A RASTREABILIDADE NA SUA EMPRESA FUNCIONA DE VERDADE?

Você não precisa responder a essa pergunta agora, mas a nossa proposta é que ao longo desta leitura você entenda por que a rastreabilidade se tornou tão fundamental nos últimos tempos para a cadeia de suprimentos, principalmente quando o assunto é recall. 

Ah, e o melhor de tudo: deixamos como bônus uma solução que facilitará a implementação de um processo de rastreabilidade adequado na sua empresa. Vamos começar?

Diversas indústrias e empresas estão investindo em tecnologias e soluções que favoreçam a rastreabilidade. É uma estratégia para se diferenciar nesse mercado cada vez mais competitivo, oferecer mais informações aos consumidores e facilitar os próprios processos internos. 

Mas não adianta saber só a importância do conceito, é preciso compreender o que é rastreabilidade e, principalmente, a forma que ela pode ser aplicada ao seu negócio, afinal, cada empresa ou indústria possui suas particularidades, por isso a maturidade para receber esta tecnologia, bem como a forma que ela atuará internamente, pode mudar de caso para caso. 

De qualquer forma, ter a possibilidade de tomar decisões assertivas e rápidas, controlar operações e identificar rapidamente qualquer variável que possa causar algum impacto nos resultados da sua empresa são opções interessantes para você? 

Se sim, é exatamente esse o papel da rastreabilidade, que é considerada hoje uma parte vital da cadeia de suprimentos, pois permite gerar ganhos em todas as áreas industriais, abrangendo desde o varejo, passando pela indústria alimentícia, até os bens de consumo em massa no setor de saúde, logística e Defesa Nacional. 

Ah, e não pense que a rastreabilidade é pouco procurada ou inacessível, pelo contrário, cada vez mais empresas têm desenvolvido este processo, com a finalidade de melhorar a eficiência, ajudar na proteção das suas marcas e garantir que os seus produtos sejam seguros e atendam às normas de qualidade impostas pelos órgãos reguladores.

Razões para implementar a rastreabilidade

Para endossar tudo que falamos anteriormente, abaixo listamos os principais benefícios que a rastreabilidade promove para as empresas ou as indústrias que a utilizam:

  • Prepara para atender às regulamentações locais e globais de rastreabilidade e/ou recolhimento.
  • Facilita o atendimento às demandas de mercado por eventual desvio de qualidade com eficiência, eficácia, tranquilidade e com um investimento de recursos adequado.
  • Oferece todos os processos e procedimentos que envolvem as operações de produção, logística e comercialização de forma integrada e alinhada.
  • Gera oportunidade de abertura de novos mercados e aliança com novos parceiros comerciais.
  • Agrega valor às marcas e à imagem da empresa perante parceiros e consumidores.

Consultoria de rastreabilidade

Depois de saber a importância da rastreabilidade e conhecer todos os seus benefícios, certamente você deve estar querendo chegar ao ponto central desse assunto, que é: por onde começar a aplicar a rastreabilidade na sua empresa, certo? 

Colocar a mão na massa aqui realmente pode ser desafiador se você não contar com uma ajuda especializada, pois é preciso constatar se sua empresa está preparada para rastrear o produto em todos os elos da cadeia de suprimentos.

Desse modo, antes de definir o método ou a tecnologia para empregar a rastreabilidade, é indispensável entender se há preparação e estrutura prévia para executar esse controle, ou seja, é preciso identificar o grau de maturidade desse processo na sua empresa e quais recursos estão disponíveis para implantá-lo, considerando objetivos e necessidades internas. 

Ainda parece confuso tudo isso?

Comece levantando algumas informações e, a principal entre elas, é se já existe uma identificação única de cada produto, ou seja, que possa reconhecê-lo como exclusivo no mercado. É a partir desta identificação que ele passa a representar o item ou uma unidade logística. 

Também não tem ideia de como fazer esse diagnóstico? 

Normalmente, essas informações são conseguidas por meio da ajuda de uma consultoria empresarial especializada, que poderá identificar minuciosamente o grau de maturidade da sua empresa em relação à rastreabilidade.

Contar com uma consultoria é uma estratégia inteligente e vantajosa, pois além da definição do grau de maturidade, também esclarece outras questões relacionadas à rastreabilidade e permite que a empresa tenha uma percepção mais ampla do seu processo produtivo. 

E não para por aí, ser acompanhado por quem entende é uma forma mais otimizada de criar oportunidades de melhorias, certificar se os seus produtos estão em conformidade com as normas e as regulamentações mundiais, e prevenir os temidos recalls.

Fuja dos prejuízos causados pelo recall

Por falar em recall, é importante destacar que a retirada de produtos do mercado, atualmente, atinge os mais variados segmentos: de veículos, passando por brinquedos, chegando até mesmo a medicamentos e alimentos. Além dos prejuízos financeiros que envolvem toda a questão logística de recolhimento dos itens, há o impacto da imagem da empresa junto ao consumidor. 

Para você ter uma ideia do quanto os recalls são comuns no Brasil, em 2019 o governo publicou o boletim “Recall em Números“, com dados referentes às campanhas de chamamento publicadas nos últimos dez anos. De acordo com o relatório, só em 2018 foram feitos 166 recalls de produtos no País, número maior do que o registrado nos anos anteriores.

Entre 2014 e 2018 foram feitas 701 campanhas de chamamento no Brasil e os automóveis foram os produtos com o maior número de recalls iniciados, ao todo 517. As campanhas envolvendo motocicletas ficaram em segundo lugar, com 72 no total, e as de caminhões, em terceiro, com 16.

O setor de automóveis também ficou em primeiro lugar no número de produtos chamados para reparo, com cerca de 9,5 milhões de carros. Os acessórios de informática ficaram em segundo, sendo realizado o chamamento de mais de 7 milhões de produtos do setor. Os produtos alimentícios ocupam o terceiro lugar da lista.

Agora você quer saber como a rastreabilidade atua neste âmbito? É simples: ela melhora o controle de qualidade, pois todos os processos são monitorados, favorecendo a velocidade de ação nesses casos de recall, comunicação direta com os fornecedores, entre outras ações.

A solução está aqui!

Como prometemos no começo, a solução para implementar um processo de rastreabilidade efetivo e adequado às necessidades da sua empresa pode ser encontrada em uma consultoria de rastreabilidade como a da Korde, que parte de uma iniciativa da GS1 Brasil. 

O objetivo da consultoria é avaliar a maturidade do processo de rastreabilidade da empresa, acompanhando a trajetória do produto desde o fornecimento da matéria-prima até sua chegada ao consumidor. 

Além de dar mais visibilidade à empresa sobre o seu próprio processo produtivo, uma ajuda especializada também mapeia oportunidades de melhorias em processos, previne riscos e recall, e identifica se a rastreabilidade está em conformidade com as normas e as regulamentações em todo o mundo.

A consultoria ainda verifica se há necessidade de aprimorar ou adequar o sistema de rastreabilidade de forma a identificar, caso haja qualquer falha em algum momento, em qual etapa da cadeia houve o problema e resolvê-lo imediatamente.

Todo o diagnóstico de rastreabilidade realizado pela Consultoria da Korde é baseado na metodologia GTC (Global Traceability Conformance), mundialmente aplicada em diversos setores, abordando as oito principais normas de rastreabilidade, sendo, portanto, a mais completa em termo de requisitos. As normas são: ISO 22005, ISO 9001, HACCP, IFS, BRC, SQF, Global GAP e GS1.

Como você viu neste post, a rastreabilidade é uma estratégia de negócio e também uma exigência atualmente, pois permite controlar com mais eficiência processos que vão desde a produção na manufatura até a entrega do produto final aos clientes, além de dar mais autonomia aos consumidores e informações seguras sobre os produtos que consomem.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.