Código 2D: muito mais informações na palma das mãos
Não importa o lugar, até mesmo se você estiver parado no trânsito, se você olhar ao redor irá constatar: a grande maioria das pessoas está o tempo todo com os olhos vidrados em seus celulares. Segundo a Pesquisa Anual do FGVcia, de 2021, os smartphones têm se apresentado como a porta de entrada de vários serviços, além de ser a primeira opção dos brasileiros para acessar a internet. Em junho de 2021, foram contabilizados 242 milhões de smartphones em uso no Brasil, de acordo com a pesquisa.
Eles são muito mais do que meios de comunicação, mas são também fontes de informação e ambientes de relacionamento interpessoais entre consumidores e empresas. Os smartphones têm provocado uma verdadeira transformação nas demandas do mercado e no comportamento de compra e consumo dos consumidores.
O código 2D nas embalagens de produtos representa um meio eficiente para estabelecer essa relação e propor novas experiências. Os códigos de barras tradicionais são maiores e contêm uma quantidade bastante limitada de dados, além de não possibilitar o acesso a eles pela população geral. Agora, com os códigos bidimensionais, a possibilidade de informações compartilhadas foi ampliada em milhares de vezes.
Um código 2D pode ser lido facilmente por um smartphone, que levará o consumidor a uma página de destino. Links, textos, vídeos e informações de contato podem estar contidos todos em um mesmo código, que é também utilizado para a comunicação entre sistemas, interligando a indústria e o varejo.
Ou seja, é a integração entre todos os elos da cadeia produtiva.
O código 2D funciona como uma extensão dos rótulos, conectando pessoas e levando-as do off-line para o on-line. Uma embalagem de um alimento, por exemplo, pode conter um código que leva os compradores a informações sobre sua origem, valores nutricionais, receitas, através de conteúdos audiovisuais, e até cupons de desconto para próximas compras. É uma maneira das empresas envolverem o consumidor e criar uma diferenciação no mercado.
A tecnologia está cada vez mais acessível e a serviço da população. O uso dos códigos 2D são um exemplo claro de soluções práticas que facilitam e melhoram a vida das empresas e dos seus clientes.
Quais informações extras o código 2D oferece aos PDVs?
- Dados de apoio;
- Nº de lote;
- Data de validade;
- Contagem de itens, peso líquido e preço.
Quer conhecer mais sobre o código 2D e fazer parte de um grupo de empresas conectadas para garantir as melhores soluções para essa transformação do mercado?
Acesse aqui, tire suas dúvidas e faça parte!