Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Contar com um aporte financeiro significativo é fundamental para a sobrevivência de empreendimentos dos mais diversos segmentos do mercado. Muitas vezes, é importante investir em determinadas áreas imediatamente, e é por isso que conhecer estratégias eficientes para conseguir investidores para sua empresa é indispensável.

No entanto, nem sempre é fácil convencer essas pessoas de que o seu negócio merece realmente confiança necessária para receber esse capital. O lado bom dessa história é que, com algumas atitudes simples, você pode virar esse jogo. Quer descobrir como? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir:

Guia da Negociação

1. Monte um plano de negócios

O primeiro passo para conseguir investidores para sua empresa é ter um bom plano de negócios, pois isso mostra que o seu empreendimento é viável e tem parâmetros bem determinados para funcionar com precisão. Essa ferramenta ajuda a mostrar quais são os pontos fortes e fracos do negócio, bem como as objeções e como superá-las.

Também é uma forma de mostrar quais são os recursos adequados à fase na qual a sua empresa está no momento, além de mapear o estágio no qual o empreendimento se encontra, evitando a formação de falsas expectativas e ajudando a construir pontes verdadeiras entre as duas partes.

2. Busque recursos na hora certa

Outro ponto crucial para conseguir investidores para sua empresa é fazer isso na hora certa. Muitos empreendedores cometem o erro de procurar recursos apenas nas fases iniciais de atuação ou quando estão realmente com a corda no pescoço, mas essa é uma atitude que acaba dificultando todo esse processo.

Entre outras coisas, quando você está com pressa e com o caixa apertado, as chances de passar credibilidade e confiança para as pessoas que possuem o capital serão consideravelmente menores. Conheça o orçamento da empresa e esteja atento aos movimentos financeiros para antever a necessidade de captação.

3. Tenha uma atitude positiva

Ter uma atitude positiva também é praticamente indispensável para conseguir investidores para sua empresa. É essencial que o empreendedor consiga encantar os detentores dos recursos, mostrando uma postura proativa e propositiva em relação à realidade do setor e até mesmo ao mercado financeiro.

Esse tipo de qualidade favorece e facilita a aproximação entre as partes, além de estimular o diálogo. Obviamente, isso deve ser feito de uma forma sóbria e bem contida para não perder credibilidade. No entanto, é de conhecimento geral que sorrisos abrem mais portas e aumentam a probabilidade de gerar empatia.

4. Conte com uma grande equipe

Os investidores terão muito mais chances de ficar interessados em aplicar o seu capital em um empreendimento que tem grandes pessoas envolvidas nos seus processos. Isso ocorre porque o verdadeiro valor de uma empresa se dá pela soma do talento e das aptidões dos seus funcionários. Tenha uma certeza: os investidores sabem disso.

Dentro desse contexto, é fundamental contar com uma equipe diversificada, multidisciplinar e de altíssima qualidade, que esteja sempre unida e pronta para realmente vestir a camisa da organização. Mostre que o material humano é diferenciado e demonstre que vocês possuem as habilidades e competências necessárias para o sucesso.

5. Tenha uma grande história

Além de funcionários de alta qualidade, outro ponto que pode chamar a atenção das pessoas e ajudar a conseguir investidores para sua empresa é ter uma grande história. Se você resolveu empreender e seguir o seu sonho de forma obstinada e criativa, use isso para chamar a atenção de quem pode apoiar os seus planos.

Deixe claro que a sua trajetória é especial e única e, por isso mesmo, você merece que eles confiem e apostem na sua organização.

Não menospreze o valor que esse tipo de situação tem para gerar a simpatia dos investidores. É isso que potencialmente fará sua marca ser lembrada na hora que esses indivíduos estiverem pensando aonde eles vão colocar o seu dinheiro.

6. Capriche na apresentação

A apresentação para os investidores é um momento crucial para conquistá-los. Sendo assim, você deve atingir em cheio a cabeça e o coração dos seus futuros parceiros em potencial. Faça uma exposição propositiva, dinâmica, criativa e, acima de tudo, condizente com a missão, os valores, as expectativas e os objetivos da empresa.

Mostre claramente quais são os problemas que os seus produtos ou serviços vão ajudar a resolver, bem como as soluções efetivas para essas questões. Fuja de fórmulas prontas, pois os investidores participam de inúmeras apresentações como essa todos os dias e não darão atenção se você oferecer algo parecido com todos os outros.

7. Mostre-se mais eficaz que a concorrência

Como dissemos, pedidos de investimento não devem faltar para quem possui os recursos e, diante dessa realidade, mostrar-se mais eficaz que a concorrência, independentemente da sua área de atuação, é mais do que fundamental para que o seu negócio seja o escolhido para receber o aporte financeiro.

Mostre uma vantagem concorrencial e deixe claro que você tem um conhecimento profundo do ramo e até mesmo dos seus adversários, além de conhecer a estratégia perfeita para vencê-los. Exiba como você está preparado para superar barreiras e como seus produtos poderão ter a melhor aceitação dos clientes.

Uma forma de mostrar autoridade e passar credibilidade é profissionalizar toda a produção da empresa. Isso inclui o uso de código de barras como um recurso fundamental.

8. Não desista: seja persistente

Por fim, não desistir e ser persistente é outro ponto muito importante para conseguir investidores para sua empresa. Ninguém sabe quantas vezes será preciso correr atrás de recursos, fazer novas apresentações e entregar o plano de negócios, mas o fato é que isso jamais deve desanimar alguém que anseia pelo sucesso.

Insista tanto quanto puder, apenas tendo uma coisa em mente: no mundo dos negócios, tudo o que não dá resultado deve ser revisto. Dessa maneira, cada “não” que você receber é também uma oportunidade de rever conceitos, realinhar estratégias e incluir informações que podem contribuir para que você consiga o aporte necessário da próxima vez.

E agora, já está pronto para conseguir investidores para sua empresa? Gostou desse conteúdo? Então que tal ficar por dentro das nossas novidades e seguir os nossos perfis no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Google Plus?

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert