Como as APIS de integração entre plataformas se tornaram cada vez mais necessárias no mercado
Estamos vivendo a era digital e o mercado tem exigido cada vez mais inovação e automação. Empresas que querem se destacar investem nessas duas frentes. E uma das formas de fazer isso é através da integração via APIs.
O relatório do ProgrammableWeb mostrou um crescimento de 2.000 novas APIs em 2019. Isso porque elas oferecem muito valor às organizações e aos desenvolvedores. Confira neste artigo quais as principais vantagens das APIs dentro das empresas e como elas se fazem cada vez mais necessárias nas rotinas de trabalho.
Mas, afinal, o que é uma API?
API, significa Interface de Programação de Aplicativos. É basicamente um programa intermediário, uma interface entre sistemas. É através da API que softwares com linguagens distintas de funcionamento conseguem se conversar, tornando a comunicação padronizada e a utilização em diferentes plataformas possíveis.
Quais são as suas vantagens?
Com a possibilidade de usar uma única interface para lidar com diferentes plataformas, as empresas têm garantidas inúmeras vantagens e por isso a API é tão necessária hoje. A comunicação se torna mais produtiva, pois é padronizada e mais eficiente.
Hoje, com o mundo mais digital do que nunca, utilizamos vários aplicativos o tempo todo. O que a integração permite, por exemplo, é que um consumidor pague por uma compra em uma plataforma de e-commerce, sem precisar sair do site.
Internamente, para captação de leads, a integração entre sistemas de marketing e redes sociais também é muito interessante para as organizações. Isso facilita muito as rotinas de trabalho dentro de qualquer negócio que visa o crescimento. Ações como atualização de endereços, envio de e-mails, emissão de notas e preenchimentos de planilhas se tornam automatizadas.
Outras vantagens:
- Empresas mais focadas em estratégias e, consequentemente, em resultados;
- Mais segurança nos dados das empresas, pois apenas informações pertinentes às aplicações serão acessadas;
- Redução de custos, pois não é mais necessário desenvolver tudo internamente. Basta uma API para integrar os sistemas da empresa e direcionar seus recursos para questões mais estratégicas do negócio;
- Aumento da performance. Com o acesso às informações apenas necessárias para uma aplicação específica, a plataforma funciona melhor, com menos dados circulando desnecessariamente, reduzindo o processamento e o armazenamento.
Otimização de processos e redução de custos estão no topo da lista de vantagens oferecidas pela utilização das APIs.
É por isso que a integração via API é muito necessária. Os sistemas internos das empresas estão cada dia mais robustos e isso tem exigido um grande esforço interno. As APIs surgem, então, como uma solução, implementando ferramentas de forma mais rápida, segura e com aproveitamento eficiente dos dados das empresas.
Com isso, as empresas ganham eficiência e agilidade. Essa é a nova realidade exigida pelo mercado!