maiores indústrias se beneficiam, mas também pequenos empreendedores já podem ter acesso aos mesmo recursos utilizados pelas maiores marcas do mercado. Justamente devido a facilidade na implantação do código de barras e seus sistemas de gestão, representa uma vantagem competitiva para todos os tamanhos de indústrias.

Uma classificação adequada para seu produto​ garante mais visibilidade e resulta em mais negócios para sua empresa. Com o Cadastro Nacional de Produtos, da GS1 Brasil, os associados conseguem, em um único ambiente, cadastrar as informações técnicas dos produtos, gerar os códigos de barras, compartilhar os dados com parceiros de negócio e até imprimir as etiquetas para colocar nas embalagens.

A gestão fica muito mais fácil e os benefícios são muitos:

  • Base única de dados, com mais controle e segurança no acesso. Evitando: duplicidade, desperdício de tempo em pesquisa;
  • Geração de etiquetas para os códigos de barras: EAN-8, EAN-13 e ITF-14 de três formas: somente o código de barras, código com descrição e código com descrição e texto livre;
  • Cadastro fácil e dinâmico para múltiplos usuários da empresa;
  • Segurança e backup das informações;
  • Divulgação de produtos para o mercado, aproximando ainda mais parceiros e consumidores, além do compartilhamento das informações com outros serviços GS1.

Ao utilizar ferramentas como essa, sua empresa pode ter um aumento produtivo eficiente, gerando crescimento e maior durabilidade do negócio.

 

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A GS1 oferece soluções e padrões para todos os elos da cadeia de suprimentos, do fabricante ao consumidor final. Não importa o tamanho ou o desafio atual da sua empresa, nós podemos te ajudar!

 

E falando em sistemas de gestão , toda empresa associada à GS1 Brasil , independente do porte e segmento tem a sua disposição o Cadastro Nacional de Produtos , uma plataforma para cadastro e gerenciamento de produtos totalmente alinhada com as mudanças e tendências na

Invista no agora no futuro do seu negócio! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.