Código de barras online: o que é e como funciona?

O código de barras veio para revolucionar o varejo em uma época em que a tecnologia ainda engatinhava. Graças a ele, foi possível automatizar processos e conquistar mais eficiência em vários setores. Já que estamos em uma era incrivelmente digital, faz sentido pensar na possibilidade de utilizar os códigos de barras online.

Especialmente voltado para os negócios digitais, tais quais os e-commerces, esse tipo pode ajudar o empreendimento a conquistar resultados muito melhores.

Quer saber o que é o código de barras online? Entenda a seguir do que se trata essa possibilidade e veja como tudo funciona!

O que é um código de barras online?

Um código de barras tradicional é uma representação gráfica e numérica de uma sequência específica para um produto desejado. A partir da união de uma determinada quantidade de dígitos e de barras dispostas de maneira única, chega-se a uma identificação, que é como se fosse uma digital do produto.

No caso da versão online, ele funciona de forma praticamente idêntica. A única diferença é que, como ele não é impresso, o uso da representação física não é tão importante nesse caso.

A partir dele, dá para obter mais informações sobre o produto em questão, o que também é indispensável nos negócios online.

Como essa solução funciona?

Tudo ocorre de maneira bem simples. Você deve começar determinando o tamanho desejado da sequência.

O mais comum é utilizar a versão de 13 dígitos, considerada padrão para o item que chega ao consumidor. Porém, nada impede que você faça a geração de um valor diferente de acordo com as suas necessidades específicas.

Entretanto, apenas a existência do código não é o bastante. Na versão tradicional, ele tem que ser lido por equipamentos específicos.

Em sua versão online, ele passa por uma validação. Ao contar com uma solução do tipo, o código é validado assim que a compra é a realizada. Tal processo acontece de maneira totalmente automática, de modo a garantir maior segurança em todas as etapas.

Imagine, por exemplo, que um determinado produto está em oferta em uma loja virtual. O cliente avalia e decide pela compra. Como há um código de barras online gerado para esse item, uma vez que a compra é confirmada, há uma validação automática desse elemento.

Assim, a gestão consegue acompanhar com mais precisão essa ordem de pedido, facilitando todo o processo.

Por que utilizar esse código?

Muitas empresas não notam, mas as vendas online também precisam desse tipo de solução e se beneficiam de seu uso adequado.

Simples de ser gerado, trata-se de um elemento que pode fazer total diferença nas vendas. Dentre os benefícios de usá-lo, estão:

Automação de tarefas

Com o uso de um código de barras online, boa parte do processo de vendas virtual se torna mais automático. Não apenas a sua validação acontece sem esforços, como o registro da venda e até mesmo a emissão de nota fiscal se tornam facilitados.

Considere, por exemplo, que o e-commerce possui um sistema de gestão. Com o uso dessa ferramenta, os dados são adquiridos de maneira automática. O envio para o sistema acontece em questão de segundos, evitando erros e faltas em geral.

Isso diminui a atuação humana, já que não é preciso garantir que as pessoas digitem os valores do código. Além de diminuir os custos com mão de obra, também evita que erros acontecem e causem prejuízos.

Elevação da rastreabilidade

Não é porque a compra é online que ela não exige ou não se beneficia da rastreabilidade. De fato, quanto mais fácil for acompanhar todo o processo até que o produto chegue ao cliente final, melhor.

Graças a esse código, é exatamente isso que é obtido. A partir dele, fica mais fácil compreender e acompanhar em que etapa a compra está, como se ela já saiu para a entrega ou não.

Além disso, é algo que auxilia na separação de materiais, na organização financeira e na realização da entrega. A partir de seu uso, é possível ter mais controle sobre o que é vendido.

Com esse controle também é possível, por exemplo, agrupar mercadorias para envio em lugares adjacentes com mais facilidade, assim como garantir que haja a disponibilidade para venda.

Profissionalização do negócio

Comprar online é coisa séria. As pessoas querem ter cada vez mais segurança e boas experiências, de modo a conquistar a tão desejada conveniência.

Por isso, é fundamental que os negócios se tornem cada vez mais profissionais. Pesa, também, o fato de que a concorrência tem crescido e se tornado mais intensa. Destacar-se passa a ser vital para o sucesso e a profissionalização pode ajudar.

O código de barras online, por sua vez, auxilia porque torna tudo mais automático e mais rastreável. Com uma gestão robusta, é mais fácil atender os clientes e oferecer exatamente aquilo que eles procuram.

É o caso da entrega. Considerada uma das partes mais importantes de todo o processo, ela tem que ser feita corretamente. Graças à geração desses elementos e ao trabalho adequado em cima deles, há menos chances de cometer erros, os quais poderiam levar a uma entrega errada ou fora do prazo.

Ao transparecer mais profissionalismo, é mais fácil conquistar a satisfação e o retorno dos clientes no futuro.

Impulsionamento das vendas

Pode até não parecer, mas o uso consistente desse tipo de recurso pode ajudar a impulsionar as vendas. O motivo principal é que esse código é capaz de trazer mais segurança e mais confiabilidade para a empresa. Com uma marca mais confiável, as pessoas se sentirão mais propensas a realizar as compras.

Graças a essas sequências, por exemplo, o consumidor pode pesquisar informações junto ao fabricante e ter mais garantia sobre a qualidade.

Além disso, a gestão passa a ter mais visibilidade sobre processos, assim como os erros se tornam muito menos frequentes. A consequência? Vendas que se elevam graças a essa experiência tão positiva.

Agora que você conhece a importância do código de barras online, é importante começar a utilizar essa solução. Se você quiser aproveitar o máximo desse recurso, entre em contato com a GS1 Brasil e descubra o que podemos oferecer para o seu empreendimento.

 

Postagens relacionadas
Código de barras: conheça sua história de evolução
Um detalhe mais fácil de implementar pode dar um salto na sua produtividade. Veja como aumentar o volume da sua produção adotando código de barras.
Como aumentar a produtividade usando um código de barras?
Como exportar produtos dentro da lei?
O uso do código de barras é obrigatório para exportação?
O uso do código de barras é obrigatório para exportação?
Saiba o papel do código de barras no processo de entrega do produto
Saiba o papel do código de barras no processo de entrega do produto

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web