O momento certo para contar com uma consultoria em rastreabilidade
Em algum momento você parou para pensar e avaliar se a rastreabilidade dos produtos na sua empresa funciona de verdade?
Com um mercado cada vez mais competitivo, informado e exigente, adequar-se ao cenário demanda algumas mudanças internas, entre elas está a implantação da rastreabilidade de produtos, que no ambiente empresarial tem a finalidade de identificar a localização de um produto, mas na cadeia de suprimentos, além desse objetivo, também é um método muito utilizado para manter padrões de controle de qualidade.
Ao utilizar a rastreabilidade, é possível garantir a segurança e a qualidade do produto, otimizar processos e reduzir perdas, afinal, gasta-se menos tempo e recursos para solucionar possíveis problemas, tornando a gestão de produtos e a logística mais eficientes e seguras.
Dados mostram a relevância da rastreabilidade e o quanto o método tem sido cada vez mais utilizado no Brasil. A CAGR (Sistema de Controle Acadêmico da Graduação) estima que o crescimento do mercado de Rastreabilidade no Brasil (8,7%) seja maior do que a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do País (6,7%) neste ano.
Por onde começar?
Antes de definir o método ou a tecnologia para empregar a rastreabilidade na empresa, é preciso saber por onde começar, ou seja, é fundamental entender o grau de maturidade da rastreabilidade da empresa e quais recursos estão disponíveis para implantá-la, bem como mapear as necessidades do processo e os objetivos.
Para realizar a rastreabilidade adequadamente, é essencial levantar algumas informações, entre elas: se existe uma identificação única e inequívoca para um produto e reconhecê-lo como único no mercado. A partir daí, ele passa a representar o item ou uma unidade logística.
É esse reconhecimento que acontece na consultoria empresarial. Quanto maior é o grau de maturidade da empresa em relação à rastreabilidade, mais fácil será identificar os casos de desvios antes que eles cheguem ao consumidor, porque com a rastreabilidade é possível saber todas as informações que permeiam a vida daquele produto.
Leia também “Rastreabilidade de produtos: o que é e como ela auxilia na redução de custos?”
Vantagens
Muitos benefícios são percebidos pelas empresas que optam por implantar o processo de rastreabilidade. Abaixo listamos os 5 principais:
- Cumprimento das regulamentações locais e globais para rastreabilidade/recolhimento.
- Atendimento das demandas de mercado por eventual desvio de qualidade com eficiência, eficácia, tranquilidade e com um investimento de recursos adequado.
- Integração e alinhamento de todos os processos e procedimentos que envolvem as operações de produção, logística e comercialização.
- Abertura para novos mercados e parceiros comerciais.
- Agregação de valor às marcas e à imagem da empresa.
Consultoria
Mesmo tendo todas essas informações acessíveis, sabemos que na prática nem sempre é fácil para a empresa constatar que ela está preparada para rastrear o produto em todos os elos da cadeia de suprimento. Por isso, contar com uma consultoria em rastreabilidade é uma alternativa bastante vantajosa, pois possibilitará ao contratante ter uma visibilidade do processo produtivo da sua empresa, criar oportunidades de melhorias, prevenir riscos e recall, assim como avaliar se os produtos estão em conformidade com as normas e as regulamentações mundiais.
A Korde, uma iniciativa da GS1 Brasil, possui uma consultoria certificada e especialmente direcionada para a área de rastreabilidade, que envolve todo o processo, bem como análises e recomendações.
Mas, qual é a finalidade de cada uma dessas etapas?
A avaliação da maturidade do processo de rastreabilidade da empresa, por exemplo, tem a finalidade de acompanhar a trajetória do produto desde o fornecimento da matéria-prima até sua chegada ao consumidor.
O mapeamento dos processos internos, por sua vez, tem como objetivo o diagnóstico da maturidade do processo atual de rastreabilidade da empresa, identificando falhas de processos na cadeia produtiva.
Nessa fase também são feitas recomendações para melhorar os processos de cadastro do produto e garantir informações validadas, íntegras e corretas. Nesta etapa, caso necessário, também é realizado o aprimoramento do sistema de rastreabilidade da empresa.
Metodologia GTC (Global Traceability Conformance)
Vale destacar que o diagnóstico de rastreabilidade da Korde, que é aplicado em diversos setores, é baseado na metodologia GTC (Global Traceability Conformance) da GS1, que aborda as oito principais normas de rastreabilidade, ou seja, a metodologia é a mais completa, porque abrange o ISO 22005, o ISO 9001, o HACCP, o IFS, o BRC, o SQF, o Global GAP e o GS1.
Agora que você já conhece todas essas informações, é hora de virar a chave, se posicionar no mercado como uma empresa séria e comprometida, que cumpre as regulamentações locais e globais para rastreabilidade, e evitar possíveis prejuízos financeiros, que envolvem toda a questão logística de recolhimento dos itens.
Portanto, não espere um recall acontecer para saber se o seu processo de rastreabilidade está funcionando. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Consultoria em Rastreabilidade!