Aumento de produtividade através da tecnologia, monitoramento e rastreabilidade

Aumentar a produtividade significa que a empresa consegue produzir mais com menos custos operacionais e em menos tempo. Isso significa que o negócio passa a ter melhores resultados e mais lucro. Para conseguir isso, é necessário investir em algumas estratégias.

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais disponíveis e mais acessíveis. Investir em tecnologia, em muitos casos, não é mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade dentro das empresas. Isso porque muitos recursos podem ser utilizados para organizar melhor a rotina dos colaboradores, permitindo uma gestão mais eficaz e, consequentemente, mais produtiva.

A tecnologia também está ligada ao monitoramento e à rastreabilidade de processos e de produtos. Além de facilitar e agilizar o trabalho de operadores e gestores ao longo da cadeia produtiva, eles garantem mais segurança e melhora da comunicação entre todos os envolvidos, até o consumidor final.

Segundo o estudo Future Systems, da Accenture, empresas pioneiras na adoção de tecnologias crescem duas vezes mais do que as que não investem em novos recursos tecnológicos. Isso acontece, porque a tecnologia :

  •       Prepara melhor os negócios para o futuro.
  •       Confere mais controle sobre processos e resultados.
  •       Reduz custos e aumenta a produtividade.

 

Quais os benefícios de aliar tecnologia, monitoramento e rastreabilidade?

Aplicar o monitoramento e a rastreabilidade no seu negócio significa que conseguirá acompanhar todo o histórico, desde a matéria-prima até a entrega ao consumidor final. Qualquer detalhe pode ser consultado praticamente em tempo real. É possível, ainda, obter dados importantes de estoque e os gestores passam a ter acesso a informações mais exatas e qualificadas. O acesso a relatórios é mais rápido, agilizando também as tomadas de decisões importantes e a identificação e a eliminação de problemas.

A tecnologia ajuda a transformar processos antes manuais, sujeitos a mais erros e maior tempo de trabalho, em processos automatizados e eficientes. É através da tecnologia também que o monitoramento e a rastreabilidade se tornam possíveis.

Entre os principais benefícios estão:

  •       Aumento da segurança.
  •       Mais qualidade nos processos, nos produtos e no atendimento.
  •       Conformidade e padronização.
  •       Agilidade no acesso às informações.
  •       Resolução de crise mais rápida e eficaz.
  •       Melhora na gestão estratégica do negócio.

Quais são as tendências?

Nesse sentido, algumas tendências tecnológicas e recursos já estão disponíveis, como é o caso do QR Code. Esse é um tipo de código 2D, que é a evolução dos códigos de barras tradicionais e possibilita, entre outras coisas, o acesso a uma quantidade muito maior de dados por todos, inclusive o consumidor final. Ele melhora a rastreabilidade, o gerenciamento de estoque, ajuda no controle e na prevenção de perdas, e ajuda na experiência do cliente.

O código 2D é uma das soluções da GS1 para ajudar o seu negócio a crescer e se destacar no mercado. Conheça mais sobre nossos padrões e soluções!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.