Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

É natural buscarmos conhecimento antes de começar algo novo, afinal, queremos evitar ao máximo os erros. Com o empreendedorismo não é diferente. Entretanto, existem conhecimentos que são ignorados pelos grandes autores de livros sobre negócios, mas nem por isso você deve desconhecê-los. Quando o assunto é empreender, nenhum tipo de informação deve ser dispensada.

\r\n

Pensando nisso, este post vai listar algumas lições que não costumam ser encontradas nos livros, mas que, mesmo assim, você deve conhecer. Acompanhe!

\r\n

1. Descubra realmente aonde você quer chegar

\r\n

Algumas pessoas começam a empreender sem saber aonde querem chegar. Não se trata apenas das metas que elas deveriam estabelecer, mas, sim, do motivo que as levaram a começar no mundo dos negócios.

\r\n

Esse é um questionamento importante que deve ser feito: por que quero empreender? Quando você descobrir a resposta, será mais fácil manter-se firme diante dos desafios que terá, afinal, você sabe bem por que começou essa jornada.

\r\n

2. Lidar com funcionários pode ser mais difícil do que parece

\r\n

Ao abrir uma empresa você estará diante da realização de um sonho. No entanto, isso não significa que sua atendente estará satisfeita com o trabalho recém-conquistado.

\r\n

Jovens empreendedores percebem que lidar com os colaboradores pode ser um desafio e tanto. Por isso, uma dica importante é: seja exigente nos processos seletivos, pois assim você evitará contratar alguém inapto para sua empresa.

\r\n

3. Você é a imagem da sua empresa

\r\n

Mesmo que você não esteja nas campanhas publicitárias do seu negócio, uma coisa é certa: muito do que sua empresa conquistará dependerá da imagem que você passa.

\r\n

Diante de desafios internos, se você manter uma postura tranquila, seus sócios e colaboradores se acalmarão. Se você demonstrar insegurança, todos ficarão amedrontados.

\r\n

Em um encontro com investidores, se você for firme e claro, atrairá recursos. Caso contrário, sua empresa se apresentará como um investimento duvidoso.

\r\n

Tudo isso se reflete, também, nas suas publicações nas redes sociais e demais ferramentas de interação com seu público. Sua empresa, goste você ou não, será afetada pela sua postura na vida.

\r\n

4. O cliente nem sempre tem razão

\r\n

Nos livros sobre administração e marketing você aprendeu a fazer pesquisas para identificar seu público-alvo, porém nenhuma publicação vai te dar calma para lidar com um freguês mal-humorado, grosseiro, e que acha que o Código de Defesa do Consumidor contempla todos os tipos de trocas de mercadorias ou reembolsos.

\r\n

Para conseguir lidar com essas questões — mais cotidianas do que você imagina — o primeiro passo é conhecer bem seus direitos e deveres, afinal, eles também são seus.

\r\n

Além disso, uma boa dose de inteligência emocional será necessária. Uma dica: coloque-se no lugar do cliente. Entenda que a frustração que ele teve com seu serviço pode estar relacionada com outras coisas, como problemas pessoais ou financeiros. Não leve críticas à sua empresa como insultos pessoais.

\r\n

5. Correr riscos pode não ser tão legal assim

\r\n

Os livros sobre empreendedorismo dão a ideia que o empreendedor é uma pessoa disposta a correr riscos. De fato é, mas arriscar-se é uma característica presente nas grandes decisões. Uma pessoa que pegou suas economias para pagar um curso e tentar voltar ao mercado de trabalho está se arriscando. Em determinado grau todos nós somos corajosos, não apenas quem empreende.

\r\n

É importante que você perceba isso para evitar aliar a ideia de ter uma empresa ao fato de viver na corda bamba, como se isso fosse normal, pois não é. Empreender tem muito mais a ver com estudos de mercado e planejamento do que sair por aí esperando que o destino lhe recompense pela sua coragem.

\r\n

O que mais vemos por aí são pequenas empresas que fecham. Normalmente, os donos são empresários de bairro, muito corajosos, que apostaram as fichas nos negócios, mas que não dedicaram nenhum tempo para ler sobre o tema.

\r\n

6. Aprenda a confiar nos outros

\r\n

Delegar tarefas é fundamental, independentemente do tamanho da sua empresa. Você pode achar que tem a obrigação de tomar conta de todos os processos que envolvem seu negócio, mas não tem.

\r\n

Quanto antes você treinar seus funcionários para que eles tenham certa autonomia, mais rápido você obterá ganhos com produtividade.

\r\n

Isso não significa que todos devem tomar todas as decisões juntos, como um grande conselho de sócios. Se você contratou um supervisor para o atendimento ao cliente, deixe que ele faça seu trabalho e entregue resultados.

\r\n

Não tome as rédeas das mãos das pessoas ao primeiro sinal de que as coisas não estão indo bem. Chegará o momento, e não demorará, em que se tornará impossível para você tomar tantas decisões.

\r\n

Um aspecto comportamental que deve ser pontuado é que muitos empreendedores se deixam seduzir pela possibilidade de ter um certo grau de poder sobre as pessoas e situações. Não se deixe enganar. Quanto menos você tiver que intervir no trabalho dos outros, melhor.

\r\n

7. Não tenha medo de errar

\r\n

Livros costumam dar a ideia que o caminho para empreender é um conto de fadas, e que no final todos vivem “felizes para sempre”. Cuidado! Na vida real temos dificuldades, e algumas independem das nossas decisões.

\r\n

Você é humano e pode cometer erros em sua empresa. Não tem nenhum problema com isso. O erro pode surgir se você não souber lidar com essa situação.

\r\n

De nada adianta ficar se martirizando por uma decisão equivocada, pelo contrário. Nesse tipo de situação, levante a cabeça, assuma o erro e trate de voltar ao trabalho para consertá-lo.

\r\n

Da mesma maneira com que você não ficaria satisfeito com um profissional que não consegue lidar com suas falhas e deixa de produzir, sua empresa vai sofrer muito se você continuar achando que é um super-herói que nunca comete erros.

\r\n

Busque conhecimento nos livros e nos cursos, mas não ignore suas experiências de vida; elas também trazem valiosas informações sobre como lidar com pessoas, fracassos e sucessos.

\r\n

Empreendedorismo é a alavanca que faz o mundo avançar. Quanto mais empreendedores no país, melhor para o crescimento econômico. Qualquer novo desafio costuma assustar, e empreender não será diferente. Com dedicação e planejamento, as suas chances de sucesso serão altas!

\r\n

Agora, que tal melhorar suas técnicas de negociação? Acompanhe o post que preparamos pra você!

\r\n

banner1_negociacao

\r\n

 

\r\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert