Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Para aumentar o faturamento de uma loja, os caminhos básicos são bem conhecidos: conquistar um número maior de clientes ou aumentar o ticket médio dos consumidores. Uma estratégia eficiente para impulsionar os negócios elevando o valor de cada venda é a criação de um bom mix de produtos.

No entanto, não basta combinar mercadorias diferentes para ter esse resultado. O mix de produtos deve ser composto de forma estratégica, tornando uma compra maior uma opção simplesmente irresistível para o consumidor.

Sabe como fazer isso? Não se preocupe, porque nós vamos explicar a você. Mostraremos como criar um mix de produtos poderoso para alavancar as suas vendas e fidelizar seus clientes. Pronto para começar?

Por que investir em um bom mix de produtos?

Ampliar a oferta de produtos é uma excelente estratégia para aumentar a base de clientes. Isso acontece porque você passa a atender às necessidades de consumidores com diferentes perfis, o que o leva a conquistar nichos diferentes.

Portanto, se um comerciante tem uma loja de calçados, ele conquistará mais clientes se oferecer mercadorias que atendam a diversos tipos de público, como homens, mulheres e crianças.

Porém, mesmo que ele queira segmentar e vender apenas sapatos femininos, ainda assim precisa investir em um mix de produtos amplo. É importante que ele trabalhe com linhas que atendam às necessidades de mulheres diferentes: enquanto algumas são apaixonadas por saltos, outras vão procurar a linha conforto. Já a isca para conquistar outro grupo são os calçados esportivos, e assim por diante.

Como impulsionar as vendas com um mix de produtos?

No entanto, apenas ter um mix variado não é suficiente para garantir o sucesso e impulsionar as vendas. Utilizar as estratégias corretas podem fazer o faturamento saltar a um patamar até então desconhecido pela loja. Entenda como:

1. Antecipe as necessidades do cliente

Antes de definir um mix, pense: para utilizar uma mercadoria X, que outros produtos o cliente precisará utilizar? Facilitar a vida dele é o primeiro passo para combinar itens de forma eficiente e impulsionar as vendas. Para abrir um vinho, por exemplo, ele pode precisar de um dispositivo para fazer isso de forma simples.

Quando o consumidor chega ao seu estabelecimento, ele geralmente já sabe o que quer. Porém, seu comércio pode oferecer a ele outros produtos dos quais ele também precisa, mas que não faz ideia ou planeja comprar em alguma outra loja.

Por que não facilitar a vida do cliente e atender às suas necessidades? Descubra o que o consumidor precisa, ofereça este produto em sua loja e aumente seu ticket médio facilmente.

2. Crie dependência de uso entre os produtos

Esse é o tipo de mix que funciona muito bem, pois para utilizar um produto, o consumidor depende de outros. Um bom exemplo são os itens para churrasco.

Por isso, ao chegar diante da geladeira do mercado o consumidor pode ver aquela peça maravilhosa de picanha em promoção. Se ao lado dela estiver uma estante repleta de temperos especiais, álcool sólido, carvão, espetos e até mesmo bebidas, não é necessário ser um gênio do marketing para prever que ele pensará em um churrasco para o final de semana.

E dessa forma, aliando a carne aos outros produtos necessários para o churrasco, o supermercado consegue impulsionar a venda de vários produtos em um único mix!

3. Crie combos de produtos relacionados

Ainda utilizando a ideia do item anterior, uma outra opção é criar realmente um combo de produtos relacionados. A diferença em relação à proposta já apresentada é que, nesse caso, a compra combinada gera algum tipo de vantagem para o consumidor, como um bom desconto.

Essa opção é eficiente não só para promover as vendas como um todo, mas para fazer o cliente experimentar produtos que ele ainda não conhece ou aumentar o giro de mercadorias que estão paradas no estoque. Desta forma, você alia vantagens e o conhecimento de um produto ou marca para viabilizar a venda de outras.

Além de evitar prejuízos com mercadorias paradas no estoque e, em alguns casos, perdas devido ao prazo de validade, esse tipo de ação ainda serve como marketing, pois ajuda o consumidor a conhecer novas opções de produtos.

4. Defina o tamanho apropriado

Mas também não adianta querer utilizar a ideia do combo para desovar todos os produtos de baixo giro de uma vez. Quando um mix é composto por muitas mercadorias desconhecidas ou de aceitação limitada, o consumidor pode achar que ele simplesmente não vale a pena. Isso prejudica as vendas.

Portanto, a ideia é fazer uma combinação ideal que alie alguns produtos bem-aceitos com uma quantidade menor dos menos populares. Isso vai garantir um equilíbrio para o seu estoque, lucros para o seu comércio e ainda dará ao consumidor a percepção de que a compra foi vantajosa.

5. Explore datas comemorativas

Comemorações e estações específicas são épocas propícias para propor mixes de produtos ao cliente. Inverno combina muito bem com um festival de queijo e vinhos; festa junina combina com uma barraquinha cheia de delícias típicas dessa época; o verão pode sugerir combos de sandálias, chapéus e bolsas de praia.

Quer ir mais longe? Sugira combinações perfeitas para esses momentos. Se o seu comércio é um supermercado, por que não divulgar um panfleto com receitas juninas e reunir os ingredientes para elas em um só lugar?

Pense em como pode ser irresistível para o cliente ver aquela foto da canjica cremosa e encontrar tudo o que precisa para fazê-la em um único lugar: e lá vão para o carrinho o milho, o leite condensado, o creme de leite e a insubstituível paçoquinha!

O mesmo vale para o setor de calçados e vestuário. Ter um informativo com dicas de moda e mostrar como combinar botas, bolsas e acessórios must have durante o inverno pode fazer o cliente se apaixonar pelo look perfeito e levar todos os itens para casa.

6. Capriche na apresentação no ponto de venda

Se o seu interesse é promover alguns mixes de forma específica, não economize no esforço para promovê-los em seu ponto de venda. Elabore cartazes, crie uma campanha específica como “Festival do Churrasco” ou “Festival de Inverno”, divulgue nas redes sociais e invista na propaganda.

Decore o local ou display onde os produtos serão expostos de forma atrativa ou temática, crie uma embalagem diferenciada para o combo e chame a atenção do cliente de diversas formas. O importante é que sua iniciativa não passe despercebida pelos consumidores.

7. Avalie suas iniciativas

Tão importante quanto criar um mix de produtos é avaliar os resultados dessa iniciativa. Portanto, analise objetivamente os resultados das combinações propostas e identifique aquelas que garantiram um retorno mais significativo para o seu comércio.

Esta avaliação ajudará a definir quais devem ser continuadas ou encerradas, e servirá como base para que você conheça melhor seu público-alvo e saiba como oferecer opções mais atrativas da próxima vez.

Preparado para compor um bom mix de produtos e alavancar suas vendas? Gostou das nossas dicas? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de novidades que podem impulsionar o sucesso do seu negócio!

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert