Código 2D: conheça a revolução tecnológica e seus benefícios para o varejo, para a indústria e para os provedores de soluções

Os sistemas tecnológicos de comunicação e informação estão evoluindo em uma velocidade impressionante. O mundo caminha rumo a uma sociedade onde imperam integração e interação de informações. 

É nesse cenário que o código 2D chega ao mercado, trazendo às organizações e ao consumidor uma oportunidade de viver essa revolução tecnológica em cada produto comercializado.

Neste artigo, você vai conhecer as principais mudanças causadas por essa novidade no varejo, na indústria e para os provedores de soluções.

O código de barras comum e amplamente utilizados até hoje já traziam em si muita facilidade para o mercado. Porém, ele permite que as informações sejam codificadas em apenas uma dimensão, limitando sua capacidade de armazenamento. 

Com os códigos 2D, os dados passam a ser codificados em duas dimensões, tanto na direção transversal quanto na longitudinal. Isso resulta em uma possibilidade infinitamente maior de informações em apenas um código. 

Além disso, os códigos 2D podem ser impressos em tamanhos ainda menores do que os seus antecessores. Ou seja, a grande revolução é que mais informações serão disponibilizadas em um espaço menor nas embalagens.

Como o código 2D muda o mercado na prática?

  •       Ele ocupa menos espaço nas embalagens dos produtos, melhorando o design;
  •       Permite o acesso às informações exigidas pelos órgãos reguladores de forma rápida e completa;
  •       Melhora a gestão como um todo no ponto de venda, com mais agilidade e informações inteligentes e integradas;
  •       Garante ao consumidor final informações completas a respeito do produto e da marca;
  •       Traz mais segurança e confiança no que diz respeito às informações dos produtos comercializados.

Para o varejo, especialmente o PDV, os benefícios serão inúmeros. As informações necessárias para uma gestão mais eficiente estarão todas contidas na embalagem dos produtos e serão automaticamente inseridas no sistema das lojas. Isso elevará a produtividade, além de facilitar o controle de estoque e a prevenção de perdas. Por exemplo, com os dados sobre o prazo de validade de produtos perecíveis, será possível definir estratégias mais rápidas para promover as vendas desses itens e evitar prejuízos. O varejista poderá, inclusive, bloquear a venda de um produto vencido no check-out. Ter esse controle da data de validade automatizado é uma grande vantagem em termos de produtividade, gestão e lucro!

A indústria verá no código 2D uma solução para muitos dos seus desafios atuais. Controles de lotes de produtos e rastreabilidade serão processos melhor controlados, garantindo um aumento na segurança de todos. Isso trará oportunidades de crescimento, resultados melhores e agilidade em situações de crise, como a necessidade de um processo de recall.

Além disso, embalagens mais inteligentes poderão ser desenvolvidas, tendo em vista que o código 2D pode ser utilizado como uma extensão do rótulo. É uma ótima ferramenta de marketing para as empresas.

Por fim, os provedores de soluções aumentarão suas demandas. O número de informações compartilhadas vai crescer e isso exige sistemas prontos para recebê-las e integrá-las de forma automática e com rapidez.

Esse novo formato de comunicação introduz mudanças importantes para todos os setores da sociedade. Para ajudar as empresas a se adequarem a essa importante mudança, saindo à frente do mercado na transição dos códigos de barras, a GS1 preparou um site exclusivo com muitas informações.

Acesse aqui e participe dessa transformação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.