COMO INCLUIR O CÓDIGO DE BARRAS EM SEUS PRODUTOS? APRENDA COM A GS1

Quais critérios você acredita que são mais importantes para garantir serviços de qualidade aos seus clientes? 

Certamente você deve ter pensado que preços atrativos, bem como investimento em estratégias de vendas, entram nesta lista, certo? Você está certo! Esses pontos realmente são essenciais, mas a maneira como a empresa estrutura seus processos internos também reflete muito na eficiência e na imagem diante dos consumidores e do mercado. 

Quando falamos em organização de processos internos, é fundamental citar o papel do código de barras, que se tornou um dos principais sistemas para gerenciar o controle de mercadorias, otimizando assim vários departamentos de uma empresa, como estoque, demanda comercial e produção.

Utilização correta do código de barras

Então, você consegue enxergar a dimensão das funções atribuídas ao código de barras até aqui? 

Pois é! Ele vai muito além daqueles números impressos na embalagem e auxilia desde a emissão de notas fiscais, transferência de estoques, até a movimentação de produtos e liberação de pedidos. Portanto, esse conjunto de números, por mais que não pareça, pode ser um grande diferencial competitivo quando utilizado adequadamente. 

Agora chegamos ao ponto central aqui: utilizar o código de barras nos produtos de forma correta. 

Você já tentou alguma vez colocar código de barras nos seus produtos ou tudo isso ainda não passa de novidade na sua empresa? 

Caso ainda existam dúvidas, não se preocupe! Agora você tem a oportunidade de aprender com a GS1 Brasil, que é a única entidade responsável pela atribuição da Licença para Codificação de Itens Comerciais (fornecimento do código de barras), cujos padrões são utilizados em mais de 150 países, permitindo a identificação exclusiva de produtos, serviços, ativos, unidades logísticas, localizações, documentos, contêineres etc.

Então, siga o fio…

Passo a passo para incluir o código de barras em seus produtos

Para que a inclusão dos códigos de barras seja efetiva, é importante que ela seja planejada e respeite um modus operandi. Abaixo, você confere como colocar em prática essa estratégia passo a passo:

Filie-se à GS1 Brasil

O primeiro passo que você deve dar para adquirir um código de barras com 100% de garantia de autenticidade é filiar-se à GS1 Brasil, pois assim receberá o Prefixo GS1 da empresa. 

Para fazer a sua filiação, acesse o site da GS1 e efetue sua filiação on-line, escolhendo uma das duas opções disponíveis: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. 

Você precisará citar o seu CPF, bem como o seu e-mail. É importante também fornecer todas as informações sobre a empresa e o produto (área de atuação da empresa, motivo da filiação, tipo de produto e quantidade). Todas essas informações serão analisadas pela equipe da GS1 Brasil. 

Depois, basta entrar no Painel do Associado e efetuar o pagamento do boleto que será disponibilizado. Efetuado o pagamento, você concluirá o processo de filiação e poderá gerar os códigos de barras no Cadastro Nacional de Produtos.

Para conferir a documentação exigida e os valores, acesse a página Documentação e Valores no site da GS1 do Brasil.

Crie a identificação dos produtos

O próximo passo para adquirir um código de barras é criar a identificação dos itens comerciais, fazendo uso das tecnologias disponíveis na GS1. Lembrando que a GS1 fornece o prefixo e a quantidade de itens, porém o número de referência de cada item deve ser atribuído pelo próprio empreendedor.

Escolha o tipo de código de barras 

Você precisará escolher qual tipo de código de barras utilizará. Para fazer isso, é preciso conhecer bem quais são eles e suas aplicações. O tipo mais usado é o GTIN-13, que representa um código com 13 dígitos, sendo o último o dígito de verificação. Existem outros tipos de códigos de barras, dentre eles o GTIN-8, o GTIN-13, o GS1-128, o ITF-14, o GS1 DATABAR e o GS1 QRCODE.

Conheça aqui todos os tipos de código de barras!

Ao escolher o tipo ideal de código, o próximo passo é produzir e aplicá-lo, informando dados técnicos e sobre a qualidade do produto. Finalmente, você poderá gerar a imagem a partir do GTIN e imprimir o código de barras por meio de:

  • Softwares e equipamentos de impressão de etiquetas ou embalagens.
  • Envio da lista com a numeração dos itens para um fornecedor gráfico.
  • Uso de uma impressora comum acessando o Cadastro Nacional de Produtos.

Gerencie o código de barras

Cabe ao empreendedor gerenciar os GTINs (números de identificação), pois eles são o RG dos seus produtos: são números únicos no mundo todo, exclusivos para determinados itens. Para efetuar esse controle, a GS1 oferece o Cadastro Nacional de Produtos, uma plataforma on-line gratuita para os afiliados, que tem a finalidade de gerar e gerenciar o código de barras.

Lembre-se: uma vez criado o código de identificação do produto, você jamais poderá alterá-lo, ou seja, ele nasce e morre com o produto. 

Provedores de solução

O mercado demanda que as empresas conheçam os padrões GS1 para atender aos requisitos comerciais e regulatórios. Além disso, o cenário do varejo está mudando para atend​er às demandas de clientes omnichannel, criando novos desafios na cadeia de suprimentos, processos e tecnologia. 

Mas sabemos que cada parceiro possui suas individualidades e requisitos de negócios exclusivos, por isso, os Provedores de Solução da GS1 Brasil têm como finalidade construir relacionamentos colaborativos com base no “ganha-ganha”, ou seja, primeiro compreende os objetivos do seu negócio, para então melhorar e expandir suas oportunidades por meio dos padrões GS1.

Não para por aí! Além dos Provedores de Solução, a GS1 Brasil também oferece para todos os associados que desejam vender os seus produtos, mas ainda não sabem por onde começar, uma Plataforma de Negócios que reúne fornecedores e empresas em todo Brasil das mais diversas categorias.

É uma forma que a GS1 Brasil encontrou de conectar indústria e varejo de forma simples, apoiar na diversificação dos canais de vendas, gerar mais visibilidade para a marca e possibilitar o acesso da empresa a novos mercados.

Muitas empresas e empreendedores líderes de mercado já se beneficiam com os padrões e as ferramentas GS1, e você pode ser um deles!

Para ficar por dentro de outras soluções tecnológicas que podem auxiliar o seu negócio, continue de olho nas atualizações do nosso blog.

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar outros empreendedores a obterem a segurança e a eficiência desse sistema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.