Mais informações disponíveis no ponto de venda de varejo? O código 2D oferece essa solução!

Informações precisas, em quantidade e qualidade, auxiliam as empresas a tomar decisões mais assertivas, que impactam diretamente nos resultados dos negócios. Essa é uma das soluções oferecidas pelo código 2D, a evolução dos códigos de barras tradicionais, agora com muito mais dados.

Especialmente para o varejo, a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos tem contribuído para uma gestão mais eficiente em muitos níveis. Segundo a Pesquisa Abrappe de 2020, “é crescente o interesse em ferramentas de gerenciamento de dados e informações, machine learning, predição de dados e geração de relatórios de exceção, com o objetivo de automatizar a execução dos processos, proporcionando maior produtividade e eficiência”.

É um período, portanto, de grandes mudanças e investimentos para o varejo em geral, em que o código 2D surge como uma ferramenta poderosa para o aumento das vendas. A forma de fazer negócios e os padrões de consumo estão mudando e exigindo muito mais dos lojistas. Aqueles que se adequarem mais rapidamente verão um crescimento significativo dos seus negócios.

 

Quais dados adicionais estarão disponíveis no ponto de venda com o uso do código 2D?

  •       Rastreabilidade dos itens, através do nº do lote;
  •       Frescor do produto e prevenção de perdas, por meio de informações de data de vencimento e prazo de validade;
  •       Medidas variáveis, como contagem de itens nas embalagens, peso líquido e preço.

 

Essas informações a mais, contidas nos produtos comercializados e acessadas por meio de um simples bip, melhoram o gerenciamento de estoque de produtos, a transparência para os órgãos reguladores, além de contribuir para a identificação de oportunidades de melhoria de processos internos.

Uma gestão de estoque eficiente, por exemplo, é primordial para a manutenção e a escalabilidade das empresas varejistas. O impacto positivo causado por esse gerenciamento bem feito está ligado ao planejamento de compras e prevenção de perdas, por exemplo. 

Um item perecível que antes seria descartado por atingir o prazo de validade, agora poderá ser oferecido a um valor promocional, por um período determinado antes de vencer, ou ser transformado em um outro produto dentro do próprio estabelecimento, aumentando seu prazo de validade e possibilidade de venda. Isso já é possível de ser feito, mas exige muito mais tempo, processos e pessoas. Porém, com o código 2D, os varejistas terão acesso às informações dos produtos em um mesmo sistema, agilizando as tomadas de decisões estratégicas como essas.

 

 

Como as informações adicionais ajudam os varejistas, em resumo?

  •       Estocagem eficiente de mercadorias, melhorando o setor de compras e prevenção de perdas;
  •       Maior eficiência nas operações;
  •       Comunicação mais rápida, com mais acesso a dados em um mesmo sistema;
  •       Melhora a rastreabilidade de produtos;
  •       Controle da data de validade, reduzindo os níveis de quebras operacionais.

Quando um varejista utiliza o poder da tecnologia e das novas soluções para auxiliar os seus negócios, ele recebe inúmeros benefícios. 

Tire suas dúvidas sobre as atualizações dos códigos de barras, conheça cases de sucesso e faça parte dessa revolução do mercado.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.